BMW inicia o desenvolvimento do design dos carros com apoio da inteligência artificial

BMW confirma que começa a usar inteligência artificial como um apoio no desenvolvimento do design dos seus produtos, diz executivo em entrevista 



Ultimamente, a BMW é duramente criticada pelo design excêntrico de alguns dos seus carros como é o caso do iX, do Série 7/i7 e do XM, por exemplo. Grades exageradas e um design nunca visto são criticados pelos fãs da marca, mas isso não reflete nas vendas dos produtos, ou seja, quem está comprando não está reclamando. Em recente entrevista, o Chefe de Design da BMW, Adrian van Hooydonk, disse que a marca começou a usar um novo recurso de auxílio no desenvolvimento dos futuros designs: a inteligência artificial (IA).

Outro elemento tecnológico muito criticado por muitas pessoas por conta da sua capacidade, a inteligência artificial vai contribuir no design dos futuros carros da BMW. É o que van Hooydonk confirmou. Ao Top Gear, ele disse que a tecnologia será usada, mas sempre com um humano no comando da tecnologia e dos resultados. “Estamos experimentando isso em design, por exemplo, no design de rodas. Você pode definir alguns parâmetros – por exemplo, você quer uma roda de cinco raios, ela deve pesar apenas esse valor, deve ter um aro de 20 polegadas – e então o computador começa a gerar ideias para você.”, destacou o executivo.

“Ainda assim, como pessoa, como ser humano, você precisa ser o diretor de arte. Você precisa escolher. Você ainda precisa guiar o processo – não é como se o computador pudesse inventar coisas completamente, mas ele pode combinar vários parâmetros em uma proposta muito mais rápido do que um ser humano”, adiciona. Segundo Hooydonk, a BMW até mesmo testou a inteligência artificial na criação do design completo dos carros, mas o resultado não foi tão positivo. “Mas não teve muito sucesso. Você vê online agora muitos esboços gerados por IA e, embora muitos deles pareçam atraentes à primeira vista, quando você olha mais de perto você pensa: 'espere um minuto, já vi isso antes'.”, disse.

“Isso porque o computador combina imagens que já existem online e as reúne em um carro. Não é assim que funciona o cérebro de um designer. No cérebro de um designer, você combina, digamos, uma lâmpada, uma pintura, um carro antigo e um novo, e isso se torna o seu novo carro porque sua inspiração vem de todas essas coisas.”, argumenta o executivo. Dentro da BMW, o chefe de design da marca alemã diz que a IA vai acrescentar muito no desenvolvimento de novos carros. “Estamos nos acostumando com isso em nossas vidas, mas é claro que levanta muitas questões porque é totalmente novo.”, disse ao site.

Recentemente a BMW confirmou que o Série 5 quase se tornou um Série 7 menor, mas desistiu da proposta (veja aqui). Na mesma entrevista, com Hooydonk, ele disse que a marca está trabalhando para ir de encontro com linhas mais limpas para o futuro, que é o desejo da BMW.



Fotos: BMW / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Tesla quase adquiriu startup alemã que está criando carregadores de elétricos por indução

Toyota revela as primeiras imagens teaser do desenvolvimento da Hilux Cabine Dupla EV

Lancia revela primeiro teaser do Gamma, que retorna em 2026 e será produzido em Melfi

Fiat lança promoção no Brasil com quase toda a linha e descontos de até R$ 54.490

Chevrolet convoca recall do Equinox por falha no módulo da bomba de combustível

RAM lança promoção de Black Friday no mercado brasileiro com Rampage, 2500 e 3500

Aptera revela as primeiras imagens teaser do desenvolvimento do PI2 de pré-produção

Wuling revela imagens teaser da Zhiguang EV, um misto de multivan com keicar na China

Volkswagen lança promoção no Brasil com descontos que alcançam até R$ 30.000