Hyundai lança a nova geração do Santa Fe com design bem diferente do usual na Coreia do Sul

Hyundai apresenta a nova geração do Santa Fe na Coreia do Sul, que ganha um design estilo quadrado e bem disruptivo, além de ganhar motores eletrificados



A Hyundai apresentou a nova geração do Santa Fe, o seu utilitário esportivo de grande porte que fica posicionado acima do Tucson e abaixo do Palisade. O SUV aparece com um design nunca antes visto em um Santa Fe e aparece com linhas mais quadradas, que lembram os modelos da linha de elétricos Ioniq. Vale destacar que o design disruptivo da marca vem se tornando uma tendência com a nova filosofia de design, desde o lançamento dos novos Kona e Azera, por exemplo.

No caso do Santa Fe, a nova geração se destaca por trazer uma dianteira que deixa o SUV com linhas mais quadradas, que lembram o Land Rover Defender. O SUV possui faróis mais quadrado com luzes diurnas (DRL) em LED em ‘H’, que se conectam diretamente com a grade dianteira. Falando nela, a grade dianteira possui uma barra horizontal com luzes DRL que se conectam aos faróis, enquanto a grade possui uma grelha estilo de colmeia e com um acabamento em plástico preto. O para-choque dianteiro possui mais linhas retas e com detalhes em ‘H’.

É possível identificar que o novo Santa Fe possui uma barra retangular em preto brilhante que possui um friso em preto brilhante em ‘L’ que se conectam com o acabamento das caixas de rodas. Próximo desse friso em preto brilhante que se desenha até as laterais está um acabamento verticalmente retangular com uma entrada de ar. A parte inferior do para-choque dianteiro possui uma outra entrada de ar retangular com grelha triangular. Entre essa entrada de ar e o acabamento em preto brilhante, existe uma faixa na cor da carroceria onde fica o espaço para a placa.

Quase toda a parte inferior da carroceria, com exceção das caixas de rodas, possui um acabamento em plástico preto. No capô, o SUV também possui um desenho mais reto que a geração anterior, com o logotipo da marca e com vincos que nascem a partir dos faróis. O capô também possui um desenho mais quadrado, inclusive nas laterais. De perfil, a nova geração do Santa Fe possui linhas que ficam ainda mais retas. Isso é muito perceptível pelo desenho das janelas, que se conecta com o para-brisa por conta de uma coluna A em preto brilhante.



As laterais tem colunas também pintadas em preto brilhante que se conectam com o vidro traseiro. A base inferior dos vidros é levemente ascendente e bem reta, assim como a parte superior, mas decrescente. Outro ponto que também deixa o perfil do Santa Fe mais quadrado são as caixas de rodas. Apesar de terem um desenho redondo, ele possui um acabamento em preto brilhante com forma quadrada, no para-lama dianteiro e que invadem as portas traseiras. Há um vinco que acompanha esse acabamento, invadindo os para-choques e as portas.

Esses vincos das caixas de rodas ajudam a alargar os para-lamas. Observe que as laterais também possuem uma faixa prateada que percorre toda a parte inferior das portas e nas laterais dos para-choques. Ele é o responsável por dividir o acabamento em preto brilhante na parte superior com o acabamento em plástico preto da parte inferior. As maçanetas são convencionais e os retrovisores tem base nas portas, com repetidores de setas. No para-lama dianteiro, ele possui um acabamento prateado com um estilo mais triangular e um acabamento prateado vertical nas janelas vigias, sendo um próximo da coluna C e outro da coluna D.

Por fim, as rodas possuem 18 polegadas (235/60 R18), 20 polegadas (255/45 R20) e 21 polegadas (255/45 R21), variando de acordo com cada versão. No teto, o novo Santa Fe possui um rack de teto em preto brilhante, que são funcionais. Ele possui um teto solar na parte dianteira e um teto solar panorâmico mais largo e mais comprido. Ele possui uma antena de teto estilo barbatana de tubarão. Indo para a traseira, estamos diante de um design que faz muitos amarem e muitos odiarem a solução que a Hyundai teve com o SUV de nova geração.

Ele possui um vidro traseiro de linhas retas, com um aerofólio na parte superior com brake-light e um limpador que fica escondido abaixo do aerofólio, deixando o design mais limpo. As lanternas ficam em posição mais baixa e se abrem junto com a tampa do porta-malas. As lanternas são retangulares e quadradas, que tem um acabamento que invade as laterais – que não são funcionais. As lanternas tem uma iluminação em LED em ‘H’, enquanto as lanternas se conectam por meio de uma faixa em preto brilhante. Nesse acabamento fica a maçaneta da tampa do porta-malas.



Acima, a tampa do porta-malas possui o nome Santa Fe escrito por extenso, um vinco horizontal que nasce nas caixas de rodas traseiras e se conectam com o outro lado da lateral. Acima, fica o logotipo da Hyundai. O para-choque traseiro possui um acabamento em preto brilhante com o espaço para a placa ao centro, que interrompe uma faixa prateada na parte inferior de quase toda a carroceria. Acima dessa faixa, o SUV possui iluminação retangulares com luzes de seta e refletores horizontais.

