BMW Série 5 quase teve mesma cara do 7 e marca quer voltar a ter design mais limpo

Salvo pelo gongo: BMW confirma que Série 5 de nova geração quase teve a mesma proporção da grade dianteira do Série 7, diz chefe de design



A BMW apresentou no ano passado a nova geração do Série 5, que ganhou pela primeira vez a presença de uma inédita versão com motor elétrico, o i5. O sedã estreou com um design que parece ser distinto de Série 3 e Série 7, num caminho de diferenciar seus sedãs e não seguir o mesmo exemplo das suas rivais. A boa notícia é que a nova geração do Série 5 primou pelo bom senso, uma vez que seu desenvolvimento contava com uma grade dianteira exageradamente grande.

O intuito da BMW era aproximar o Série 5 do Série 7, fazendo com que a grade de duplo rim fosse realmente grande ao ponto de parecer desproporcional. A informação foi confirmada pelo Chefe de Design da BMW, Domagoj Dukec. “Tentamos a vertical também na fase de design, mas mesmo se você fizer faróis diferentes, ela começa a aparecer o Série 7. Então, discutimos isso com algumas pessoas e depois dissemos: não, vamos mantê-los mais afastados. Foi uma decisão muito deliberada seguir esse caminho e não seguir o Série 7.”, disse Dukec em entrevista recente para o Road & Track.

“Estamos particularmente felizes com o resultado proporcional. Um sedã longo, elegante e esportivo. E isso, para mim, é a essência de qualquer BMW, de qualquer maneira.”, disse o Chefe de Design do BMW Group, Adrian van Hooydonk, na mesma entrevista. “Acho que o que é realmente importante com o Série 5 é que queríamos criar o BMW mais elegante. Não é porque seja uma reação às pessoas que nos culpam pelo XM ou pelo Série 7. É só porque eu sempre disse quando me perguntaram por que os rins são tão grandes, por que isso ou aquilo é. Eu falei: olha, são modelos particulares.”, adicionou Dukec.



“Eles têm clientes expressivos, têm clientes orientados para o status. Então espere até ver os carros da Série 3 e da Série 5, com os quais as pessoas procuram outras coisas.”, complementa. Além dos executivos, a marca também entendeu que o consumidor do Série 5 é diferente do consumidor do Série 7. Neste último, em específico, os consumidores buscam algo mais diferenciado para parecer diferente dos demais. E os executivos voltaram a destacar que o design do Série 5 nasceu com a proposta de ser mais esportivo e que o resultado ainda assim é muito positivo.

“Sinto que quando você deixa a grade um pouco mais horizontal, ela tende a parecer mais esportiva. Se você for mais vertical, é claro que isso acrescenta presença, ou status, se preferir. Então essa foi a razão pela qual achamos que para o 5 deveria ser horizontal. Tentamos o vertical também na fase de design, mas mesmo se você fizer faróis diferentes, ele começa a aparecer no 7. Muito rapidamente. Então, discutimos isso com algumas pessoas e depois dissemos: não, vamos mantê-los mais afastados. Foi uma decisão muito deliberada seguir esse caminho e não seguir o 7.”, adicionou Hooydonk.

Essa visão de produto diferente para o Série 5 vai também de encontro que seus consumidores que compram o sedã há 50 anos não são pessoas que gostam de se exibir. “Eles não querem se exibir. Eles querem um carro que, claro, expresse suas conquistas, mas de uma forma diferente. Um carro para o qual os vizinhos dizem 'ah, que legal!', mas sem pensar 'uau, ele realmente conseguiu'. Conseguimos que o carro parecesse quase mais italiano do que os BMW anteriores, o que se encaixa, porque temos muita história com design italiano não apenas com a Neue Klasse, mas também com o primeiro Série 5.”, finaliza Hooydonk esta entrevista à Road & Track.



Essa mudança também vai de encontro com linhas mais limpas para o futuro, que é o desejo da BMW. A informação foi confirmada por Hooydonk em entrevista ao Top Gear. A fala vem depois de críticas que o público teve últimos lançamentos da marca, como o próprio Série 7 e o XM (acima), por exemplo. “Não ignoramos a conversa. Nós ouvimos isso. Nós vemos isso.”, disse o executivo ao site. Ao menos, a marca confirmou que isso não refletiu nas vendas da marca. “Sentimos que no nosso trabalho precisamos continuar adicionando novos elementos ao design, não podemos continuar repetindo o que temos. Às vezes temos que partir e fazer coisas novas. A razão para isso é que também queremos ter sucesso em 10 anos”, disse Hooydonk.

O executivo confirmou que os carros que estão em desenvolvimento e serão lançados em meados de 2025 e 2026, vão ficar em linha até meados de 2033 e já possuem um design mais limpo. “Normalmente, a maneira como você faz isso é mover as traves do gol. O que significa que quando você lança o carro pela primeira vez, as pessoas não têm certeza – algumas gostam, outras não. Mas então, no ciclo da meia-idade, todos concordam. E depois mantém-se até o fim do ciclo de vida e provavelmente mais além como carro usado”, acrescentou. O executivo também confirma que já tem em mente como será essa nova filosofia de design.

“Temos uma ideia bastante clara de para onde vamos, então não é como se estivéssemos experimentando ou jogando coisas lá fora para ver o que funciona. É um processo muito deliberado.”, disse Hooydonk muito provavelmente já falando sobre a família Neue Klasse de produtos. Perguntado sobre o futuro das grandes grades dianteiras duplo rim, o executivo finaliza: “Mas acho que no futuro o que será importante é que nosso design será mais limpo. Desenharemos a grelha de acordo com a proporção do veículo como um todo, ou de acordo com a expressão que lhe queremos dar.”. Tudo indica que os carros da geração Neue Klasse venham com uma grade dianteira retro, ao estilo dos BMs dos anos 1970 e 1980.



Fotos: BMW / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

RAM lança promoção de Black Friday no mercado brasileiro com Rampage, 2500 e 3500

Fiat lança promoção no Brasil com quase toda a linha e descontos de até R$ 54.490

Toyota revela as primeiras imagens teaser do desenvolvimento da Hilux Cabine Dupla EV

Tesla quase adquiriu startup alemã que está criando carregadores de elétricos por indução

Lancia revela primeiro teaser do Gamma, que retorna em 2026 e será produzido em Melfi

Aptera revela as primeiras imagens teaser do desenvolvimento do PI2 de pré-produção

Chevrolet convoca recall do Equinox por falha no módulo da bomba de combustível

Volkswagen lança promoção no Brasil com descontos que alcançam até R$ 30.000

Kia Tasman aparece sem nenhuma camuflagem em novo (e último) teaser no exterior