Aeolus apresenta o seu novo utilitário esportivo eletrificado na China, o Haohan, L7 e Sky EV01

Aeolus apresenta o seu novo utilitário esportivo de porte médio, o Haohan, que estreia com opções de motor a combustão, híbrido, híbrido plug-in e elétrico 



A Aeolus, uma das marcas da Dongfeng, apresentou na China um novo SUV médio que pode ser o sinônimo de um utilitário esportivo amplamente eletrificado. A novidade estreia com opções de motor a combustão (a gasolina, conhecido também como ICE), além de uma opção de motor híbrido (HEV), um híbrido plug-in (PHEV) e um elétrico (BEV). Das opções, faltou apenas ser equipado com uma opção de motor a células de hidrogênio (FCEV) e elétrico com extensor de autonomia (EREV). Com isso, o Haohan se torna um dos carros mais eletrificados do mundo.

Visualmente, o SUV médio possui um design que lembra os últimos lançamentos da marca chinesa, com um design mais moderno e que chama a atenção. Na dianteira, por exemplo, ele possui faróis afilados que contam com um projetor de LED e luzes diurnas (DRL) em LED. Essas luzes DRL dos faróis se conectam com uma barra iluminada com uma luz em LED. Os faróis e a barra iluminada se conectam diretamente com uma grade dianteira bem diferente. Ela possui um desenho em ‘V’ com o nome Aeolus em destaque e com entradas de ar retangulares que se mesclam com o design da carroceria.

Mais abaixo, o Haohan se destaca por trazer uma entrada de ar inferior trapezoidal de barras transversais e um contorno em preto brilhante. Na parte inferior da entrada de ar ele possui dois frisos em ‘L’, prateados. Eles são interrompidos apenas por uma área em plástico preto que guarda sensores que auxiliam alguns equipamentos de série do SUV. Nas extremidades, ele substitui os faróis de neblina por luzes DRL em LED com um formato de pentágono e com um acabamento central em preto brilhante também com sensores – ou até mesmo câmeras.

Essa iluminação é envolta de um acabamento preto brilhante que se conecta com o acabamento da entrada de ar inferior. No capô, o Haohan possui um par de vincos que nascem a partir da união entre os faróis e a barra que une os faróis, criando um pequeno ressalto central. Outros vincos nascem da mesma área, mas rumam às extremidades do capô e se conectam com a coluna A do SUV, criando mais ressaltos. O logotipo da Dongfeng aparece no capô do SUV. De perfil, o Haohan se diferencia pelas linhas esportivas com vincos, sendo o mais expressivo deles um que nasce no final do para-lama dianteiro e define a linha de cintura.



Ele cresce ascendentemente a partir da porta traseira e estabilizando até chegar nas lanternas. Há outros vários vincos, como um que nasce nos faróis e se conecta com a linha dos vidros, no arco das caixas de rodas que ajudam a alargar os para-lamas dianteiros e traseiros, além de um outro vinco retangular na parte inferior da carroceria. Abaixo dele, existe um friso cromado em ‘L’, se conectando com o acabamento em plástico preto – presente em toda a parte inferior da carroceria. Os vidros possuem uma boa área envidraçada, tendo um friso cromado na parte superior e terminando na coluna D.

A parte inferior possui um acabamento em plástico preto que na coluna D se conectam com os vidros. Isso faz com que o teto seja bitom, como acontece no modelo das imagens – ou deixa o teto flutuante. Por fim, as laterais possuem retrovisores com base na coluna das portas com repetidores de setas, maçanetas retráteis (pop-up) e as rodas variam de 18, 19 ou 20 polegadas (225/60 R18, 235/55 R19 e 235/50 R20, respectivamente). No teto, temos um SUV com teto solar panorâmico de duas folhas, sendo um móvel e um fixo. Há um rack de teto bem discreto, também.

Na traseira, o Haohan possui um aerofólio vazado, ficando nas extremidades e ao centro. Ao centro, ele possui brake-light com duas barras verticais, enquanto o vidro traseiro é levemente inclinado. As lanternas são horizontais, invadem a tampa do porta-malas e se conectam entre si, com uma iluminação em LED. As lanternas tem um acabamento em preto brilhante e com três seções de três pequenas barras verticais, para cada uma das iluminações – freio, setas de direção e luzes de ré. Dentro dessa faixa em preto brilhante, ao centro, está o nome Aeolus escrito por extenso.

