MG apresenta oficialmente o EX4 Concept no Festival de Goodwood of Speed com 435cv

MG apresentou o EX4 Concept durante o Festival de Goodwood de 2023 como uma versão de competição e esportiva; hatch presta homenagem ao Metro 6R4



A inglesa Morris Garages (MG) se salvou da falência nos últimos anos graças à SAIC, um grupo chinês que adquiriu a marca. Com muita história, a marca inglesa parece estar retomando o espaço que tinha na Europa com novos produtos elétricos. Um dos casos mais recentes de sucesso da empresa é o MG4, um hatch médio lançado em 2022 que vem conseguindo ter sucesso em vários mercados, atuando com um preço competitivo. O hatch antecipa o que esperar da marca no futuro.

Ao mesmo tempo, ele quis fazer uma homenagem ao passado da marca durante o Festival de Goodwood of Speed de 2023. Homenageando o Metro 6R4 de 1983, o EX4 Concept surgiu como uma leitura do clássico para comemorar os 40 anos do hatch que o inspira. O desenvolvimento da novidade conta com um design muito próximo de um carro de competição, com uma série de atualizações em seu design externo. Na dianteira, ele recebe mudanças nos faróis com uma máscara escurecida e com as luzes diurnas (DRL) que seguem na parte superior dos faróis.

O logotipo da marca, no para-choque, também é escurecido, enquanto as extremidades mantiveram as entradas de ar verticais com um acabamento em preto brilhante, com um prolongamento horizontal na parte superior. A parte inferior do para-choque dianteiro manteve a entrada de ar trapezoidal – com a novidade de ter uma faixa de reboque no lado esquerdo da entrada de ar, com um acabamento em verde-limão. Mas a novidade é que ele possui um nada discreto spoiler dianteiro com o nome EX4 que possui asas verticais nas extremidades que lembram, de fato, o Metro 6R4 e dão uma cara até de fórmula para o EX4.

O para-brisa ganha adesivos na parte superior e o capô igualmente recebe adesivo cinza na parte central. De perfil, as novidades ficam por conta de apêndices aerodinâmicos. E eles estão espalhados por vários lugares. Começa com o para-lama dianteiro, que possui um apêndice aerodinâmico próximo do para-brisa, em verde. Além deste, existe um outro na parte inferior da carroceria, logo após a roda dianteira. Esse ainda se conecta com novas saias laterais que são bem mais avantajadas e possuem até mesmo entradas de ar na porta traseira. Tanto o para-lama dianteiro como o traseiro possuem extensores que não deixam mais largo, mas ajudam o fluxo de ar.



Eles também possuem saídas de ar. As rodas recebem calotas aerodinâmicas com poucas aberturas para evitar que o atrito do ar nas rodas possa atrapalhar a aerodinâmica. As rodas também cubo fixo e único para fixação, algo típico de um carro de competição também. As capas dos retrovisores recebem um acabamento verde, assim como ele possui adesivos verde e preto pelas laterais, incluindo a numeração do carro – presente no para-lama dianteiro. De traseira, o EX4 Concept se destaca claro, pelo enorme aerofólio na traseira, que é fixado nas portas traseiras – que são inúteis no conceito de competição.

As lanternas recebem um acabamento escurecido, mas ainda são funcionais. Ele possui quatro barras horizontais como adesivo na tampa do porta-malas e o para-choque traseiro recebe atualizações também, com um acabamento em plástico preto com um enorme difusor de ar com quatro hastes verticais. Acima delas, o nome EX4 aparece ao centro. O teto do conceito é pintado em preto brilhante, enquanto a MG não revelou imagens do interior. Apesar disso, se percebe que ele possui gaiolas de proteção, bancos esportivos e não possui funcionalidade a segunda fileira de bancos – que deve ter sido retirada para diminuir o peso.

O acabamento interno também deve ter sido todo refeito em favor de manter apenas o essencial. A marca sino-inglesa foi econômica até mesmo nas informações sobre o conceito. Sabe-se apenas que ele possui um par de motores elétricos que desenvolvem 435cv e 61,1kgfm. Com esse conjunto, o EX4 Concept acelera de 0 a 100km/h em 3,8 segundos. “A atmosfera única de Goodwood é o local perfeito para mostrar a nossa nova geração de MG elétricos que irão envolver e entusiasmar os condutores, além de ser uma excelente forma de dar início às nossas celebrações do centenário.”, disse Guy Pigounakis, Diretor Comercial da MG UK.

Projetado pela equipe da MG em Londres, que desempenhou um papel fundamental no projeto do Cyberster também, criou o EX4 com uma pintura distinta projetada especialmente para Goodwood e comemora o 40º aniversário do Metro 6R4. Ele claramente não ganhará uma versão de produção, mas pode atiçar a marca a participar novamente de competições, principalmente porque o conceito está praticamente pronto para concorrer em algumas categorias. 





Fotos: MG / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hyundai reajusta novamente os preços de HB20 e HB20S no Brasil em até R$ 800

Kia Cerato vai receber motor Turbo no Brasil em 2023, com a chegada da reestilização

Os 100 veículos mais vendidos do Brasil em abril de 2023: Land Rover Defender surge em 76º

Renault reajusta os preços do Kwid e hatch começa em R$ 76.090 na versão Zen

Mercado, abril de 2023: vendas avançam 11%, Seres estreia e McLaren quebra recorde

BYD reedita parte das promoções de novembro em dezembro com quase toda linha

Volkswagen trabalha em uma versão híbrida plug-in, o eHybrid, para a Caddy na Europa

Fiat alcança 22% de mercado em abril e vê a Strada líder pelo 17º mês consecutivo

Maxus revela as primeiras imagens oficiais em novo teaser da picape média Terron 9

Jeep mantêm liderança entre os SUVs em abril com destaque a Compass e Commander