Na parte inferior do para-choque ele possui as luzes de ré com um desenho retangular e nas extremidades existem saída de escape. “O novo Santa Fe é um SUV que encontra um equilíbrio perfeito entre a vida na cidade e a vida ao ar livre, lidando com tudo, desde itinerários familiares movimentados até aventuras em acampamentos de carro. Com sua maior distância entre eixos, interior espaçoso e espaço na porta traseira tipo terraço, o novo Santa Fe se apoia nos pontos fortes de seu SUV para oferecer mais versatilidade do que nunca, bem como uma experiência premium ao cliente.”, disse SangYup Lee, Diretor do Hyundai Global Design Center.

Indo para o interior, o novo Santa Fe segue a mesma cartilha dos últimos lançamentos da marca. Ele possui um quadro de instrumentos com uma tela digital de 12,3 polegadas, personalizável, conectado ao lado de uma central multimídia com uma tela de iguais 12,3 polegadas, com as duas telas com um desenho Panoramic Curved Display. De acordo com a Hyundai, a central multimídia possui uma conectividade com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de atualização Over-The-Air (OTA).

O volante possui um design bem futurista, que tem três raios e possui um acabamento em couro. Os controles são multifuncionais com um acabamento em preto brilhante e ao centro possui quatro pontos. O raio inferior do volante tem um acabamento prateado em ‘U’. O painel tem um desenho retangular, com um acabamento prateado em ‘H’ que possui uma iluminação personalizável em LED. Acima dessa faixa horizontal, ele possui uma faixa horizontal que esconde as saídas de ar-condicionado, sendo duas saídas de ar centrais e cada uma outra nas extremidades, as quatro com um desenho retangular.



No lado esquerdo das saídas de ar centrais ele possui o botão Start/Stop. Ele possui ainda uma tela de 6,6 polegadas para os controles do sistema de ar-condicionado. Ao lado da tela ele possui controles redondos. Acima, ele possui uma faixa em preto brilhante com botões giratórios e físicos, além do pisca-alerta, ao centro. Abaixo da tela, ele possui novos controles por botão, onde estão o Auto Hold, os modos de condução, AWD/Lock e outros controles. O console central possui entradas USB do tipo A e C, além de dois carregadores por indução para smartphones.

Há ainda espaço para porta-objetos. De dois andares, o console central possui uma parte inferior com um porta-objetos iluminado. E você pergunta, onde foi parar a alavanca do câmbio automático? Na coluna de direção, onde também está o botão do freio de estacionamento eletrônico. Nos painéis das portas, a Hyundai desenhou a peça com um desenho mais simples. Ele possui uma faixa horizontal na parte superior onde ficam as maçanetas internas com um acabamento prateado e detalhes em madeira, enquanto os descansa-braço tem um acabamento em couro branco.

Maior, a nova geração oferece bancos totalmente rebatíveis da segunda e terceira filas criam um espaço semelhante a um terraço na parte traseira, com a porta traseira mais larga aberta, permitindo aos utilizadores desfrutar do ar livre sem esforço. O espaço interno aumentou em 3,5 centímetros, chegando a 1,075 metro apenas na segunda fileira. O espaço da terceira fileira de bancos aumentou em 2 centímetros, em 1,055 metro. Só o espaço para as penas aumentou 1,5 centímetro, chegando a 76,1 centímetros.



O SUV terá espaço para sete ocupantes (com disposição de bancos em 2+3+2) ou seis bancos (2+2+2). Além disso, os bancos e o forro do teto em cores vivas criam uma sensação de espaço, enquanto os acabamentos em madeira de toque suave e os bancos em couro Nappa com bordados delicados acrescentam um estilo sofisticado. Além disso, os bancos e o forro do teto em cores vivas criam uma sensação de espaço, enquanto os acabamentos em madeira de toque suave e os bancos em couro Nappa com bordados delicados acrescentam um estilo sofisticado.

Em termos de componentes, a Hyundai confirmou que a nova geração do seu SUV usa componentes mais sustentáveis. O forro de camurça, os tapetes do carro e os encostos da segunda e terceira fileiras são feitos de plástico reciclado, enquanto o Crash Pad e as capas de acabamento das portas são feitos de couro sintético ecológico. Em sua quinta geração, o Santa Fe é desenvolvido a partir de uma nova plataforma modular chamada de N3 e possui 4,830 metros de comprimento, 2,815 metros entre os eixos, 1,900 metro de largura e uma altura de 1,780 metro.

O SUV possui uma capacidade de porta-malas de 725 litros com duas fileiras de bancos ou 1.275 litros de capacidade com as duas fileiras de bancos rebatidas, além de um peso que varia de 2.060kg a 2.295kg. Mecanicamente, o novo Santa Fe possui uma mecânica 2.5 GDI a gasolina que desenvolve 194cv de potência e 25,1kgfm, junto de um câmbio automático de 8 marchas. Com tração dianteira, ele tem um desempenho de acelerar de 0 a 100km/h em 11,5 segundos e máxima de 198km/h. A segunda opção de motor é o 2.5 TGDI a gasolina que desenvolve 281cv e 43,0kgfm, com câmbio automatizado de dupla embreagem DCT de 8 marchas e tração AWD.



