Mona, primeira criação da XPeng, ganha as primeiras imagens teaser e estreia em junho
Marca generalista da XPeng, Mona ganha primeiro teaser e vai estrear na China com um sedã elétrico; novidade deve aparecer ainda neste ano de 2024
Depois da Nio confirmar que teria duas novas marcas abaixo
da própria, a XPeng também quer desenvolver uma nova marca para atuar abaixo de
si. Generalista, a Mona estreia na China ainda neste ano de 2024 na China e
antecipou as primeiras imagens do seu primeiro produto, que será um sedã
elétrico. Prevista para ser apresentada oficialmente em junho, a Mona vai estrear
com um carro de design bem diferente dos carros da XPeng, até mesmo para criar
uma diferenciação entre as empresas.
Apesar de ser apresentado em junho, tanto a marca como o seu
primeiro produto começam a produção apenas no terceiro trimestre e as vendas
começam no trimestre seguinte, entre os meses de outubro a dezembro. De acordo
com as imagens da XPeng, o nome Mona vem das iniciais de ’Made Of New AI’ ou
com tradução de ‘feito de nova inteligência artificial’, indicando que a marca
deve nascer com muitos recursos de inteligência artificial. Nas primeiras
imagens, o sedã possui um desenho de linhas mais arredondadas, marcado por
poucas linhas retas e angulosas.
A XPeng até possui produtos com desenho mais arredondados
como é o caso do G6, mas algumas linhas são mais retas. Esse primeiro produto
da Mona possui faróis e lanternas com um desenho em ‘T’, com uma iluminação, com
uma dianteira com um design que deve ser bem excêntrico, com faróis grande e
que se conectam entre os faróis e os faróis de neblina numa mesma peça, com
projetores em LED e luzes diurnas (DRL) com uma barra que pode se ligar entre
si na dianteira. O design pode até lembrar um pouco as linhas dos carros da Polestar,
especialmente na dianteira com o design dos faróis.
O para-choque dianteiro ganhará um desenho limpo e virá apenas com uma entrada de ar inferior que será repartida ao centro por um friso. O desenho do carro deve ser baseado na aerodinâmica e a dianteira terá um desenho mais em cunha, o que deve fazer a dianteira ser mais baixa. De traseira, ele possui uma tampa do porta-malas com um aerofólio desenhado na própria tampa, com lanternas em forma de ‘T’ e que invadem a tampa do porta-malas. De perfil, se nota que o carro possui retrovisores com base nas portas e com repetidores de setas.
De perfil também se nota que ele terá portas com maçanetas retráteis (pop-up), assim como os irmãos da XPeng. O para-lama dianteiro vai trazer um acabamento em preto brilhante com uma câmera, indicando que ele será equipado com um sistema de condução autônoma. Muito provavelmente, seja o mesmo usado e criado pela XPeng, que foi apresentado recentemente pela marca e com o P7i. Chamado de XNGP, o sistema vai contribuir para que o sedã possa assumir o comando da condução em alguns trechos mais curtos, por não ser uma condução puramente autônoma.
“A partir do terceiro trimestre, iniciaremos um ciclo de lançamento de uma série de novos produtos com estilo forte nos próximos três anos, que cobrirão os principais segmentos de mercado da faixa de preços de 100.000 a 400.000 yuans, que inclui uma série de novos tipos de produtos, como o X9, que se concentram na inovação da categoria.”, destaca Hi Xiaopeng, CEO da XPeng. Há rumores de que a Mona nasça a partir da parceria que foi firmada entre a XPeng e a DiDi, que funciona na China como a Uber, sendo um aplicativo de mobilidade urbana – dono da 99, que atua no Brasil.
Esse acordo entre as empresas vai prever que a DiDi ganhe cerca de 180.000 unidades dos carros da Mona para ser utilizados como carros do aplicativo na China. Ano passado, Xiaopeng confirmou que quer “explorar a cooperação estratégica em diversas áreas, incluindo marketing, serviços financeiros e de seguros, cobrança, robotáxi e expansão do mercado internacional. Os produtos Smart EV classe A da Xpeng sob a nova marca não apenas aumentarão significativamente nossa escala, mas também acelerarão a adoção de nossas tecnologias Smart EV no segmento de mercado de massa, levando nossas tecnologias a um cliente muito mais amplo. base.", destacou.
O executivo ainda adiciona que “continuará a criar valor e a capturar oportunidades de crescimento no ecossistema de mobilidade, bem como na condução autônoma”. Conhecido internamente como F59, o sedã que marcará a estreia da marca ainda não possui nome. Sabe-se que ele já está em sua segunda bateria de testes de pré-produção, indicando que está cada vez mais próximo do fim do seu desenvolvimento. Ele será produzido em uma das fábricas da XPeng, em Zhaoqing, província de Guangdong, na China.
Fotos: Mona / divulgação
Comentários
Postar um comentário