Ineos apresenta a Grenadier Quartermaster, primeira picape da marca com motor BMW

Ineos apresenta a sua primeira picape, a Grenadier Quartermaster, que estreia na Europa com pegada mais off-road e motores 3.0 TwinPower Turbo de seis cilindros



A Ineos apresentou a sua primeira picape depois do Grenadier. A novidade é chamada de Grenadier Quartermaster, um nome comprido para qualquer veículo. A picape estreia com uma pegada ao estilo da Jeep Gladiator e ao mesmo tempo que parece resgatar aquele design típico de uma Toyota Land Cruiser 70 Pickup, com linhas quadradas, simples e funcionais. No caso da Quartermaster, a Ineos fez da sua picape a versão aberta do Grenadier, que é um utilitário esportivo com pegada jipe para brigar com o Land Rover Defender.

Aliás, a Ineos começou sua aventura do mundo dos automóveis após a Land Rover apresentar a nova geração do Defender e matar a antiga geração. Vale destacar também que a Land Rover também tinha uma Defender Pickup na geração antiga e da mesma forma que a Quartermaster nasce do Grenadier. Em termos de design, vemos a picape com quase o mesmo design do Grenadier, ou seja, a dianteira possui faróis circulares que estão inseridos dentro de um acabamento em plástico preto que se liga com a grade dianteira. Os faróis tem luzes diurnas (DRL) em LED e um projetor igualmente em LED, ao centro.

A grade possui três barras prateadas horizontais, além de ter um pequeno ressalto na parte central da grade. Dentro da grade dianteira, existem faróis de neblina circulares também, porém menores que os faróis. O para-choque dianteiro possui um acabamento em plástico preto com o espaço da placa ao centro e nas extremidades a picape possui entradas de ar retangulares. Há mais pequenas entradas de ar como uma entrada retangular entre a grade dianteira e o para-choque, além de entradas de ar nos lados do espaço da placa e uma outra entrada de ar inferior, já no peito de aço da picape.



Nele, a Ineos ainda adicionou ganchos de reboque vermelhos que dão a picape uma proposta bem off-road. No capô, a Ineos traz uma Quartermaster com linhas altas e retas, com o nome Grenadier em baixo relevo e um trio de vincos, sendo um deles que percorre toda a borda do capô e um outro par de vincos mais centrais. O logotipo da Ineos também fica no capô. De perfil, se percebe que a picape possui um desenho simples. Ela possui um vinco que nasce na dianteira, define toda a linha de cintura e termina na traseira. As caixas de rodas têm um desenho mais quadrado e toda a parte inferior da carroceria possui um acabamento em plástico preto.

No para-lama dianteiro, a Ineos desenhou um friso em plástico preto que termina nas laterais da caçamba, percorrendo a mesma altura das maçanetas laterais – que são convencionais. No para-lama dianteiro, a picape possui repetidores de setas nesse acabamento. As portas e os vidros tem desenhos retos, assim como a coluna A. Os retrovisores tem base nas portas, sendo bem simples também. Orgulhosamente, ela ostenta o nome Quartermaster nas laterais da caçamba, enquanto as rodas variam de 17 a 18 polegadas, dependendo da versão – sempre calçados com pneus off-road, da Bridgestone.

Há para-barros nos eixos dianteiro e traseiro, enquanto no teto a picape possui dois painéis de vidro que fazem as vezes de um teto solar bem acima da primeira fila de bancos, enquanto a partir da coluna B ela possui quatro racks de teto longitudinais (que permitem 120kg de capacidade) e uma antena de teto. Opcionalmente, ela pode contar com uma bandeja de teto que permite levar objetos amarrados. Falando em opcional, a Ineos também vende a Grenadier Quartermaster com snorkel, que fica no lado direito da carroceria, aumentando ainda mais a capacidade off-road da picape.



Na traseira, a Quartermaster se destaca por contar com lanternas circulares em LED e uma tampa da caçamba que tem o nome Grenadier em baixo relevo, inserido dentro de uma área em baixo relevo também. Acima, está o brake-light. No para-choque traseiro, a picape possui um acabamento em plástico preto com espaço para a placa ao centro e ganchos de reboque vermelho na parte inferior do para-choque. A picape também pode contar com engate na traseira e um santoantônio de série, que possui um acabamento em preto fosco – a caçamba possui espaço para o estepe.

Falando em caçamba, a Ineos desenvolveu a picape com caçamba com 1,564 metro de comprimento e 1,619 metro de largura, que permite uma capacidade de carga de 832kg (diesel) ou 907kg (gasolina). A caçamba possui quatro pontos de amarração interna na área de carga, além de uma área com tomada para equipamentos. A tampa da caçamba possui 1,280 metro de largura e permite carregar 225kg caso uma carga extrapole o comprimento da caçamba. A mesma ainda possui uma série de acessórios como uma cobertura de lona à prova d'água, um tonneau com trava, trilhos utilitários e uma caçamba que pode ser fechada por uma lona.