Com esse conjunto, ele tem desempenho de 0 a 100km/h em 8,0 segundos e máxima de 210km/h. Existe também duas opções de motores híbridos, sendo um híbrido (HEV) e outro híbrido plug-in (PHEV). O HEV é responsável por unir o motor 1.6 TGDI que combina o motor a combustão de 180cv e 27,0kgfm, junto de um elétrico que desenvolve 61cv e 26,9kgfm, com uma bateria de íons de lítio de 1,49kWh. Esse motor desenvolve 231cv de potência com torque de 37,4kgfm, com tração dianteira ou AWD e câmbio automático de 6 marchas.

Esse conjunto acelera de 0 a 100km/h em 9,5 segundos e máxima de 190km/h. Já o motor PHEV, existe a união do motor 1.6 TGDI a gasolina que desenvolve 160cv de potência com torque de 27kgfm e um câmbio automático de 6 marchas. O motor elétrico desenvolve 91cv de potência com torque de 31kgfm. Combinados, os dois motores desenvolvem 265cv de potência com torque de 37,4kgfm. Esse conjunto acelera de 0 a 100km/h em 9,1 segundos e tem máxima de mesmos 190km/h do HEV. Ele possui uma bateria de 13,8kWh, também de íons de lítio.

Essa é a primeira geração do SUV que não vai oferecer nenhuma opção de motor a diesel, em nenhum mercado. De série, a nova geração do SUV ganha bancos Ergo Motion Seat do motorista da primeira fileira utiliza bolsas de ar para fornecer conforto e suporte ideal durante a condução. Há ainda Multi-Console Bilateral do mundo que pode ser aberto tanto pelos passageiros dianteiros quanto pelos traseiros. Há um sistema de porta-luvas com esterilização UV-C, a primeira do gênero, é aplicada na parte superior do porta-luvas, proporcionando fácil esterilização de itens usados ​​com frequência, como celulares e carteiras.



Há uma Digital Key 2 com acesso/partida do veículo e controle remoto por meio do smartphone do cliente, usando os protocolos Near-Field Communication (NFC), Bluetooth Low Energy (BLE) e Ultra-WideBand (UWB). A lista aumenta com Radar-based Rear Occupant Alert (ROA) e um pacote ADAS mais moderno com aviso e uma frenagem de emergência se o veículo precedente desacelerar repentinamente ou se for detectado um risco de colisão frontal. O Lane Following Assist 2, New Driver Attention Warning (DAW), Driver Monitoring System (DMS), Navigation-based Smart Cruise Control 2 e Highway Driving Assist 2.

O SUV ainda possui Intelligent Speed Limit Assist, Rear View Monitor, Rear Cross-Traffic Collision-Avoidance Assist, Front/Rear Parking Distance Warning, Surround View Monitor, Remote Smart Parking Assist e Safe Exit Assist. Na grande maioria dos mercados, ele tem um total de 10 cores externas, incluindo Abyss Black Pearl, Creamy White Pearl, Creamy White Matte, Typhoon Silver Metallic, Magnetic Gray Metallic, Ocado Green Pearl, Terracotta Orange, Cyber ​​Sage Pearl, Earthy Brass Metallic Matte e Pebble Blue Pearl.

Em outros mercados, ele também possui opções de cores Phantom Black, Serenity White Pearl, Curated Silver Metallic, Ecotronic Gray Pearl, Ecotronic Gray Matte, Ultimate Red Metallic, Earthy Brass Metallic Matte, Atlantis Blue Pearl, Hampton Gray, Terracotta Orange e Rockwood Green Pearl em outros mercados. O interior tem as cores Obsidian Black, Supersonic Gray, Pecan Brown, Forest Green, and Black Ink. A sul-coreana venderá a nova geração com as versões SE, SEL, Limited e Calligraphy. Em sua nova geração, o novo Santa Fe será produzido na fábrica de Ulsan, na Coreia do Sul, e em Montgomery, Alabama, nos Estados Unidos. Nos EUA, os preços variam de US$ 33.950 a US$ 48.800.






Fotos: Hyundai / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Citroën deve matar motor 1.6 em favor do 1.0 Turbo 200 para o C3 e ganhar série especial One

BYD prepara o lançamento do Song Pro para o Brasil, que deve acontecer ainda em julho

Honda explica o motivo do nosso Civic Type-R ser menos potente que o global em até 33cv

Suzuki corta os preços do Jimny Sierra em R$ 20.000 com a chegada da linha 2025

Yuanhang apresenta o seu primeiro SUV na China, o H8, que possui um motor de até 707cv

Chevrolet Equinox EV aparece em novo registro de patente no MIIT com as versões 1LT e 3LT

Toyota confirma que desenvolve nova geração do sistema a células de hidrogênio para 2026

Algumas concessionárias da Renault vendem o Megane E-Tech com preço de R$ 199.990

Renault revela teaser do 'Project Aurora', um novo SUV de grande porte para a Coreia do Sul

Kia confirma que carros híbridos plug-in são um 'conceito difícil de vender', durante entrevista