Fiat apresenta oficialmente o novo 600 na Europa, que aparece como substituto do 500X

Fiat apresenta o retorno do 600, que ressurge na Europa como um SUV compacto que vai substituir o 500X e possui uma opção de motor puramente elétrico



A Fiat na Europa segue apresentando uma renovação do lineup dos seus compactos. Agora é a vez do 600, que reestreia na Europa como um SUV compacto que tem até mesmo uma opção de motor elétrico, chamado de 600e. Segundo produto elétrico da marca depois do novo 500e, o SUV compacto estreia no Velho Continente aposta no design e estilo e vida italiana do ‘Dolce Vita’, oferecendo uma experiência de condução viva, confortável e bonita. O resgate do nome 600 veio de uma proposta de ser um 500 maior.

A Fiat desenhou o novo 600 com um estilo bem parecido com o do 500, com os faróis que continuam circulares e com luzes diurnas (DRL) em LED. Ao mesmo estilo do 500e, o 600 possui os faróis circulares, mas existe um semicírculo nos faróis principais – tendo uma parte superior vazada e com acabamento na cor da carroceria. Os faróis principais têm projetores em LED, além de luzes diurnas (DRL) em LED em ‘U’. os faróis possuem um pequeno prolongamento para as extremidades laterais do SUV, com um acabamento em preto brilhante e com o nome 600 inserido.

O para-choque dianteiro possui um vinco de desenho trapezoidal onde fica o logotipo 600 e abaixo tem uma entrada de ar horizontal. Nas extremidades laterais, o para-choque dianteiro possui novas luzes DRL com dois quase círculos perfeitos – sendo interrompidos ao meio, horizontalmente. O para-choque dianteiro também possui uma entrada de ar inferior com um desenho trapezoidal com entradas de ar verticais com uma parte central com câmeras e sensores. Nas extremidades, existe um acabamento em plástico preto emoldurando a entrada de ar inferior, com faróis de neblina.

Os acabamentos em plástico preto possuem um desenho em ‘L’. Quase toda a parte inferior da carroceria possui um acabamento em plástico preto, enquanto o capô possui um par de vincos centrais bem definidos, que nascem a partir do nome 600. De perfil, o SUV compacto possui um desenho que lembra um pouco o seu antecessor, o 500X. A diferença é que o 600 possui um porte um pouco mais compacto. Há acabamento em plástico preto em toda a parte inferior da lateral, inclusive nas caixas de rodas e na parte inferior das portas – além das saias laterais.



Em termos de área envidraçada, o novo 600 possui um acabamento em preto brilhante na coluna C que dá uma continuidade ao desenho dos vidros. Há acabamento em plástico preto nas colunas das portas e no acabamento dos retrovisores – que tem repetidores de setas. Em termos de vincos, a Fiat desenhou um 600e com poucos vincos profundos. Todos tem um desenho mais suave, como os vincos nas caixas de rodas (próximo dos acabamentos em plástico preto) que ajudam a alargar os para-lamas, além de dois vincos horizontais, sendo um mais superior que define a linha de cintura do SUV.

Outro vinco fica na parte inferior das portas. Por fim, as rodas do 600 variam de 16 a 18 polegadas (215/65 R16 e 215/55 R18), que variam de acordo com as versões. No teto, o SUV possui uma antena estilo barbatana de tubarão. Já na traseira, o 600 repete um design muito semelhante ao do 500e. Há um aerofólio traseiro com brake-light integrado e um vidro traseiro levemente inclinado. As lanternas tem um desenho retangular vertical, com uma iluminação em LED com um ‘C’, além de vir com um acabamento em preto brilhante. A tampa do porta-malas possui o logotipo Fiat abaixo do vidro traseiro.

Mais abaixo, ele possui uma régua na cor da carroceria que tem o espaço para a placa logo abaixo. Há um vinco horizontal na parte inferior da tampa, que invade o para-choque traseiro. Falando nele, a Fiat adicionou um 600 com um acabamento em plástico preto na parte inferior. Nesse acabamento existem dois vincos horizontais. O vinco mais superior tem o logotipo 600 no próprio acabamento, cortado por cores que fazem alusão à bandeira da Itália, sendo cada número com um vinco de uma cor. Nas extremidades, há luz de neblina no lado esquerdo e de ré no lado direito, além de ter uma área para refletores.

