Caterham apresenta as primeiras imagens do Project V Concept, elétrico com motor de 272cv

Caterham apresenta o seu futuro com o Project V Concept, um cupê leve e puramente elétrico que aparece com um motor de 272cv e antecipa esportivo de produção



A Caterham apresentou uma prévia como será o seu futuro como uma marca de automóveis esportivos com o Project V Concept. O cupê foi apresentado como uma prévia do que podemos esperar de uma versão de produção que será apresentada em meados de 2025, marcando uma nova fase da marca inglesa como uma marca e veículos mais próximos de carros convencionais, depois de anos vendendo o Seven. Outro ponto importante é que ele marca o início da eletrificação da Caterham, que até o momento só tinha motores a gasolina.

Em termos de design, vemos um Project V que em nada lembra nenhum outro carro da marca, até porque a Caterham vende hoje apenas o Seven, mas essa não é a primeira vez que a mesma tenta vender um esportivo mais parecido com seus concorrentes. Em termos de design, o Project V se destaca por trazer faróis dianteiros ovalados com projetor em LED e com o nome da marca grifado na parte interna dos faróis. Os faróis também possuem um acabamento escurecido. Já o para-choque dianteiro se diferencia por contar com uma entrada de ar central.

Essa entrada de ar possui uma grelha prateada com elementos verticais e transversais. É nessa área que possui o espaço para a placa. Essa mesma grelha está presente nas extremidades com entradas de ar com um desenho mais quadrado. Acima dessas entradas de ar ele possui luzes diurnas (DRL) em LED horizontais e que possuem também vincos que estão acima das luzes DRL e com vincos que estão no entorno da grade dianteira. A parte inferior do para-choque dianteiro possui um splitter com um acabamento em preto brilhante.



O logotipo da Caterham fica no capô, que possui áreas mais altas nas extremidades, criando ressaltos que nascem acima dos faróis. Essas áreas mais altas criam vincos que passam pelo para-lama dianteiro e terminam na porta. Ainda falando de vincos, há outro ascendente na parte inferior da carroceria e que nasce após a roda dianteira, cresce, decresce e termina antes do eixo traseiro. Assim como no para-lama dianteiro, outro vinco nasce próximo da porta e termina apenas na traseira – além de vincos nos arcos das caixas de rodas, que ajudam a alargar os para-lamas.

Voltando ao para-lama dianteiro, é nele que está o bocal de recarga da bateria, acima de um acabamento em preto brilhante. O estilo cupê da carroceria traz ao Project V linhas bem esportivas e compactas, com o desenho dos vidros laterais que seguem o mesmo estilo do arco da carroceria e uma base inferior ascendente. O Project V também possui retrovisores com base nas portas, com um acabamento em preto brilhante e repetidores de setas, além de maçanetas retráteis (pop-up). A parte inferior da carroceria possui saias laterais em preto brilhante, assim como as rodas de 19 polegadas na dianteira e de 20 polegadas na traseira, sempre equipados com pneus Michelin Pilot Sport 4S.

As rodas deixam à mostra os discos de freio com pinças de alto desempenho. No teto, o Project V possui linhas limpas, enquanto a traseira possui lanternas horizontais com uma iluminação em LED, sendo vazadas com a cor da carroceria na parte central. A traseira também possui um aerofólio no próprio desenho da tampa do porta-malas, enquanto as linhas da traseira trazem alguns vincos horizontais e o nome Caterham aparece entre as lanternas, escrito por extenso. O vidro traseiro inclinado possui brake-light na parte inferior. O para-choque traseiro possui linhas com um acabamento em preto brilhante.



Nele, ele possui o espaço para a placa ao centro e saídas de ar nas extremidades, junto de refletores horizontais e uma lanterna de neblina central. A parte inferior do para-choque traseiro possui difusores de ar com o mesmo acabamento. Internamente, a inglesa confirma que ele pode contar com espaço interno 2+1 ou 2+2. O painel também traz um desenho mais moderno ao que vemos nos últimos carros da Caterham, com um volante de três raios com controles multifuncionais e com detalhes de acabamento prateado.

O quadro de instrumentos possui dois mostradores com telas digitais e personalizáveis, enquanto o painel também possui uma faixa em preto onde ficam as quatro saídas de ar-condicionado (duas centrais e duas nas extremidades). As duas saídas centrais são interrompidas apenas por três mostradores com telas, que ficam acima de uma tela da central multimídia focado no motorista, com espelhamento de smartphone, que parece ter oito ou nove polegadas. Abaixo da tela da central, ele possui controles com botões estilo interruptor e mais abaixo estão os controles do sistema de ar-condicionado.

Essa faixa em preto no painel se destaca de um interior que possui painel e bancos com um acabamento em couro. Há detalhes em preto e bege no painel, como é visto nos painéis das portas e no console central. O Project V Concept foi desenvolvido pelo novo Designer Chefe da Caterham, Anthony Jannarelly. Ele é desenvolvido a partir de um chassi inovador de fibra de carbono e composto de alumínio, que ajuda a diminuir o seu peso. A marca fala que ele possui um motor elétrico único instalado no eixo traseiro que desenvolve 272cv de potência junto de uma bateria de 55kWh de íons de lítio da USOC que podem ser recarregadas em estações de recarga rápida de até 150kW.