Abaixo das lanternas estão um vinco horizontal que invade, inclusive, o para-choque traseiro. Outro vinco horizontal fica na parte inferior da tampa, também invadindo o para-choque traseiro. No para-choque traseiro, ele possui um acabamento em plástico preto com espaço para a placa e nas extremidades há refletores triangulares verticalmente inclinados na sua forma. A parte mais inferior do SUV possui um friso prateado que guarda um par de dupla saída de escape com três aletas verticais de cada lado, além de uma lanterna de neblina central.



Internamente, o painel do Haohan se destaca pelo quadro de instrumentos com tela de 10,25 polegadas. Na frente dessa tela, o volante tem aro superior e inferior achatados, de dois raios e com controles multifuncionais. No painel, ele possui uma tela vertical de 13,2 polegadas que se conecta diretamente com o console central. A central possui o sistema inteligente WindLink OS 2.0, com reconhecimento de voz e um aplicativo de smartphone para controle remoto. Há conectividade com internet 4G ou 5G, atualizações Over-The-Air (OTA) e ponto de acesso Wi-Fi para ocupantes.

O painel possui quatro saídas de ar retangulares, sendo duas acima da central multimídia e cada uma nas extremidades laterais do painel. Essas saídas das extremidades são responsáveis por ter um vinco prateado (tem um sistema de iluminação em 128 cores) que divide o painel em dois acabamentos – sendo um superior em preto e um inferior em couro branco. As saídas de ar ainda têm um acabamento cromado. O único botão do painel é o Start/Stop, no lado esquerdo da tela da central multimídia. A tela da central ainda esconde mais alguns detalhes do interior.

Existe um console central de três andares atrás da tela. Logo atrás dela, no segundo andar, existe um espaço de dois carregadores de indução para smartphones, dispostos lado a lado. O andar inferior do console central possui dois grandes porta-objetos, além de entradas USB e tomada 12V. Na parte de cima, o primeiro andar do console, possui um acabamento em preto brilhante para o contorno do espaço da alavanca de câmbio, pisca-alerta e do freio de estacionamento eletrônico. O SUV também possui um Head-Up Display (AR-HUD), de realidade aumentada, atrás do quadro de instrumentos.

Os painéis das portas têm um acabamento cromado que se conectam com as maçanetas internas das portas, enquanto os painéis das portas dão continuidade às linhas do painel, inclusive com materiais escurecidos, cinza e em couro branco. Os bancos são em couro branco e tem encosto de cabeça inteiriço com o banco, que mescla couro preto e branco. Para sustentar o utilitário esportivo, a Aeolus escolheu a moderna plataforma modular chamada de DSMA 2.0, desenvolvida pela Dongfeng para criar veículos a combustão e eletrificados.



Primeiro carro com essa plataforma, o Haohan possui 4,653 metros de comprimento, 2,738 metros entre os eixos, 1,886 metro de largura e 1,730 metro de altura. Há ainda um porta-malas de 413 litros de capacidade, um tanque de combustível de 51 litros e um peso de 1.480kg. Mecanicamente, o Haohan conta com o motor a combustão, a gasolina, formado pelo 1.5 Turbo que desenvolve 204cv e torque de 31,1kgfm, acoplado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem DCT de 7 marchas e tração dianteira. Com esse conjunto, ele acelera até 190km/h.

O Haohan Hybrid (HEV) é chamado de DH-i e traz o mesmo motor 1.5 Turbo a gasolina junto de um motor elétrico de ímã permanente/sincronização que, juntos, entregam 292cv e 57,6kgfm, associado a uma transmissão DHT. De acordo com a marca, ele possui uma bateria ternária de lítio de tamanho não informado, mas que oferece uma autonomia híbrida de 1.200km e uma eficiência térmica de 45,18%. Com esse motor, ele acelera de 0 a 100km/h em 6 segundos e tem máxima de 170km/h. O Haohan possui três modos de condução, apenas: Normal, Sport e Comfort. O Haohan DM-i adiciona o modo Eco.

