Lotus desenvolve um SUV elétrico menor que o Eletre, o 'Type 134', que estreia em 2025
Type 134: Lotus desenvolve um novo SUV menor que o Eletre, que será apresentado até meados de 2025 como o arquirrival do Porsche Macan EV
A Lotus enfim está renovando completamente a sua linha. Além
de não perder sua essência com esportivos como o Emira e apostando alto com o
Evija, a Lotus pulverizou a sua linha com novos segmentos sem perder a aura de
uma marca esportiva. Foi assim como o Eletre, o primeiro utilitário esportivo
da marca, e o Emeya estreará como o primeiro sedã elétrico da marca. E a linha
deve se expandir com a chegada de um novo utilitário esportivo para fazer a
inglesa concorrer com a Porsche.
Conhecido como Type 134, o projeto de um novo SUV menor que
o Eletre vai permitir que a marca traga um ganho de volume de vendas anuais de
75.000 unidades. É ele que a Lotus espera que seja o carro que responda por 50%
das vendas até meados de 2028. Fazendo parte do Geely Group, a Lotus não
revelou muitas informações deste novo SUV. De acordo com o Chefe Comercial da
Lotus, Mike Johnstone, disse que o SUV pode acabar usando uma nova plataforma,
possivelmente a base EPA. Com menos de 5 metros de comprimento, o ‘Type 134’
mira no Porsche Macan EV.
“Muito esforço foi feito para garantir que os futuros carros
que introduzimos no mercado funcionem de uma forma que você esperaria de um
Lotus. Pegue o Eletre: a equipe de atributos esteve envolvida em seu
desenvolvimento, pessoas que entendem como um Lotus deve ser e dirigir. Não é
apenas um SUV eletrificado com um emblema da Lotus: foi projetado desde o
início para parecer, sentir e dirigir como um Lotus.”, disse Johnstone em
entrevista ao Autocar. Apesar de ser criado a partir de uma nova plataforma e
seja um SUV mais acessível, a Lotus quer manter a sua característica básica:
desempenho e dinâmica.
Ao Auto Express, durante o Lotus London Experience Centre em Piccadilly, Johnstone adiciona que o SUV terá um preço na casa dos US$ 70.000 ou 55.000 libras esterlinas. Ainda sem um nome definido, o novo SUV pode ter mais informações divulgadas no final deste ano. “[SUV do segmento D] é um segmento muito grande. Isso, de certa forma, torna este [o Type 134] um dos produtos mais difíceis que faremos. Para realmente penetrar nesse segmento e atingir um alto volume, que é o objetivo, teremos que fazer um produto que seja o mais amplo possível em termos de apelo.”, disse o Diretor de Criação da Lotus, Ben Payne.
“Imagino algo que provavelmente seja um pouco mais puro em sua expressão. E temos que equilibrar usabilidade, praticidade e desempenho naquele carro, mas temos que fazer algo único que se destaque. Então você verá uma continuação dessa linguagem e desse DNA, mas a expressão disso será evoluída e possivelmente simplificada um pouco. Não queremos uma abordagem padronizada. Vamos evoluir as coisas e reagir ao feedback dos clientes, e reagir à percepção e às mudanças nas tendências do mercado que evoluem muito, muito rapidamente agora, e vamos levar essa linguagem de design adiante. Mas haverá fios comuns que permeiam os designs dos produtos.”, adicionou Payne.
Em termos de design, o Type 134 deve se basear nos últimos lançamentos da marca, especialmente com Eletre e Emeya. Elétrico, Payne destaca que “queremos precificá-lo em cerca de US$ 70.000, em média globalmente. Para nós, o importante com o qual queremos compará-lo são os nossos 75 anos de história. Para ter certeza de que é verdade e exatamente o que um Lotus deveria ser. O que estamos vendo é uma enorme quantidade de novos produtos eletrificados sendo lançados no mercado em diferentes segmentos. Muitos deles têm uma arquitetura fantástica, incluindo várias plataformas de 800V, e há excelente conectividade. Então, do ponto de vista técnico, eles têm algo que é incrível, mas às vezes, especialmente com as novas marcas, não há nenhuma marca real e tangível para falar: sem alma, sem herança e sem história.”, adiciona.
“No extremo oposto, você tem muitas marcas históricas e de desempenho disponíveis no momento que talvez não estejam realmente migrando para a eletrificação no ritmo que você esperaria. Portanto, para nós, a maneira como podemos nos diferenciar desses novos veículos elétricos que estão chegando é aproveitando o poder da marca. Temos 75 anos de história, histórias e pedigree de corrida através da Fórmula 1, mas para nós falar sobre o espírito da marca é o que vai nos diferenciar em um mercado que ficará cada vez mais lotado.”, concluiu o executivo. O Type 134 também deve competir com o Tesla Model Y. A estreia do SUV deve acontecer em 2025.
Fotos: Lotus / divulgação
Comentários
Postar um comentário