Bugatti revela as primeiras imagens teaser do substituto do Chiron, que estreia dia 20/06
Bugatti apresenta as primeiras imagens e informações teaser do substituto do Chiron que será lançado no próximo dia 20 de junho, com inédito motor V16 Hybrid
A Bugatti confirmou que seu novo hiperesportivo será
apresentado no próximo dia 20 de junho. A marca francesa já está divulgando
alguns vídeos-teaser do novo modelo que será o primeiro híbrido da marca e que
mata o motor W16 em favor de um V16 Hybrid. O carro ganhará o slogan 'Pour
l'éternité' (para a eternidade), por ser o primeiro carro da marca a contar com
algum nível de eletrificação. A novidade será mais um esportivo que vai levar a
visão de Ettore Bugatti para os carros da marca.
Ele será baseado em três pilares, como beleza, luxo e
desempenho. A novidade, ainda sem um batismo definido, servirá como uma homenagem
a outros carros da marca do passado, como é o caso de Type 57 SC Atlantic, o
Type 41 Royale e o Type 35. Em termos de design, pouco se sabe até o momento.
Os vídeos-teaser antecipam que o novo esportivo contará com um design evolutivo
em relação ao Chiron e mais moderno. As primeiras imagens mostram que ele
possui um capô dianteiro compacto, com um friso central e longitudinal em
preto, além de uma grade estilo ferradura que é típica da Bugatti, com uma
grelha colmeia.
As rodas terão um desenho moderno e com cinco raios, com o logotipo da marca ao centro e as lanternas vão trazer um design separados por elementos ovais com três barras horizontais. Ano passado, o ex-Diretor de Design da Bugatti, Achim Anscheidt, deu alguns detalhes a mais. “O carro está concluído. Entregamos o protótipo de ferramentas há alguns meses e as ferramentas de produção serão entregues daqui a alguns meses. [O sucessor] foi algo que foi mais um exercício de reflexão, especialmente no interior, e tudo o que tentei aprender e compreender nos últimos 19 anos com a Bugatti, queria ter certeza de que essa experiência se canalizasse para o desenvolvimento do carro.”, disse em entrevista ao Autocar.
“O que o Chiron manifesta hoje e onde a marca se situa do Veyron ao Chiron e onde a marca está agora estabelecida, é necessária uma certa direção de design sensata para seguir isso. O próximo passo é não ser arrastado para algum tipo de exercício de estilo. Também terá suas restrições devido ao desempenho e às necessidades de desempenho. Mas agora conhecemos tão bem cada centímetro dos nossos carros que sabemos exatamente onde [a mudança] nos ajudaria e onde criaria um problema.”, destacou o designer. Desde o ano passado, já se tinha informações que o novo esportivo será eletrificado.
“Se você comparar [o Mistral] com o LaFerrari, é na verdade um carro bastante compacto pelo que é, com a caixa de câmbio entre os bancos, o que foi feito por razões de equilíbrio de peso. Mas com um trem de força híbrido, você tem o peso adicional das baterias, então é preciso reconsiderar a arquitetura de todo o carro.”, adiciona. Ao Motor1 no ano passado, foi confirmado que a estreia acontece em meados deste ano de 2024. “Vai ser incrível, proporcionalmente, tecnologicamente, em termos de inovação, em termos de imprevisibilidade. Vai tirar as pessoas completamente da água e é uma verdadeira alegria trabalhar nisso.”, disse Anscheidt.
O novo esportivo contará com uma carroceria aprimorada para o desempenho que engloba o motor V16 totalmente novo e um conjunto elétrico que representa a combinação de habilidade mecânica atemporal e tecnologia de ponta. Sabe-se que esse novo motor V16 foi desenvolvido com apoio da Rimac e é um motor puramente aspirado, sem turbocompressor. Ele vai trabalhar junto de um trio de motores elétricos, que juntos vão entregar cerca de 1.800cv. Com um motor em ‘V’, o novo V16 terá um som extremamente poderoso de ser ouvido. Há rumores de que esse novo motor foi desenvolvido em parceria com a Cosworth, mas essa informação não foi confirmada.
O V16 pode ser um 8.0 ou 8.3 e vai trabalhar com uma transmissão automatizada de dupla embreagem de 8 marchas, podendo ter uma rotação alta na casa dos 9.000rpm. O novo motor V16 consegue ter 99,8 centímetros de comprimento, ou seja, quase um motor de comprimento que estará posicionado na parte traseira do esportivo. O V12, sozinho, deve entregar cerca de 1.000cv, enquanto os três motores elétricos serão distribuídos. Cada um dos elétricos entregaria 340cv. Serão dois na dianteira, um para cada roda, e um terceiro que pode estar no eixo traseiro e trabalhando com a transmissão.
Rumores da Auto Motor und Sport confirmam que o esportivo terá uma bateria de 24,8kWh capaz de oferecer uma autonomia puramente elétrica de 60km. "O exterior é uma evolução. Você ainda pode ver o design muito distinto da Bugatti. A administração estava dizendo que o próximo carro teria que ser elétrico. Você poderia facilmente e de forma convincente fazer um Bugatti [do Nevera] – basta fazer um design diferente e encerrar o dia – mas pensei que isso era absolutamente errado para a marca.”, disse Mate Rimac, CEO da Rimac-Bugatti, ao Autocar.
“Felizmente, ganhei essa discussão há três anos, quando a eletrificação estava na moda, o que não é mais. Você pode alcançar os valores de potência que temos com o V16 a partir de um V8 altamente turboalimentado, mas queríamos que fosse muito emocionante. Tem que ser especial, porque 'se for comparável, não é mais Bugatti'.", adicionou. Ele continuará a ser produzido na fábrica de Molsheim, na França.
Vídeos-Teaser
Not just for the present. ⁰Or even for the future.
— Bugatti (@Bugatti) June 4, 2024
Pour l‘éternité.
Embark on BUGATTI's new era.
20.06.2024#BUGATTI #PourLÉternité pic.twitter.com/5ADVgGIP3v
Perfection in every detail.
— Bugatti (@Bugatti) June 6, 2024
Pour l’éternité.
20.06.2024#BUGATTI #PourLÉternité pic.twitter.com/cMUVoiI7zL
Nothing is too beautiful.
— Bugatti (@Bugatti) June 8, 2024
Pour l‘éternité.
20.06.2024#BUGATTI #PourLÉternité pic.twitter.com/TtUBaVvDyt
Fotos: Bugatti / divulgação e reprodução
Comentários
Postar um comentário