Suzuki confirma Jimny 5p pode ser lançado ao Brasil e negocia vinda com a matriz

Suzuki aguarda sinal verde para vender o Jimny XL no Brasil, mas opção de carroceria já está confirmada para ser vendida aqui; estreia pode ocorrer neste ano



A Suzuki parece um tanto abandonada em nosso mercado vendendo apenas o Jimny, com a carroceria de 3 portas. No entanto, a marca já trabalha de novos produtos e também na chegada de uma nova opção de carroceria para o Jimny, que será a mesma apresentada no início do ano passado, na Índia. A opção de 5 portas do modelo está confirmada para ser vendia aqui, de acordo com informações. O seu lançamento deve acontecer em algum momento deste ano de 2024, se não houver atrasos.

Além da Índia, a opção de carroceria será vendida em mercados como Oceania, América do Sul, África e Ásia. Produzido na Índia, a opção de carroceria chegará ao nosso mercado com mais espaço interno para quem busca mais espaço no Jimny. A versão maior ainda assim é compacta, tendo 3,985 metros de comprimento, 2,590 metros entre os eixos, 1,645 metro de largura e 1,720 metro de altura, ou seja, o Jimny ‘XL’ possui 34,0 centímetros a mais que o modelo já conhecido, além de ser entre 75kg e 125kg mais pesado que o modelo de 3p, tendo entre 1.195kg a 1.210kg.

Visualmente, as novidades estão presentes apenas quando se vê o Jimny de perfil. Nesse caso, ele ganha uma porta dianteira mais compacta e uma inédita porta traseira. Outra novidade é a pequena janela vigia, com estilo vertical, e vidros das portas continuam com um aspecto mais quadrado, tradicional no modelo. O bocal do tanque de combustível foi realocado, enquanto as caixas de rodas continuam proeminentes e com acabamento em plástico preto. Internamente, as novidades ficam por conta de bancos dianteiros que podem ser reclinados até o ponto que se conectam com os bancos traseiros.

A solução permite que os ocupantes possam até mesmo dormir dentro do Jimny. O porta-malas saltou dos irrisórios 85 litros para 208 litros de capacidade, o que ainda é pouco, mas representa mais que o dobro do anterior. Com a segunda fileira de bancos rebatida, a Suzuki confirma que ele possui interessantes 332 litros de capacidade. Mecanicamente, ele é equipado com o mesmo motor 1.5 16v a gasolina que desenvolve 105cv de potência e 13,6kgfm de torque, acoplado tanto com o câmbio manual de 5 marchas como o automático de 4 velocidades.

O sistema de tração é 4WD com possibilidade do engate 2WD ao 4WD em até 100km/h, além de poder ser equipado com tração 4x4 com reduzida. Ele também possui o sistema AllGrip Pro com reduzida e função LSD que facilita passar pelos obstáculos. Ainda não se tem informações quais versões que serão lançadas em nosso mercado. Hoje, o Jimny 3p é vendido nas versões 4You, 4Sport, 4Style e 4Expedition. De acordo com o Motor1 Brasil, a HPE Automotores, responsável pela Mitsubishi e Suzuki no país, confirma que negocia com a Suzuki Global o lançamento da versão aqui. Atualmente, o Jimny XL é produzido na unidade de Gurugram, na Índia, de onde virá ao nosso mercado.



Fotos: Suzuki / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte I

Lynk & Co revela imagens teaser de um novo SUV, chamado previamente de 'L946', na China

Eletrificados, abril de 2023: vendas crescem 53% e atingem melhor abril da história

Tank registra imagens de patente do 500 com novo motor híbrido plug-in chamado Hi4-Z

Toyota apresenta o novo Corolla Cross na Tailândia, com mudanças visuais de meia-vida

Volkswagen convoca recall de Polo, Virtus, Nivus e T-Cross com falha em apoio de cabeça

Alfa Romeo revela teaser que pode antecipar a nova geração do Stelvio, que estreia em 2025

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Subaru já trabalha na chegada do Forester Hybrid e antecipa teaser do motor HEV

Galaxy registra imagens de patente do E5 no MIIT, um novo SUV elétrico, para a China