Maserati vai encerrar a produção de Ghibli, Levante e Quattroporte com motor 3.8 V8

Maserati confirma o fim de linha do motor V8, usado por Ghibli, GranTurismo, Levante e Quattroporte; italiana do tridente aposta alto na sua eletrificação 



A Maserati confirmou que se despediu dos motores V8 na sua linha de produtos. A marca italiana vai deixar de produzir automóveis com o motor, que até pouco tempo estava no cofre de motor do Ghibli, GranTurismo (de geração anterior), Levante e Quattroporte. Esse motor 3.8 V8 Twin Turbo vai se despedir entregando 572cv de potência, sendo um motor de origem Ferrari que a marca também usou nos últimos anos. De acordo com informações, a produção foi encerrada em dezembro de 2023.

Isso indica que a produção pode ter algumas unidades produzidas com esse motor ainda neste ano de 2024. Nos últimos meses, apenas Ghibli, Levante e Quattroporte usavam esse motor, uma vez que o GranTurismo ganhou uma nova geração com motores bem mais modernos – inclusive, com uma opção de motor elétrica chamada de Folgore. Além do GranTurismo, o Grecale já possui uma versão elétrica e o GranCabrio será o próximo, ou seja, a marca segue trabalhando para ter uma linha de veículos eletrificados. Todos os modelos já terão uma versão elétrica até meados de 2025 e isso se explica com novas gerações de Levante e Quattroporte.

O Ghibli vai sair de linha e o Quattroporte de nova geração será um sedã de porte intermediário entre os dois sedãs atuais. Até 2030, toda a linha da Maserati será 100% elétrica, abandonando o restante dos motores a combustão. A história dos motores V8 dentro da empresa começou em 1959, com o 5000GT. Desde então, 100.000 unidades de carros da marca foram vendidos com diferentes tipos de motores V8. Hoje, o 3.8 V8 é usado nas versões Trofeo de Ghibli, Levante e Quattroporte. Em seu auge, o motor já alcançou 598cv e torque de 73,9kgfm.

Esse deve ser o segundo motor que a Maserati se despede em menos de dois anos. Em 2022, a marca se despediu dos motores 3.0 V6 biturbo e o 4.7 V8 aspirado, além do 3.8 V8 Twin Turbo, que também fazia parte do pacote. O fim do fornecimento destes motores desenvolvidos pela Ferrari, forçando a Maserati a ter motores novos, mais eficientes e eletrificados. Esse anúncio foi feito em 2019, ou seja, há pelo menos cinco anos já se sabia que isso aconteceria. O fim do motor V8 no catálogo da Maserati terá uma série especial de despedida, para Ghibli e Levante.



Fotos: Maserati / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte I

Mercedes-Benz apresenta o novo EQA, que traz mudanças sutis em design e equipamentos

Volkswagen registra imagens de patente de nova geração do Passat, exclusivo da China

Acura revela as primeiras imagens teaser do RSX, que retornará como um SUV cupê elétrico

Primeira Quinzena, maio de 2023: Fiat Strada lidera, mas VW Polo e Chevrolet Onix avançam

Volkswagen Tera ganhou os primeiros teaser revelando nomes citados internautas

GWM reajusta os preços do Haval H6, H6 GT e Ora 03 no mercado em até R$ 9.000

BYD revela novas imagens teaser e as primeiras oficiais do Tang L na China, antes da estreia

BYD reajusta os preços de Dolphin Mini, King, Song Pro e Song Plus em até R$ 5.000

Porsche quer manter o Macan de 1ª geração em linha por mais tempo, mas não na Europa