Ao centro e na parte inferior, o acabamento tem a mesma cor da carroceria. Internamente, novamente vemos um parentesco com o novo 500e, com quadro de instrumentos com tela digital de 7 polegadas, que é configurável. O volante tem dois raios, com comandos multifuncionais e o logotipo 600 ao centro. O painel possui uma central multimídia com tela digital de 10,25 polegadas para a central multimídia, que possui alta capacidade de personalização com o Navi, além de ter conectividade com Apple CarPlay e Android Auto sem fio.



Para dar ainda mais suporte aos clientes, o Fiat 600e oferece os serviços Uconnect, que possui comandos de voz para comunicar com o sistema de navegação de bordo, o sistema Tom Tom, cujos mapas se atualizam automaticamente e são capazes de mostrar todos os postos de carregamento disponíveis ao longo do percurso e fornecer informações em tempo real sobre estacionamento gratuito próximo à via pública, economizando tempo e dinheiro. O painel tem linhas ovaladas, com um vinco prateado que percorre todo o painel.

A parte inferior desse acabamento ovalado estão as saídas de ar-condicionado do SUV, sendo todas as saídas com um desenho horizontal. São duas saídas de ar centrais (separadas apenas por alguns botões físicos) e cada uma das outras duas nas extremidades. Abaixo das saídas de ar centrais, estão o botão Start/Stop e uma área horizontal com uma série de controles, a maior do sistema de ar-condicionado, atalhos de menu e outros do volume da central multimídia. Abaixo destes controles, ele possui um porta-objetos para smartphones, inclusive com carregador por indução.

Abaixo, ele possui uma nova área de controles, onde fica o câmbio automático por botão, envolto de um acabamento prateado. O console central possui um grande compartimento onde fica dois porta-copos. Esse compartimento possui uma capa personalizada e os porta-copos são flexíveis para permitir pausas convenientes, em bolsos nos bancos e compartimentos estratégicos de armazenamento dianteiros. O console ainda possui um freio de estacionamento eletrônico e ao lado fica o seletor dos modos de condução. Logo em seguida, existe um outro compartimento de objetos.



Ao todo, são 15 litros de porta-objetos apenas no interior. Os painéis das portas possuem maçanetas prateadas e controles dos vidros no descansa-braço, enquanto o banco do condutor é equipado com ajuste elétrico de inclinação e função de massagem traseira. O novo 600 também oferece bancos em couro sintético marfim com logotipo Fiat e com detalhes em turquesa, além de sistema de aquecimento de três níveis. Além disso, para uma experiência de condução confortável e agradável, os equipamentos são completados por tapetes de veludo, bancos traseiros rebatíveis divididos (60/40).

O interior do SUV também possui entradas USB (A e C, na primeira e segunda fila de bancos). Por fim, o 600 também possui um sistema de iluminação no painel, personalizável em 64 cores diferentes e os clientes podem selecionar até 8 cores diferentes para luz ambiente e ambiente de rádio. Desenvolvido a partir da plataforma modular CMF, o novo 600 possui 4,171 metros de comprimento, 2,562 metros entre os eixos, 1,781 metro de largura e 1,577 metro de altura. O SUV possui um porta-malas de 360 litros de capacidade (que pode chegar a 385 litros no MHEV), que pode chegar em 1.231 litros com a segunda fileira de bancos rebatida.

O peso é de até 1.520kg, o que para um modelo elétrico não chega a ser muito pesado. Destes, apenas a bateria pesa 339kg. Mecanicamente, o 600 virá com o inédito motor elétrico de 156cv e 26,5kgfm, acoplado a um câmbio automático de marcha única e tração dianteira. Ele é o primeiro Fiat a ser equipado com o novo motor desenvolvido pela Emotors – uma joint-venture da Stellantis e da Nidec Leroy-Somer Holding. O elétrico é desenvolvido na base e-CMP, com uma arquitetura elétrica de 400V e é equipado com uma bateria de 54kWh, de íons de lítio.



De acordo com a marca italiana, ele possui uma autonomia de 409km no ciclo misto, mas pode rodar 604km apenas no ciclo urbano. Para recarga da bateria, o 600e possui ser plugado em estações de recarga de 100kW, que recupera até 80% da bateria em 27 minutos. Ele também pode ser recarregado em um WallBox de 11kW, que recupera toda a bateria em 5h45. Em recarga lenta de 3,7kW, ele recupera toda a bateria em 16h10. Com esse motor elétrico de 156cv e 26,5kgfm o 600e acelera de 0 a 100km/h em 9,0 segundos, tendo a velocidade máxima de 150km/h, limitado eletronicamente.

