Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA
Chevrolet apresentou três séries especiais de despedida do Camaro nos Estados Unidos, sendo a SS e a ZL1 Collector’s Edition e o ZL1 Garage 56 Edition
A Chevrolet se despediu da sexta geração do Camaro com duas
séries especiais, sendo uma delas está presente em duas versões, SS e ZL1. O
esportivo norte-americano será vendido com as três opções como as últimas unidades
desta sexta geração do Camaro, que está se despedindo e aguardando seu
substituto, que muito provavelmente será um modelo elétrico. Enquanto isso não
acontece, o Camaro se despede com a SS Collector’s Edition, ZL1 Collector’s
Edition e a ZL1 Garage 56 Edition.
A dupla de séries especiais Collector’s Edition se destaca
por contar com diferenciais que remontam o desenvolvimento da primeira geração
do Camaro. Conhecido como ‘Panther’, codinome que deu vida ao Camaro nos anos
1960, as séries especiais foram desenvolvidas pela divisão Performance Design
Studio. “Achamos apropriado que este Camaro Edição de Colecionador reconhecesse
oficialmente o significado do codinome original e o compartilhasse com os
entusiastas do Camaro. É claro que o nome 'Panther' influenciou as cores
usadas, Panther Black Metallic para SS e Panther Matte Black para ZL1.”, disse
Rich Scheer, Diretor de Design da Chevrolet Performance.
A série especial baseada na versão SS possui a pintura Panther Black Metallic Tintcoat, além de vir com listras em Satin Black, rodas Satin Black de 20 polegadas ou rodas forjadas polidas opcionais, com o splitter dianteiro igual ao do pacote 1LE do Camaro, enquanto o spoiler traseiro veio do pacote ZL1. No caso do ZL1 Collector’s Edition, a Chevrolet adicionou a carroceria na cor Panther Black Matte, a primeira pintura fosca usada no Camaro. Ele ainda vem com splitter dianteiro do ZL1 1LE e a asa traseira do ZL1. Ele possui uma faixa em preta metálica no capô, pinças de freio vermelhas e as porcas das rodas são pretas.
No interior, as novidades ficam por conta de uma plaqueta que identifica qual unidade que é – lembrando que cada um dos Collector’s Edition tem 350 unidades produzidas. O ZL1 ainda se diferencia por contar com um volante diferenciado, com um emblema da série especial, enquanto o SS e o ZL1 possuem um para-lama dianteiro com uma pantera dentro da letra ‘R’ do nome Camaro. Internamente, outras novidades ficam por conta de novos tapetes exclusivos, com logotipo Collector’s Edition em alumínio gravado a laser e tratamentos internos exclusivos em preto.
Os consumidores da série especial ainda ganham dois pôsteres comemorativos das gerações Camaro e a Collector's Edition. Os consumidores do ZL1 ainda vão ganhar itens a mais como um relógio Canfield Sport 45 milímetros personalizado da Shinola comemorando a Collector’s Edition, com o número de série inscrito que corresponde ao número da unidade numerada. O relógio também possui uma pantera gravada e o logotipo do Camaro alojado no mostrador do relógio. “A Shinola tem orgulho de compartilhar um legado de qualidade, habilidade e desempenho com a placa de identificação Camaro, e valorizamos a herança de Detroit que tanto a Shinola quanto a Chevrolet possuem”, disse o CEO da Shinola, Awenate Cobbina.
Já o Camaro com a série especial ZL1 Garage 56 Edition que comemora a presença do Camaro em dois grandes eventos automotivos, como a Nascer e as 24h de Le Mans. Para o desenvolvimento da série especial, a Chevrolet contou com a presença da Nascar, Hendrick Motorsports, Chevrolet, Goodyear e IMSA. “Embora a Chevrolet esteja correndo desde a sua criação em 1911, nunca fizemos nada parecido com o Garage 56”, disse o Presidente da General Motors, Mark Reuss. A Chevrolet contou com a presença de Jim France, CEO da Nascar, e da equipe da Hendrick Motorsports para desenvolver uma réplica de competição da série especial.
A Goodyer entrou no desenvolvimento dos pneus, enquanto a Chevrolet Racing otimizou as unidades da série especial, onde trabalharam no motor com um rugido rouco e totalmente americano produzido pelo R07 Small Block do motor V8. O modelo ganha uma cor externa em Riptide Blue e adesivos alusivos a cores e temas de carros de corrida, como finas faixas douradas que acentuam com uma faixa branca maior, que nasce no capô, passa pelo teto e chega na tampa do porta-malas na traseira. No capô, a Chevrolet traz o logotipo do 75º aniversário da Nascar, combinando com a localização proeminente do carro de corrida.
As listras douradas e brancas ainda trazem um emblema especial do Garage 56, localizado nos para-lamas dianteiros, substituindo o emblema do Camaro e o logotipo da Hendrick Motorsports é adicionado na coluna C. A capa dos retrovisores tem acabamento em preto com inserções em fibra de carbono, enquanto o interior recebe emblemas Garage 56 nos tapetes e um emblema no volante. Cada unidade da série especial ainda pode vir com três adesivos que são escolhidos pelos consumidores, vindo com decalques de carros de corrida. Entre as opções estão o decalque do para-brisa, da Nascar, decalques brancos do arco da roda dianteira da Goodyear, e decalques de porta exibindo 24, o número executado no carro de corrida.
A versão SS é equipada com motor 6.2 V8 desenvolve 461cv e 62,9kgfm, acoplado ao novo câmbio automático de 10 velocidades. A caixa oferece ganhos em desempenho e dirigibilidade. Segundo a Chevrolet, ele acelera de 0 a 100km/h em 4,2 segundos e chega a velocidade máxima de 290km/h. Já o ZL1 vem com motor 6.2 V8 SuperCharger, o Camaro ZL1 desenvolve 660cv de potência com um torque de 88,5kgfm, acoplado a um câmbio manual de 6 marchas ou automático de 10 velocidades. Nos EUA, as versões Collector’s Edition partem de US$ 39.440 e chegam aos US$ 88.690.
Fotos: Chevrolet / divulgação
Comentários
Postar um comentário