Venucia apresenta o V-Online reestilizado na China apenas com motores eletrificados
Venucia apresenta a reestilização do V-Online, que estreia na China com uma opção de motor a hidrogênio; opção de motor a combustão existe com o híbrido plug-in
A Venucia é uma marca chinesa que nasceu a partir da
joint-venture entre a Dongfeng e a Nissan. A marca não é muito conhecida, mas
possui alguns produtos, como é o caso do V-Online, um utilitário esportivo que
foi apresentado em 2021 e que passa por sua primeira mudança visual de
meia-vida. Junto com a reestilização, a marca chinesa apresentou uma opção de
motor híbrido plug-in (PHEV) e outra opção movida a célula de hidrogênio
(FCEV), substituindo o motor puramente a combustão que ele tinha antes.
Em termos de design, o V-Online passa a ser vendido com uma dianteira
totalmente revista. O SUV ganha novos faróis com três faixas de luzes diurnas
(DRL) em LED, sendo que a barra superior se conecta entre si por meio de uma
barra iluminada também na grade dianteira. Ao centro, essa barra iluminada
recebe um ‘V’, inserida dentro de uma barra em preto brilhante. Os faróis
principais aparecem de maneira bem discreta. Eles estão logo abaixo das luzes
diurnas (DRL) dos faróis superiores e conectados com a grade dianteira. Falando
nela, a grade é totalmente nova.
A grade manteve o mesmo formato em ‘U’, mas recebeu uma nova
grelha com barras verticais e nas extremidades existem um acabamento em preto
brilhante, presente em toda a grade dianteira. A parte central e inferior da
grade dianteira ainda possui um espaço para a placa. Ainda falando sobre o
para-choque dianteiro, ele recebe uma entrada de ar inferior trapezoidal com um
acabamento em preto brilhante no entorno. Nas extremidades, ele possui uma
entrada de ar verticalmente inclinada e com um acabamento em preto brilhante.
O logotipo da marca fica entre o capô e a grade, ainda no para-choque dianteiro. O capô também é novo e recebeu novos vincos, com destaque para um vinco mais longo que do modelo anterior, nascendo a partir dos faróis superiores e se conectando com a coluna A. De perfil, por ser uma reestilização, se percebe que o V-Online recebe apenas novas rodas, que variam de acordo com cada versão. O modelo apareceu com novas rodas de liga leve de 18 polegadas (com pneus 235/60 R18) ou 19 polegadas, calçadas com pneus 235/55 R19. O modelo híbrido recebeu rodas com um desenho raiado e a unidade FCEV recebe rodas com desenho mais aerodinâmico.
O teto do SUV se manteve o mesmo, enquanto a traseira pouco muda em relação ao anterior. Destaque fica para o aerofólio vazado, fixado nas extremidades e no centro. Ao centro, ele possui um brake-light em ‘V’, assim como o vidro segue levemente inclinado. As lanternas mantiveram o mesmo formato e layout, assim como a tampa do porta-malas. A unidade novidade da tampa é que ele perde o nome Venucia escrito por extenso para trazer o logotipo da marca, ao centro. No para-choque traseiro estão as únicas mudanças em relação ao V-Online anterior.
O para-choque traseiro recebe um novo acabamento na parte inferior. Nele, a área que era em plástico preto, passa a ter um espaço com a mesma cor da carroceria. Ele manteve a iluminação da parte inferior inalterada, onde estão as lanternas de neblina, luzes de ré e refletores dispostos horizontalmente. Até mesmo o plástico preto presente em toda a parte inferior da carroceria se manteve em sua grande maioria, com exceção do para-choque dianteiro e traseiro com alterações. A parte inferior do para-choque ainda ganha um novo difusor de ar com pequenas aletas verticais que contribuem para o fluxo de ar.
Por dentro, a Venucia também aplica mudanças, mas muito sutis também. Ele manteve o mesmo volante com aro superior e inferior achatado, com três raios e controles multifuncionais. O V-Online ainda possui um quadro de instrumentos com uma tela de 12,3 polegadas, assim como a central multimídia, também com uma tela de mesmo tamanho – que ganha o sistema de conexão inteligente Qichen V-Link. Dispostas lado a lado, as telas ficam na frente de uma faixa que percorre todo o painel e esconde as saídas de ar-condicionado das extremidades, que são horizontais assim como as saídas de ar centrais.
Estas ainda possuem um contorno cromado. Uma das novidades é que o painel passa a ser vendido com uma opção bitom. O modelo das imagens, por exemplo, possui materiais em preto e couro branco, presente não só no painel, mas também nos painéis das portas. O console central e os bancos receberam um acabamento em couro branco e com uma nova padronagem. O console central recebe um acabamento em preto brilhante que tem espaço para carregador de smartphone e 2 porta-copos grandes ficam escondidos no espaço logo abaixo das saídas de ar centrais.
Já a alavanca de câmbio tradicional foi substituída por um seletor tipo joystick que sobe e desce de acordo com cada marcha desejado para a condução. Vazado, o console central possui um segundo andar com tomada 12V, entradas USB e um novo carregador por indução, voltado para o lado do passageiro. O painel manteve a faixa de iluminação que estão acima das saídas de ar-condicionado centrais e mais nas extremidades, se conectando com os painéis das portas, com 64 cores personalizáveis. Desenvolvido a partir da Venucia Smart Arquitecture (VSA), o V-Online passa a ter 4,607 metros de comprimento, 2,700 metros entre os eixos, 1,917 metro de largura e 1,629 metro de altura.
