Volvo registra imagens de patente da EM90, primeira minivan da marca sueca na história
Volvo registra as primeiras imagens de patente da sua primeira minivan, a EM90, que estreia em breve na China com um motor puramente elétrico
A Volvo registrou as primeiras imagens de patente de um
produto um tanto quanto inédito para a marca sueca em toda a sua história.
Trata-se da primeira minivan de origem sueca, a EM90, que nasce para atender a demanda
dos consumidores chineses, que ainda buscam muito modelos deste segmento. As
imagens foram registradas no Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação
– MIIT, antecipando basicamente tudo sobre o design externo da minivan, que
estreia como prima da Zeekr 009.
Puramente elétrica, a EM90 se destaca por contar com uma dianteira
de acordo com a identidade visual da Volvo, com faróis com a representação do ‘Martelo
de Thor’, com iluminação diurna (DRL) em LED e um acabamento cromado na parte
inferior das lentes e garantindo faróis Full-LED. Por ser um modelo elétrico, a
grade dianteira é inexistente. No lugar, aparece o logotipo da marca em
destaque junto de um acabamento que faz as vezes de representar a grade
dianteira, com elementos pontilhados e mais quadrados nas extremidades. O
para-choque dianteiro também possui um acabamento em preto brilhante com um
desenho trapezoidal.
Nele, a Volvo adiciona o espaço para a placa e a entrada de
ar inferior, com duas barras horizontais. Nas extremidades, esse acabamento
escuro possui dois acabamentos triangulares e cromados, cada um deles nas extremidades
deste trapézio. Nas extremidades, a Volvo adiciona os faróis principais com
projetores em LED e faróis de neblina, conectados a um acabamento em preto
brilhante, triangular, que confere um desenho vertical para as peças. Toda a
parte inferior do para-choque dianteiro possui um friso cromado, presente na
parte inferior da carroceria.
O capô possui um desenho alto e não muito grande. Há vincos que nascem acima dos faróis e se conectam com a coluna A da minivan, além de uma área do capô em preto brilhante. De perfil, a EM90 possui uma ampla área envidraçada que faz muito bem para a visibilidade de uma minivan. A ampla área de vidros permite que para-brisa e vidro traseiro se conectem com os vidros laterais, tendo, inclusive, um vidro entre a coluna A e o vidro da porta dianteira. A parte superior dos vidros tem um friso cromado, enquanto em termos de vincos temos uma EM90 com um vinco que nasce na porta dianteira.
Ele percorre toda a lateral da minivan e termina nas lanternas, enquanto há vincos na parte inferior das portas e no arco das caixas de rodas, dando vida aos para-lamas um pouco alargados. Ainda no para-lama, existe uma câmera em posição mais baixa, que auxilia na condução. A minivan também possui retrovisores com base nas portas e as maçanetas são convencionais. A porta traseira, deslizante sob trilhos, tem maçanetas próximas às maçanetas das portas dianteiras. Por fim, as rodas variam de 19 a 20 polegadas (225/50 R19 e 265/45 R20, respectivamente).
No teto, ela possui um enorme teto solar panorâmico e uma antena estilo barbatana de tubarão. De traseira, a EM90 possui um aerofólio com brake-light e que esconde o limpador do vidro traseiro, além de um vidro com um desenho mais reto. As lanternas tem uma iluminação inteira em LED com um formato em ‘T’, com uma barra cromada horizontal dentro das lanternas. Entre as lentes, conectadas por um acabamento em preto brilhante que traz o nome da Volvo escrito por extenso. A tampa do porta-malas possui um espaço para a placa logo abaixo, além de um vinco na parte inferior da tampa, horizontal.
O para-choque traseiro é um pouco bojudo em relação a carroceria a fim de proteger a tampa do porta-malas. Nele, existe um acabamento em preto brilhante com refletores horizontais e um vinco cromado horizontal abaixo. De acordo com o MIIT, a EM90 é desenvolvida a partir da plataforma modular SEA, da Geely, que permite a minivan ter 5,206 metros de comprimento, 3,205 metros entre os eixos, 2,024 metros de largura e 1,859 metro de altura, enquanto internamente a disposição de bancos deve ser 2+2+2, oferecendo um espaço para um total de seis ocupantes.
A minivan tem ângulo de ataque de 14º e de saída de 18º, além de um considerável peso de 2.763kg. Mecanicamente, a Volvo registrou duas configurações da minivan no registro de patente. O primeiro é um motor elétrico de 272cv no eixo traseiro junto de uma bateria ternária de níquel-cobalto-manganês (NMC). Ela ainda terá uma versão de tração integral 4WD e uma velocidade máxima que será de 180km/h. A bateria será fornecida pela CATL e muito provavelmente tenha uma opção da moderna bateria Qilin. A EM90 será fabricada na fábrica de Zhejiang, na China.
Patentes: Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China – MIIT / reprodução
Comentários
Postar um comentário