Volkswagen confirma 'ID.1' e antecipa subcompacto em teaser; estreia será em 2027
Volkswagen revela a primeira imagem teaser de um hatch subcompacto elétrico que será apresentado em meados de 2027 para ser o substituto do up!
A Volkswagen não vai deixar de atuar em um segmento que um
dia já foi do Up!. A marca apresentou a primeira imagem teaser de um novo hatch
que será apresentado em 2027, posicionado abaixo do ID.2/ID. Polo. Esse novo
produto deve ser batizado simplesmente de ID.1 ou ID. Up. Sabe-se que a
Volkswagen publicou em seu perfil do LinkedIn algumas informações sobre a
novidade. A primeira delas é que o elétrico será apresentado em três anos com
preço na casa dos 20.000 euros.
A Volkswagen também destacou que esse é um carro “na Europa
para a Europa”, ou seja, ele pode ter sido criado com o que o público europeu
gosta, mas nada impede que ele seja vendido em outros mercados com algumas
adaptações. O novo hatch quer manter a tradição de ter um Volkswagen acessível.
"Gerações de pessoas associam as marcas fortes do Grupo Volkswagen ao seu
primeiro carro – e com mobilidade acessível. Como um grupo com marcas fortes,
continuamos a assumir essa responsabilidade social até hoje. É por isso que
estou muito satisfeito por estarmos lançando um projeto voltado para o futuro.
Trata-se de mobilidade elétrica de entrada na Europa para a Europa.",
disse Oliver Blume, CEO do Grupo Volkswagen.
"Nossos veículos estabelecerão padrões no segmento de entrada em termos de tecnologia, design, qualidade e experiência do cliente. Essa tarefa tornou-se mais exigente devido ao aumento dos custos de energia, materiais e matérias-primas. Uma coisa é clara: a eletromobilidade da Europa para a Europa só pode ter sucesso com apoio político e condições de enquadramento competitivo.", adicionou Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen e chefe do Brand Group Core. Com a futura versão de produção do ID.2all Concept previsto para meados de 2025 como um hatch com porte de Polo, o ID.1/ID. Up surge em 2027.
Se percebe a proposta dele em ser um elétrico subcompacto pelo porte. Ele possui um balanço dianteiro e traseiro compactos, com uma relação entre os eixos que deve ficar na casa dos 2,50 metros. A dianteira será mais curta, ao estilo de um Up!, com para-lamas bem destacados para as caixas de rodas. Na traseira, ele possui um aerofólio que deve ajudar na aerodinâmica do hatch. Sua plataforma deve ser a mesma MEB-Entry do ID.2/ ID. Polo, vindo com baterias que serão capazes de oferecer uma autonomia mínima na casa dos 350km, podendo ter baterias na casa dos 50kWh.
“O futuro é elétrico. Para que a eletromobilidade se difunda, são necessários veículos atrativos, especialmente no segmento de entrada. A promessa da nossa marca é a eletromobilidade para todos. Apesar do preço atrativo, os nossos veículos estabelecerão padrões no segmento de entrada em termos de tecnologia, design, qualidade e experiência do cliente.”, disse Schäfer em entrevista no ano passado, ao Autocar, em um discurso muito próximo do que oficializado junto com a imagem teaser. Para fazer jus ao seu nome de marca, a Volkswagen confirmou que a novidade será um substituto do Up!.
“O ‘ID.1’ estará próximo do Up no que diz respeito ao uso desse carro. Não há tantas possibilidades de projetar um veículo pequeno para as cidades em termos de sua aparência. Será um carro que se enquadra no DNA de design e funcionalidade da marca Volkswagen, mas a um preço mais baixo. É necessário um automóvel menor e acessível para uma base de clientes mais ampla. É por isso que apostamos 25.000 euros no ID 2all e investimos na fase de desenvolvimento de um veículo abaixo dos 20.000 euros – é a Volkswagen. Temos que ir nessa direção para convencer nossos clientes de que o VE é o caminho certo.”, disse o Chefe de Desenvolvimento Técnico da Volkswagen, Kai Grünitz.
“Você precisa de um carro que realmente atenda às demandas dos clientes nessa faixa de preço. Você não precisa de tecnologia de ponta nesses carros. Talvez você pudesse trazer seu próprio dispositivo para este carro em vez de ter um enorme sistema de infoentretenimento ou algo parecido”, acrescentou, sugerindo a possibilidade de o substituto do Up apresentar uma base para smartphone no lugar de uma tela sensível ao toque, como o carro anterior. "Tem que ser adaptado ao grupo de clientes”, afirmou, acrescentando que o hatch será “maior por dentro do que por fora”, adiciona.
"Esta é a verdadeira Liga dos Campeões. Temos de fazer um carro que seja acessível. O nome provisório é Volkswagen ID.1. Estamos trabalhando nele e sabemos como será o carro", disse Schäefer neste ano, ou seja, o batismo ID.1 não deve ser usado porque a marca deve abandonar justamente essa denominação após o fim de ciclo de vida útil atual dos elétricos. Sabe-se que o subcompacto não terá algumas capacidades como não conseguir ser plugado em estações de recarga rápida de 200kW, que permita que a bateria seja carregada de forma mais rápida. De vocação urbana, ele deve ser produzido pela marca alemã na fábrica de Bratislava, na Eslováquia.
"Não importa onde se produz o carro, se é na Alemanha, na Europa de Leste, no Sul da Europa. O que interessa é que a sua construção demore, no máximo, 15 horas". Disse Christian Vollmer, Diretor de Produção da Volkswagen. Ainda não se tem informações se ele será produzido em outros mercados, mas aqui seria um excelente concorrente para modelos como Renault Kwid E-Tech, BYD Dolphin Mini e JAC E-JS1, numa faixa de R$ 110.000 a R$ 125.000. Vale destacar que a marca possui capacidade produtiva de fazer elétricos em nosso mercado, com algumas de suas fábricas ociosas.
Fotos: Volkswagen / divulgação
Comentários
Postar um comentário