Volkswagen revela novo teaser do Golf GTI Clubsport, que estreia no próximo dia 31/05

Volkswagen confirma que vai celebrar a estreia mundial do novo Golf GTI Clubsport nas 24 Horas de Nürburgring, no próximo dia 1º de junho, na Alemanha



A Volkswagen já tinha antecipado previamente um primeiro teaser conformando que lançaria uma nova série especial no próximo dia 31 de maio (veja aqui) e agora a marca confirmou que essa novidade será um novo GTI Clubsport que será revelado para dar continuidade ao aniversário de 50 anos do Golf. A marca alemã ainda destaca que essa nova série será o GTI mais rápido de todos os tempos, ou seja, deve ser uma série especial que será disputada pelos fãs do hatch médio.

A marca confirmou que a estreia dessa nova série especial comemorativa aos 50 anos do Golf estreia no dia 31 deste mês, um dia antes do previsto inicialmente, que é quando o carro será apresentado no final de semana da corrida. A marca também confirmou que estamos diante do novo Golf GTI mais potente de todos os tempos, com o novo GTI Clubsport. A versão deve contar com uma série de aperfeiçoamentos para ser lançada não só como a mais potente com tração dianteira (FWD), mas também a mais capaz. Além de um novo ajuste de suspensão, mudanças visuais já foram confirmadas.

Sabe-se que ele ganhará faróis dianteiros com tecnologia LED Plus, além de ganhar uma grade com o logotipo da Volkswagen que pode ser iluminado pela primeira vez. O para-choque dianteiro vai ganhar um novo desenho, possivelmente trazendo novas entradas de ar nas extremidades e na parte central do para-choque. De perfil, as novidades vão ficar por conta de novas rodas de liga leve de 19 polegadas Queenstown. Opcionalmente, ele será equipado com rodas de liga forjadas de 19 polegadas chamadas de Warmenau, com um desenho de cinco semicírculos que prestam homenagem ao volante do GTI de quinta geração. Cada roda forjada tem um peso de apenas 8kg.

Isso vai ajudar o Golf GTI Clubsport a ser ainda mais leve, ou seja, trazendo ganhos em desempenho. Na traseira, as novidades vão ficar por conta de um novo aerofólio mais proeminente. Internamente, as novidades ficam por conta de um novo volante com controles multifuncionais e também com um acabamento diferente que deve ser em couro, além de um novo sistema da central multimídia. A tela vai trazer novas funcionalidades como novo assistente de voz (IDA) com integração ChatGPT. Mecanicamente, além de um motor mais potente, espera-se um novo modo de condução: o Special.



Esse modo vai trazer ajustes no bloqueio do diferencial dianteiro controlado eletronicamente, com controle de chassi adaptativo (DCC) disponível opcionalmente. O exclusivo perfil de condução Special combina sistemas relevantes para a dinâmica de condução com as características especiais da pista do Nürburgring Nordschleife – para compensar as ondulações típicas do Nordschleife, com o desempenho máximo alcançado por meio de uma configuração específica do controle adaptativo do chassi e um controle lateral modificado da configuração dinâmica do Vehicle Dynamics Manager padrão.

Além do GTI Clubsport, a marca confirmou que existirá um Golf GTI Clubsport 24h que vai participar da corrida ADAC 24 Horas em Nürburgring, movido pelo novo combustível bioetanol chamado de E20. Essa versão de competição será guiada por Benny Leuchter (Alemanha) e Johan Kristoffersson (Suécia) e usado pela equipe Max Kruse Racing. Sabe-se que essa versão de competição vai aparecer com um motor de 348cv. Esse modelo de competição vai correr na categoria AT3 (SP3T, a classe para veículos com ‘combustíveis alternativos’), já que o motor 2.0 TSI é abastecido com bioetanol desenvolvido pela Shell. O combustível permite uma redução significativamente menor que o motor do GTI de produção.

Isso acontece graças à adaptação do software e garante uma redução significativamente maior nas emissões de CO2 do que os conhecidos combustíveis bioetanol E5 e E10. “O combustível E20 desenvolvido no Centro de Tecnologia Shell em Hamburgo reduz as emissões de CO2 no equilíbrio entre o poço e a roda em 35 a 40 por cento, uma vez que contém uma quota adicional de 40 por cento de componentes renováveis ​​provenientes de materiais residuais e residuais, além de o teor de 20 por cento de bioetanol.”, disse a Volkswagen em comunicado. A marca confirma que essa versão de competição alcança a marca de 270km/h e pesa apenas 1.170kg.

O motor 2.0 TSI de 348cv e 45,8kgfm permite que o hatch tenha um tanque de combustível de 100 litros. Visualmente, além de uma clara preparação que o carro de competição possui, ele ganhará câmera de corrida, chama a atenção por sua aerodinâmica sofisticada e um design de camuflagem especial que é o mesmo usado pelo GTI no início deste ano e é o mesmo padrão das imagens que antecipam o GTI Clubsport. Além destes dois Golfs que serão apresentados, a marca levará o primeiro GTI com a mesma roupagem. A unidade é um GTI 1981 com preparação da Oettinger de 208cv e um GTI 1978 de 183cv. O modelo das imagens é o terceiro GTI de primeira geração, este de 1980, que possui 184cv. 







Fotos: Volkswagen / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Foton lança Aumark por R$77.900!

Honda apresenta o e:N GT Concept no Salão de Xangai, que ganha evoluções como conceito

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Volkswagen Arteon sai de linha em 2024, por conta do ID. Aero; Shooting Brake continua

Jaguar pode parar de desenvolver carros esportivos para pagar sua eletrificação

Curiosidades: Conhece o "botão do mal" da Fiat, o OverBoost? Sabe como ele funciona?

Nova geração do Toyota Corolla surge em meados de 2025, como uma geração evolutiva

Curiosidades: Você sabe o que é uma direção subesterçante?

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1995!

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09