O Haohan PHEV recebe mudanças em seu design externo que o diferenciam do modelo a combustão e do HEV. Chamado de L7 pela Aeolus, ele possui uma dianteira mais limpa, favorecendo a sua aerodinâmica. Ele possui um para-choque limpo que tem uma entrada de ar trapezoidal inferior de barras verticais e horizontais. O SUV também se destaca por trocar as luzes DRLs das extremidades do para-choque dianteiro por luzes com novos formatos. Agora as luzes DRL possuem um desenho em ‘U’ e várias pequenas linhas DRL verticalmente inclinadas, que estão inseridas dentro de um acabamento em plástico preto que se conecta com a entrada de ar inferior.

De perfil, ele ganha novas rodas de liga leve com um desenho aerodinâmico, enquanto a traseira ganha apenas um novo para-choque traseiro – que muda apenas na parte inferior. Nele, ele perde o difusor de ar com as aletas verticais do Haohan e os refletores são horizontais ao invés dos refletores verticais. No interior, as novidades do L7 ficam por conta de uma nova central multimídia destacada do painel com tela de 14,6 polegadas, que possui um chip Qualcomm Snapdragon 8155 com sistema WindLink OS 3.0, com conectividade OTA e acesso a internet. O console central é diferente também.



Mais baixo, ele possui espaço para recarga para indução de smartphones de dois celulares, um porta-objetos e dois porta-copos – inexistentes no Haohan. Existe uma padronagem diferente do painel e dos bancos, com detalhes que podem ser uma espécie de marrom ou laranja e preto na parte superior. Ele possui 4,685 metros de comprimento, 2,775 metros entre os eixos, 1,900 metro de largura e 1,625 metro de altura. Com o motor híbrido plug-in (PHEV), o SUV alia o mesmo motor 1.5 Turbo a gasolina de 153cv e 24,5kgfm junto de um outro motor elétrico de 136cv e 26,5kgfm.

Com este, o SUV desenvolve 360cv e torque de 62,7kgfm, junto da mesma transmissão DHT de 4 marchas escalonáveis que trabalha em conjunto com os dois motores – que, de acordo com a marca, existe uma divisão de energia com série de múltiplas velocidades e conexão paralela dos motores. O DHT traz engrenagens planetárias, dois conjuntos de engrenagens de eixo fixo e dois sincronizadores, permitindo obter divisão de potência multi-engrenagem em série paralela e modo duplo. O DHT usa a combinação de um e-CVT e transmissão de engrenagens por meio de conexão em série e paralela e, em seguida, coopera com o motor para realizá-lo.

O PHEV é chamado pela Aeolus de Mach Power DH-i e vem com uma bateria de fosfato de ferro-lítio de 17,0kWh ou 30,32kWh, fornecido pela CALB que oferece, junto com o motor 1.5, uma autonomia de 1.400km a 1.500km, respectivamente. Apenas com a bateria, ele oferece uma autonomia elétrica de 110km com a bateria de 17,0kWh ou 205km com a bateria de 30,3kWh. A bateria maior ainda recupera de 30% a 80% em 26 minutos em uma estação de recarga rápida. A atuação do motor elétrico funciona até 110km/h e acima disso apenas o motor a combustão trabalha.

O L7 possui peso de 1.725kg com a bateria menor e 1.800km/h com a bateria maior, junto de um tanque de combustível de 55 litros. O SUV possui uma suspensão dianteira McPherson e uma traseira multilink, além de freios a disco ventilado na dianteira e sólido na traseira. A marca também apresentou a versão elétrica chamada de Sky EV01. Assim como o PHEV, ele se diferencia também no design. A dianteira ganha um desenho ainda mais limpo, marcado por uma entrada de ar inferior trapezoidal com barras horizontais e com entradas de ar verticais nas extremidades, com um acabamento em plástico preto.



Ele também perde a barra iluminada que une as lanternas. No perfil, as rodas são mais aerodinâmicas de 18 polegadas e com pneus de baixa aderência. Na traseira, o Sky EV01 se destaca por contar com um novo para-choque traseiro. Com um acabamento em plástico preto, ele ganha novos refletores horizontais e um espaço para a placa, ao centro. A parte inferior e central traz a mesma lanterna de neblina. Por dentro, mais novidades. Sai o volante de aro superior e inferior achatado e entra um volante com aro inferior achatado, apenas.