Plugado nestas estações, ele recupera de 20% a 80% em apenas 15 minutos. A autonomia com essa bateria é de 400km, de acordo com a marca. Em termos de desempenho, estamos falando de um Project V que acelera de 0 a 100km/h em 4,5 segundos e que atinge a velocidade máxima de 230km/h, favorecido de um baixo peso: 1.190kg. Apesar de elétrico, a Caterham quer manter sua característica principal que é ser leve. Ele será criado com os modos de condução Normal, Sport e Sprint que ajustam de forma inteligente a aceleração e a direção para diferentes ambientes.

“O Project V não é apenas um conceito ou estudo de design, conduzimos a viabilidade de engenharia e produção durante todo o processo de desenvolvimento. Um Caterham elétrico de qualquer formato e tamanho deve permanecer fiel ao que nos diferencia de todos os outros: ser leve, simples e oferecer uma experiência de condução incomparável; esse é o nosso DNA. O Project V cumpre a nossa ambição de fazer a empresa crescer de forma sustentável e explorar a eletrificação simultaneamente. Sujeito às próximas fases de desenvolvimento e capacidade técnica, o Project V poderá ser lançado no mercado no final de 2025 ou início de 2026 com um preço-alvo a partir de menos de £ 80.000.”, disse Bob Laishley, CEO da Caterham Cars Ltd e COO da recém-criada Caterham EVo.

De acordo com as informações reveladas, o Project V (ainda sem um nome oficial), será um esportivo que, além de manter a tradição de ser leve, também nasce como um esportivo simples e eletrificado. “O design do Caterham Seven é simples e minimalista, foi projetado para a função pretendida, para ser leve e divertido de dirigir. Com o Project V, aplicamos esta filosofia à arquitetura do coupé desportivo para criar uma silhueta sedutora e intemporal. Cada recurso tem que se justificar do ponto de vista do peso para manter a leveza e otimizar o envolvimento do motorista.”, diz Anthony Jannarelly, Designer Chefe do Project V.



“Estamos muito satisfeitos com a parceria com Caterham e Anthony Jannarelly para dar vida ao Project V. Em cada etapa, aplicamos nossa experiência na produção de veículos-conceito e protótipos comercialmente viáveis, para garantir que qualquer versão de produção futura possa ser lançada no mercado em ritmo acelerado.”, disse Andrea Porta, gerente de desenvolvimento de negócios da Italdesign, que ajudou no design do esportivo. O bom disso é que a mesma também confirmou que a futura versão de produção do esportivo não vai substituir o Seven, que continua em linha.

“O Project V não substitui o Seven, é um complemento a ele e acreditamos que, ao manter os valores fundamentais da Caterham, ele atrairá nossa base de clientes existente e atrairá novos fãs para a marca. Ao utilizar um estilo de carroçaria coupé mais prático e ao explorar os benefícios de embalagem de um EV, este é um carro que funciona tão bem para idas às lojas, ou para a escola, como para corridas de domingo de manhã.”, adicionou Laishley. Ao que tudo indica, a Caterham quer criar novos esportivos mais ‘convencionais’ nos próximos anos, deixando um pouco de lado esportivos como o Seven com seu estilo ‘gaiola’.

“Estamos honrados em poder revelar dois novos veículos da Caterham no Goodwood Festival of Speed. Os novos modelos são o resultado de uma fusão intransigente de dois requisitos aparentemente contraditórios: manter os valores da Caterham que nunca devem mudar, ao mesmo tempo que evolui para satisfazer as novas exigências dos clientes, como a mudança para a tecnologia elétrica. Expressamos nossa mais profunda gratidão a todos os envolvidos neste projeto e a todos que apoiaram a Caterham nos últimos 50 anos.”, adiciona Kazuho Takahashi, presidente e CEO da VT Holdings. Mais informações sobre a versão de produção vão surgir em alguns meses, no mais tardar até início de 2026. 





Fotos: Caterham / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Volvo reajusta os preços de EX30, XC40, C40, XC60 e XC90 no país em até R$ 16 mil

Kia Cerato vai receber motor Turbo no Brasil em 2023, com a chegada da reestilização

Peugeot lança promoção no Brasil com 208, 2008, Partner Rapid e Boxer no Brasil

Nissan lança promoção no mercado brasileiro neste mês e outra promoção preventiva

Hyundai reajusta novamente os preços de HB20 e HB20S no Brasil em até R$ 800

Avatr revela imagens teaser de seu novo sedã, o 06, que será lançado em breve na China

Maxus revela as primeiras imagens oficiais em novo teaser da picape média Terron 9

Mitsubishi lança última promoção do ano com Eclipse Cross, L200 Triton e Pajero Sport

GWM lança promoção no Brasil com Ora 03, Haval H6 e H6 GT com bônus e financiamento

Renault reajusta os preços do Kwid e hatch começa em R$ 76.090 na versão Zen