O SUV ainda possui três modos de condução: Eco, Normal e Sport. Outra opção de motor é o 1.2 PureTech que desenvolve 100cv de potência e torque de 20,9kgfm, acoplado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem de 6 marchas junto de um motor elétrico de 29cv, que funciona com um sistema híbrido-leve de 48V (MHEV), de íons de lítio. O motor elétrico permite que o 600 possa rodar até 30km/h somente com eletricidade. A aceleração de 0 a 100km/h é feito em 11,0 segundos e ele possui um motor acionador de partida por correia que garante a mudança do motor elétrico para o motor a combustão de forma perfeita e silenciosa.

Com ciclo Miller, o sistema MHEV reduz o consumo de combustível e redução de emissões de CO2 em 15%. A suspensão dianteira é McPherson e a traseira é eixo de torção, além dos freios a disco nas quatro rodas. De série, o 600 pode ser equipado com um pacote de assistências ao motorista (ADAS) de Nível 2, que adiciona Adaptive Cruise Control (ACC), o Intelligent Speed ​​Assist, Blind Spot Detection, função Stop&Go, freio de estacionamento elétrico, a frenagem autônoma de emergência em caso de presença de ciclistas e pedestres, inclusive com a função de Detecção de Fadiga.



Há sensores de 360°, a visão traseira de 180° graças à câmera dedicada, equipada com grade dinâmica, ajudam a evitar obstáculos durante manobras de estacionamento ou manobras complexas. A lista aumenta com tampa do porta-malas com abertura elétrica que abre automaticamente, ar-condicionado automático, sensores crepusculares e de chuva, sistema de áudio com 6 alto-falantes, um rádio de 10,25 polegadas personalizável com Navi, Apple CarPlay e Android Auto sem fio e serviços conectados. O sistema Uconnect adiciona comandos de voz para comunicar com o sistema de navegação de bordo.

Este usa o sistema Tom Tom, cujos mapas se atualizam automaticamente e são capazes de mostrar todos os postos de carregamento disponíveis ao longo do percurso e fornecer informações em tempo real sobre estacionamento gratuito próximo à via pública, economizando tempo e dinheiro. O Application Fiat adiciona software com vários comandos à distância para utilizar as funções do veículo (por exemplo, utilização de faróis, buzina, abertura/fecho centralizado das portas, aquecimento ou ar-condicionado). O SUV será vendido em duas versões: La Prima e RED.

Esse último vem apenas na cor vermelha, preto ou branco, sempre com o vermelho tendo destaque – nem que seja em elementos decorativos. Há também um elemento distintivo como logotipo, tanto no exterior como no interior. O SUV ainda possui detalhes de design dos bancos exclusivos em tecido reciclado e revestimento RED do túnel central inteligente sublinha ainda mais a parceria. O La Prima será vendido nas cores Italy Sun Orange, Italy Sea Green, Italy Land Sand e Italy Sky Blue. Os preços variam de 24.950 no modelo híbrido e vai de 35.950 a 40.950 euros no elétrico, na Itália. 








Fotos: Fiat / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mitsubishi revela teaser da reestilização do Outlander, que estreia neste semestre

Volkswagen registra o batismo Udara, que pode ser usado pela futura picape nacional

Geely e Geometry revelam as primeiras imagens teaser do Xingyuan, novo compacto elétrico

Fiat antecipa Giga Panda (ou Multipla) e a nova geração do Fastback para a Europa, em teaser

Dodge revela teaser da nova geração do Attitude no México, elevado a sedã médio

Nissan revela primeiro teaser da nova geração do Patrol, que estreia no dia 4 de setembro

Cadillac XT5 de segunda geração é antecipado em primeiras imagens de patente na China

Chevrolet lança no Brasil o novo Blazer EV, que volta ao país 100% elétrico e entregando 347cv

Ford revela teaser da Ranger Black no Brasil, que retorna em breve com base na XLS

Mercedes-Benz lança novas versões de EQE, EQE SUV e EQS SUV com preços mais competitivos