Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027
Toyota trabalha no desenvolvimento de uma picape intermediária, que deve concorrer com Ford Maverick, RAM Rampage e demais picapes, mas só estreia após 2025
A Toyota trabalha no desenvolvimento de uma picape
intermediária, que ficará abaixo de Tacoma e Hilux. A nova picape vai nascer
para concorrer com o segmento intermediário de picapes, inédito e em expansão.
Só aqui no Brasil, o segmento conta com Renault Oroch, Fiat Toro, Ford Maverick,
Chevrolet Montana e RAM Rampage e vai ter mais, de duas a quatro picapes que
estreiam em alguns anos, da Renault, Nissan, Volkswagen e Hyundai. Para não
ficar de fora desse segmento, a Toyota confirmou que prepara a sua
representante, mas ela ainda demora a chegar.
Esse assunto não é novo e começou ainda em meados de 2022,
continuou em 2023 e agora parece ter uma confirmação. O cronograma inicial era
que a picape fosse global e com estreia prevista para meados de 2025 – no mais
tardar, 2026. De acordo com Leon Theron, Vice-Presidente de Vendas e Marketing
da Toyota África do Sul, confirmou que uma picape menor que a Hilux deveria
manter todos os atributos de uma picape Toyota, como durabilidade e resistência,
mas a um preço mais acessível e com uma produção que poderia ser alocada em
Durban, na África do Sul, de onde a Toyota exportaria para toda a África.
Theron acrescentou ao CarMag que a picape poderia ser uma solução para o mercado africano. Com uma plataforma modular TNGA-C, a picape poderia vir com tração dianteira ou integral, com motores a gasolina. Estima-se que a picape pudesse nascer a partir do Corolla Cross, como há rumores que informaram no Automotive News. Por lá, a fábrica na cidade de Blue Sprigs, no estado de Mississippi, nos Estados Unidos. No entanto, o projeto desta picape seria para meados de 2027, ou seja, já seria um atraso em relação ao cronograma inicial. E faz sentido se ela for baseada no Corolla, já chegando de acordo com uma nova geração.
O site ainda confirma que a picape “continua sendo uma possibilidade, mas seu surgimento é um trabalho em andamento”. Ano passado, surgiu rumores de que a picape poderia ser criada a partir do novo RAV4. Um dos SUVs vai dar vida a uma picape que pode resgatar o nome Stout, usado entre os anos 1950 a 1990. O nome Stout foi registrado novamente em 15 de setembro do ano passado na Europa, colocando uma pulga atrás da orelha de todo o mundo. Em entrevistas recentes realizadas em 2022, executivos confirmaram que a picape pode ser uma boa alternativa a ser apostada.
"Chegamos ao ponto em que não podemos ficar maiores, francamente, por causa das limitações de porte e da capacidade de caber em uma garagem - algo bastante considerado na hora da compra. É inegável que aqueles produtos tem um espaço no mercado. E quão grande aquele segmento ficará? Eu não sei, porém é algo que nós precisamos estar de olho e descobrir se é uma área em que devemos participar", diz Cooper Ericksen, Vice-Presidente de Planejamento de Produto e Estratégia da Toyota North America.
“Um dos espaços que estamos analisando – que não será de curto prazo – é para onde a picape compacta está indo. Você tem Santa Cruz e Maverick no mercado. Hoje, temos o mercado muito bem coberto com a Tacoma, mas uma picape compacta pode ser uma possibilidade e algo que continuamos a analisar.”, destacou Bob Carter, Vice-Presidente Executivo de Vendas da Toyota Motor North America, em entrevista ao Motor Trend. A picape, muito provavelmente, vai nascer com uma gama de motores que vai trazer um motor a combustão e outro eletrificado, possivelmente híbrido (HEV) ou híbrido plug-in (PHEV).
Foto: Toyota / divulgação
Projeções: KDesign / reprodução
Comentários
Postar um comentário