Renault e Valeo fecham parceria para desenvolver carros definidos por software
Renault confirma desenvolvimento da tecnologia SDV com a Valeo, que vai ajudar a marca francesa a trabalhar com veículos definidos por software
A Renault Group confirmou que é a Valeo que vai ajudar o
grupo francês a trabalhar com carros definidos por software, chamados de Software
Defined Vehicle (SDV). A parceria entre as duas empresas deve ser fortalecida
porque a Valeo já tinha uma parceria com a Renault desde 2022, quando criaram
os motores elétricos para a nova geração de BEVs que a marca prepara. Essa nova
parceria vai fazer com que os carros da Renault tenham uma arquitetura elétrica
e eletrônico de última geração.
A arquitetura SDV vai permitir que os carros possam ser
atualizados durante todo o seu ciclo de vida útil, permitindo até ganhar novas
funcionalidades sem fazer alterações no hardware. A Valeo deve fornecer
componentes elétricos e eletrônicos essenciais para veículos definidos por
software, incluindo computadores de alto desempenho. As equipes de
desenvolvimento da Valeo já trabalham em centros da Renault Group, como em Guyancourt,
Toulouse e Sophia-Antipolis. Esse trabalho é realizado em colaboração com as
equipes da Renault Software Factory, enquanto a Valeo também será responsável
por fornecer software para aplicações de bordo, como assistentes de estacionamento.
Essa parceria entre as duas empresas deve ser benéfica para a Renault, que vai reduzir os custos de desenvolvimento da arquitetura elétrica básica e eletrônica, ao mesmo tempo que a Valeo também ganha com a experiência de desenvolver o sistema. A parceria entre as duas empresas inclui também foco em alto desempenho, compatibilidade e segurança. Recentemente a Renault assinou uma parceria com a Google para criar um sistema operacional de armazenamento em nuvem e com chip da Qualcomm para o chassi digital, além de um sistema System-On-Chip.
“Com a Valeo em nosso ecossistema tecnológico, foi dado um importante passo de desenvolvimento no caminho para o nosso veículo definido por software. A nova parceria combina as competências, o know-how e a força inovadora de ambas as empresas francesas para oferecer veículos tecnologicamente avançados que sejam competitivos em termos de custos e tempo de desenvolvimento. O Renault Group e a sua futura unidade de negócios Ampere para veículos elétricos e software estão assim a expandir ainda mais a sua posição na cadeia de valor do futuro. Eles também estão fortalecendo sua afirmação como uma empresa automotiva de próxima geração.”, destacou François Provost, Diretor de Compras, Parcerias e Relações Públicas do Renault Group.
“O desenvolvimento conjunto fortalece a parceria de longa data entre a Valeo e o Renault Group. A Valeo orgulha-se de preparar o futuro do veículo definido por software com este importante contrato em conjunto com o Renault Group. A parceria estratégica demonstra o nosso compromisso em ultrapassar os limites da tecnologia automóvel em conjunto para melhorar ainda mais a experiência de condução e a segurança.”, destacou Marc Vrecko, Presidente da Unidade de Negócios de Sistemas de Conforto e Assistência à Condução da Valeo. O desenvolvimento de carros com essa tecnologia estaria ligado ao sistema Over-The-Air (OTA).
Isso já está presente nas centrais multimídias de alguns carros da Renault como Zoe, Clio, Captur, Arkana e do sistema OpenR de Mégane E-Tech e Austral. A Renault destacou recentemente que a arquitetura flexível e escalável do Veículo Definido por Software permitirá o desenvolvimento e integração mais rápidos de novos recursos ao longo do ciclo de vida do veículo, diretamente na nuvem, ou seja, em servidores online seguros acessíveis de qualquer lugar e a qualquer hora. O sistema vai poder contribuir na manutenção preventiva do automóvel, personalização do interior do habitáculo e na gestão da carga da bateria ou do sistema de infoentretenimento.
Fotos: Renault / divulgação
Comentários
Postar um comentário