O porta-malas tem 605 litros, mas com a segunda fileira de bancos rebatida, alcança 1.520 litros de capacidade. Mecanicamente, as novidades ficam por conta da sua mecânica, que passa a ter uma gama de motores eletrificados. Com um conjunto híbrido plug-in (PHEV) chamado de DD-i, ele passa a ser vendido com o motor 1.5 Turbo a combustão, a gasolina, que desenvolve 163cv e 23,4kgfm de torque no eixo dianteiro e um motor elétrico no eixo traseiro. Este entrega 204cv e 32,6kgfm. A Venucia não revelou qual a potência combinada do conjunto, mas confirma que o SUV será vendido com duas opções de bateria.
A primeira é uma bateria de 10,3kWh que oferece uma autonomia elétrica de 60km e a segunda é uma opção de bateria de 18,4kWh que oferece autonomia puramente elétrica de 110km. Ambas as opções de baterias são ternárias de lítio e fosfato de ferro-lítio/bateria de lítio ternária, respectivamente. Com a bateria maior, ele oferece uma autonomia híbrida de 1.132km, no ciclo NEDC. Em termos de desempenho, a Venucia confirma que ele acelera de 0 a 100km/h em 7,8 segundos com a bateria de 10,3kWh ou 7,9 segundos com a bateria de 18,4kWh.
Ainda falando sobre as baterias, a opção menor só pode ser recarregada em um WallBox e recupera de 20% a 100% em 3h30. Já a bateria maior suporta recarga rápida que recupera de 30% a 80% em apenas 30 minutos. Em um WallBox, a bateria de 18,4kWh recupera de 20% a 100% em 5h30. Com o motor movido a células de hidrogênio, o V-Online usa um motor a hidrogênio de 81cv junto de um motor elétrico de 218cv. Junto ao sistema está ligada uma bateria LFP do braço direito da BYD, a FinDream. Esse conjunto permite que ele tenha uma autonomia de 500km após 5 minutos de recarga de hidrogênio, sendo que um quilograma de hidrogênio permite que ele rode 120km ou tem um consumo de 0,751kg de hidrogênio a cada 100km.
O SUV possui um tanque de 70Mpa. De série, as novidades ficam por conta de um sistema de boas-vindas multidimensionais, chave virtual do carro para smartphone e sistema de conectividade inteligente V-Link. Há um sistema que permite arranque contínuo através da função ODS do condutor, eliminando a necessidade de um botão de ignição tradicional. Outra novidade é um teto solar elétrico e panorâmico, com uma cobertura envidraçada de 1,7m² Sistema inteligente de assistência à condução Venucia V-Pilot L2 que inclui sistema de navegação inteligente de alta velocidade (ICC), alerta de saída de faixa (LKA), correção de saída de faixa (LDP) e imagem de visão surround estereoscópica de 540°.
Este possui sistema de imagem de vigilância panorâmica de alta definição 3D AVM com função de chassi transparente e sem pontos cegos. A lista cresce com estacionamento totalmente automático, sistema inteligente de assistência à frenagem pré-colisão (FEB), sistema de alerta de objetos em movimento (MOD), sistema de aviso de abertura de porta (DOA), alerta de colisão traseira (RCW), sistema de correção inteligente (EAPM) para pisar acidentalmente no acelerador, sistema de aviso de marcha-ré (CTA), sistema de alerta de saída de faixa (LDW), alerta de ponto cego (BSW), sensor de pressão dos pneus (TPMS), sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e controle de cruzeiro (ASCD).
O V-Online também possui mais itens como o sensor de fadiga ao volante, conexão de rede inteligente (com o Xiaodu OS), monitoramento de trânsito em tempo real e navegação online em tempo integral, sistema de navegação de mapas de alta precisão, sistema inteligente de interação por voz, sistema preciso de reconhecimento de fala em dois tons, conectividade com Baidu Chejia Internet, oito airbags (frontais duplos, airbags laterais dianteiros, de cortinas de ar frontais/traseiras), cinto de segurança dianteiro com limitadores de força pré-tensionados de três pontos e lembrete do não-afivelamento dos cintos.
A Venucia também o equipa com ISOFIX, sistema de frenagem de emergência (ESS), freio de estacionamento dinâmico (DPB), ABS com distribuição da força de frenagem (EBD), controle de tração (TCS), assistência em subidas em rampa (HSA), freio de estacionamento elétrico (EPKB), estacionamento automático Auto Hold, controle de estabilidade (ESP), sistema de alerta sonoro de veículo de aproximação de pedestres (VSP) e outros. Os equipamentos variam de acordo com cada uma das quatro versões que ele será oferecido.
Na China, ele será vendido com as cores Very White, Wow Gray, Not Afraid of Darkness, Super Want Red, Not Burnt Green/Black Dual Color, Very White/Black Dual Color. Ele será vendido nas versões iC, iD, iE e iT. Os preços vão de 118.900 a 149.900 yuans. Atualmente, o V-Online é produzido na fábrica de Zhengzhou, na China, na unidade fabril da joint-venture Dongfeng-Nissan.
Fotos: Venucia / divulgação
Comentários
Postar um comentário