Alpine e Lotus vão desenvolver um novo cupê esportivo e esportivo para os próximos anos

Alpine e Lotus confirmam o desenvolvimento de um esportivo elétrico em conjunto, que pode antecipar sucessor do A110 pelo lado francês e o 'Type 135' no lado inglês 



A Alpine e a Lotus devem estreitar ainda mais suas parcerias para o desenvolvimento de novos esportivos compactos e leves, uma das propostas entre as duas empresas. Ambas são parceiras desde janeiro de 2021, quando anunciaram que vão desenvolver um novo cupê esportivo e elétrico. Em comunicado, as duas empresas firmaram o desenvolvimento do esportivo de um elétrico que vai aparecer ainda nesta década. No caso da Alpine, dá vida a nova geração do A110. No lado da Lotus, dará vida ao ‘Type 135’.

“A Lotus e a Alpine têm colaborado numa visão de futuro automóvel desportivo EV há mais de dois anos, período durante o qual se desenvolveu uma forte relação entre as duas empresas. Tal como acontece com qualquer colaboração na sequência de um MoU [Memorando de Entendimento], o resultado não foi garantido. Decidimos não avançar no desenvolvimento conjunto de um carro desportivo para a Alpine. Esta é uma decisão mútua alcançada amigavelmente e continuaremos a discutir outras oportunidades futuras.”, disse a Alpine em comunicado.

A terceira geração do A110 será um dos três produtos elétricos que a Alpine prepara para os próximos anos, junto do A290 e de um utilitário esportivo cupê chamado previamente de GT-X Over. O esportivo da Lotus, conhecido apenas como ‘Type 135’, será um esportivo compacto elétrico que será menor que o Evija – e provavelmente maior que o Emira. Alpine e Lotus vão compartilhar o chassi e tecnologias, além das células de bateria empilhadas verticalmente atrás do motorista. Isso vai permitir que os esportivos tenham uma condução mais baixa e, consequentemente, mais esportiva.

É esperado que os esportivos venham com uma plataforma estilo skate, o que vai ajudar a reduzir o peso destes esportivos. “A Lotus e nós compartilhamos a mesma preocupação, que é tentar fazer carros esportivos leves e ágeis, ao mesmo tempo que, obviamente, adicionamos peso e eletrizantes. Portanto, é normal que pensemos juntos nesses desafios, pelo menos a montante. Veremos se fazemos parceria, mas obviamente partilhamos os mesmos problemas e as mesmas oportunidades.”, disse o CEO da Alpine, Laurent Rossi, em recente entrevista ao Autocar.

O desenvolvimento de uma nova geração de esportivos elétricos já estava definido desde o final de 2022, mas nenhuma das marcas tinha divulgado nada. Ainda não se sabe quando que esses novos esportivos vão ser lançados, mas possivelmente seja em um cenário posterior a 2025. A partir da mesma plataforma em skate, Alpine e Lotus podem ter novos utilitários esportivos para meados de 2027 e 2028. Os novos SUVs vão concorrer com Porsche Macan e Cayenne. Atualmente, a Lotus já trabalha em um concorrente do Macan, chamado de ‘Type 134’.



Fotos: Alpine / divulgação | Lotus / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hyundai reajusta novamente os preços de HB20 e HB20S no Brasil em até R$ 800

Os 100 veículos mais vendidos do Brasil em abril de 2023: Land Rover Defender surge em 76º

Kia Cerato vai receber motor Turbo no Brasil em 2023, com a chegada da reestilização

Renault reajusta os preços do Kwid e hatch começa em R$ 76.090 na versão Zen

Mercado, abril de 2023: vendas avançam 11%, Seres estreia e McLaren quebra recorde

BYD reedita parte das promoções de novembro em dezembro com quase toda linha

Fiat alcança 22% de mercado em abril e vê a Strada líder pelo 17º mês consecutivo

Volkswagen trabalha em uma versão híbrida plug-in, o eHybrid, para a Caddy na Europa

Maxus revela as primeiras imagens oficiais em novo teaser da picape média Terron 9

Jeep mantêm liderança entre os SUVs em abril com destaque a Compass e Commander