Volkswagen Gol deixou o site da marca alemã depois de quase cinco meses do seu fim

Demorou quase cinco meses para a Volkswagen encerrar estoques do Gol no ano passado e retirar o hatch compacto do seu configurador



A Volkswagen retirou o Gol de linha no Brasil no dia 23 de dezembro de 2022, na fábrica de Taubaté (SP). Mas o hatch compacto demorou cerca de quase cinco meses para esgotar todas as unidades e definitivamente sair do site da marca alemã em nosso mercado. Enquanto o Voyage logo saiu do configurador da marca, o Gol se manteve no site oficial da marca em nosso mercado até o dia 17 de maio de 2023. Tanto que, de janeiro a abril do ano passado, a marca tinha vendido 5.618 unidades.

O Voyage saiu de linha no Brasil no mesmo dia, mas em fevereiro do ano passado já tinha esgotado todas as unidades e a marca decidiu retirar o sedã compacto do seu site. Um dos maiores clássicos do nosso mercado se despediu com uma série Last Edition, de 1.000 unidades. Destas, 999 unidades foram vendidas a clientes, enquanto a Volkswagen decidiu ficar com a última unidade, a 1.000º, que simbolicamente marcou o fim da produção do hatch. Sim, simbolicamente, porque a última unidade do Gol, na verdade, foi entregue para a Localiza.

No dia 23 de dezembro de 2022, a Volkswagen comemorou o fim de linha juntamente com os funcionários, que postaram uma série de homenagens ao hatch – e ao seu sedã, Voyage. Ambos deixaram a linha de produção no mesmo dia, na unidade paulista. O último Gol é na cor Cinza Platinum e o último Voyage é na cor Prata Sirius. No fim de linha da dupla, a Volkswagen já estava produzindo a dupla apenas com o motor 1.0 12v MPI Flex que desenvolve 84/77cv de potência com torque de 10,3/9,6kgfm, acoplado a um câmbio manual de 5 marchas.

O Voyage saiu de linha sem ganhar um substituto direto. Até surgiu rumores do desenvolvimento de um Virtus Track, o que nunca passou de um rumor. Já o Gol foi substituído pelo Polo Track, projeto da Volkswagen Brasil para fazer com que tivesse um hatch com aptidão para atender os consumidores que o Gol ainda tinha, principalmente frotistas. O Track inclusive passou a ser produzido em Taubaté (SP), sendo a única versão do hatch compacto que não é produzido na unidade de São Bernardo do Campo (SP). De 15 de maio de 1980, em seu lançamento, a 23 de dezembro de 2022, foram mais de 8,5 milhões de unidades apenas do Gol.

Aqui, a marca liderou com o Gol de 1987 a 2014, um reinado que durou 27 anos. De Taubaté, a marca alemã exportou o Gol para um total de 26 países e é o carro mais produzido na história do Brasil, superando o seu antecessor, o Fusca, com folga.



Fotos: Volkswagen / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

RAM lança promoção de Black Friday no mercado brasileiro com Rampage, 2500 e 3500

Volkswagen lança promoção no Brasil com descontos que alcançam até R$ 30.000

Kia revela teaser de uma novidade para a Índia como um misto de SUV com monovolume

Toyota revela as primeiras imagens teaser do desenvolvimento da Hilux Cabine Dupla EV

Acura registra primeiras imagens de patente de um sedã conceitual e possivelmente elétrico

Honda antecipa teaser da nova geração do Amaze, que estreia mês que vem na Índia

Wuling revela imagens teaser da Zhiguang EV, um misto de multivan com keicar na China

Suzuki revela os primeiros teaser da nova geração do Dzire na Índia, que ficará maior

Mercedes-Benz lança promoção no Brasil com bônus de até R$ 66.500 no usado neste mês