Ele tem um novo desenho, com dois raios e controles multifuncionais. A central multimídia, no modelo elétrico, volta a ser vertical, mas em uma tela menor: 10,4 polegadas. Ela se conecta com o console central, que possui dois porta-copos. O console central é o mesmo do Haohan de três andares, tendo um segundo andar para carregar smartphones por indução e a parte mais inferior tem entradas USB, tomada 12V e dois grandes espaços que funcionam como porta-objetos. Mecanicamente, o elétrico possui o mesmo motor elétrico de 163cv e 24,5kgfm, com câmbio automático ou 218cv e 31,6kgfm.

Ele possui três opções de baterias de fosfato de ferro-lítio, que varia de acordo com cada versão. A primeira oferece uma bateria de 50,82kWh com autonomia de 445km, uma bateria de 50,59kWh que oferece autonomia de 440km e a terceira opção de bateria é de 61,24kWh, que oferece 530km de autonomia. A primeira e a segunda aceleram de 0 a 100km/h em 8,7 segundos e a maior bateria acelera de 0 a 100km/h em 9,2 segundos. A bateria recupera de 30% a 80% em um carregador rápido em 28 minutos (podendo recuperar 100km em apenas 8 minutos) e em um WallBox o mesmo acontece em 7h54. Com motor de 218cv, ele tem apenas a bateria de 62,3kWh de 518km de autonomia. 



O SUV possui 4,670 metros de comprimento, 2,775 metros entre os eixos, 1,900 metro de largura e 1,613 metro de altura. O porta-malas tem 413 litros de capacidade e o peso varia de 1.618kg a 1.712kg. O modelo elétrico possui bateria cell-to-pack (CTP), na estrutura da plataforma. De série, o SUV pode ser equipado com itens semelhantes em todas as configurações. Com isso, é possível encontrar itens como seis câmeras e seis radares ultrassônicos, alerta de colisão dianteira, alerta de tráfego cruzado traseiro, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de marcha à ré, assistência para manutenção de faixa, centralização de faixa, reconhecimento de sinais de trânsito, imagem panorâmica de alta definição de 360 ​​graus e chassi transparente/imagem 540º.

A lista aumenta com bancos elétricos com ajuste elétrico em seis posições para o motorista, sistema de ar-condicionado automático com saídas de ar para a segunda fileira de bancos, teto solar panorâmico e um sistema de fragrâncias no interior, junto de um porta-malas elétrico e chave Bluetooth como padrão para maximizar a comodidade do usuário, finalizando com ESC, ABS e HAS. Na China, o Haohan será vendido nas cores White Ceramic, White Ceramic e teto Black Duan Inkstone, Duan Yanhei, Green Hacker, Gentleman Mo Lan, Science Fiction Silver, Science Fiction Silver e teto Duan Inkstone Black.

O L7 PHEV é vendido nas cores Gold Particle, White Singularity (com teto Black Top) e Force Blue. Por fim, o Sky EV01 tem as cores White Ceramic, Duan Yanhei e Force Blue. O Haohan será vendido nas versões Fashion Edition, Premium Edition, Deluxe Edition e Flagship Edition. Os preços começam em 109.900 yuans e chegam aos 136.900 yuans. O L7 tem versões Pro, Air, Plus, Max e Exclusive, com preços que começam em 128.900 yuans e chegam aos 224.500 yuans. Por fim, o Sky EV01 tem as versões Pro, True Fragrance e Incredible, com preços que vão de 149.900 yuans e chegam aos 189.900 yuans. O SUV será produzido em todas as configurações na fábrica de Wuhan, província de Hubei, na China.










Fotos: Aeolus / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hyundai reajusta novamente os preços de HB20 e HB20S no Brasil em até R$ 800

Kia Cerato vai receber motor Turbo no Brasil em 2023, com a chegada da reestilização

Os 100 veículos mais vendidos do Brasil em abril de 2023: Land Rover Defender surge em 76º

Renault reajusta os preços do Kwid e hatch começa em R$ 76.090 na versão Zen

Mercado, abril de 2023: vendas avançam 11%, Seres estreia e McLaren quebra recorde

BYD reedita parte das promoções de novembro em dezembro com quase toda linha

Fiat alcança 22% de mercado em abril e vê a Strada líder pelo 17º mês consecutivo

Volkswagen trabalha em uma versão híbrida plug-in, o eHybrid, para a Caddy na Europa

Maxus revela as primeiras imagens oficiais em novo teaser da picape média Terron 9

Jeep mantêm liderança entre os SUVs em abril com destaque a Compass e Commander