Internamente, a picape possui o mesmo painel do Grenadier, ou seja, ela não possui um quadro de instrumentos. No lugar, há uma pequena tela com informações com ícones ao ligar a picape e um volante circular de dois raios com controles multifuncionais. A parte inferior do volante tem o nome Grenadier e o aro superior possui uma faixa central para manter o volante reto. O grande destaque do painel é a central multimídia de 12,3 polegadas que também possui informações que estariam em um quadro de instrumentos, como velocidade, marcha, tração, temperatura, marcador de combustível e outros.



No lado esquerdo, estão os controles tradicionais de uma central multimídia, que possui conectividade com Android Auto e Apple CarPlay. Mais abaixo, ele possui um mostrador circular com uma bússola, que invade um pouco da área das saídas de ar-condicionado centrais, que são quadradas. Nas extremidades do painel, as saídas de ar são circulares. Abaixo das saídas centrais de ar, estão uma área cheia de vários controles por botão. A primeira faixa de botões giratórios é toda do sistema de ar-condicionado Dual Zone, enquanto mais abaixo estão controles como desembaçador de vidros, pisca-alerta e outro do ar-condicionado.

Mais abaixo, existem botões do Start/Stop, volume do som e do Park Assist. No console central, a Ineos adicionou duas alavancas de câmbio, sendo uma automática que é ligada ao motor e a outra é a alavanca do off-road, incluindo os botões para as travas dos diferenciais dos eixos e os interruptores auxiliares pré-cabeados para guinchos ou barras de luz. O console possui um outro seletor giratório com botões no entorno, que envolvem inclusive modos de condução e do sistema de som. Desenvolvida com uma base em chassi de longarinas, a Quartermaster consegue ser 54,5 centímetros mais longa que o Grenadier.

Esse aumento de comprimento vem muito da relação entre os eixos maior em 30,5 centímetros. A picape possui 5,400 metros de comprimento, 3,227 metros entre os eixos, 1,943 metro de largura e 2,019 metros de altura. A Ineos confirma que ela possui capacidade de reboque de 3.500kg, além de uma altura em relação ao solo de 26,4 centímetros. A picape possui capacidade de atravessar terrenos alagados de 80,0 centímetros, um ângulo de ataque de 36,2º, ventral de 26,2º e de saída de 22,6º. Em termos de mecânica, há dois motores de origem BMW.



O primeiro deles é o 3.0 TwinPower Turbo a gasolina que desenvolve 282cv de potência com torque de 45,8kgfm, junto de uma transmissão automática ZF de 8 marchas. A outra opção é o motor 3.0 TwinPower Turbo Diesel de 249cv e 56,0kgfm, com a mesma transmissão automática. A picape consegue acelerar de 0 a 100km/h em 8,8 segundos com gasolina ou 9,8 segundos com diesel, sempre com velocidade máxima de 160km/h. A tração é sempre total e permanente 4x4 com bloqueio de diferencial central (os bloqueios dianteiro e traseiro são opcionais) e caixa de transferência com duas velocidades, uma suspensão de cinco braços.

A picape possui eixos sólidos da Carraro e sistema de freios da Brembo, além dos modos de condução Off-Road e Wading. De acordo com a Ineos, a Quartermaster será vendida com as versões Quartermaster, Trialmaster, Fieldmaster e a versão Cabine Chassi. De série, ela será vendida com faróis auxiliares em LED, roda sobressalente de tamanho normal, reboque dianteiros e traseiros, proteção inferior frontal e do tanque de combustível, bancos Recaro, sistema de controle central, botão Toot, navegação off-road do Pathfinder, assistência de estacionamento traseira (PDC), central multimídia de 12,3 polegadas com conectividade com Android Auto, Apple CarPlay, chamadas viva-voz Bluetooth e streaming de música.

A lista aumenta com Intelligent Speed Assist, Lane Departure Warning, Automatic Emergency Braking, Driver Drowsiness Detection, trilhos no compartimento de carga, piso em carpete e outros. A picape será vendida nas cores Scottish White, Magic Mushroom, Eldoret Blue, Britannia Blue, Sela Green, Inky Black, Sterling Silver, Shale Blue, Queen’s Red e Donny Grey. Produzida na fábrica de Hambach, na França, a picape tem preços que começam em 66.215 libras esterlinas a 73.715 libras, no Reino Unido – seu país sede. A Ineos confirma que ela tem garantia de cinco anos sem limite de quilometragem. 





Fotos: Ineos / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chevrolet convoca recall do Equinox por falha no módulo da bomba de combustível

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Citroën lança o Basalt no Brasil, novo SUV que chega por competitivos R$ 89.990 iniciais

Lancia revela primeiro teaser do Gamma, que retorna em 2026 e será produzido em Melfi

Tesla quase adquiriu startup alemã que está criando carregadores de elétricos por indução

Fiat lança promoção no Brasil com quase toda a linha e descontos de até R$ 54.490

Toyota revela as primeiras imagens teaser do desenvolvimento da Hilux Cabine Dupla EV

Kia Tasman aparece sem nenhuma camuflagem em novo (e último) teaser no exterior

Aptera revela as primeiras imagens teaser do desenvolvimento do PI2 de pré-produção

Acura registra primeiras imagens de patente de um sedã conceitual e possivelmente elétrico