Na China, Cupra pode aparecer como uma nova marca para vender um 'Tavascan diferente'

Produzido na China, Cupra Tavascan será vendido com outra marca em seu país natal; SUV médio elétrico e com pegada mais esportiva já é produzido em Anhui



A Cupra apresentou ano passado o Tavascan como um novo SUV médio cupê e elétrico que será exportado da China para toda a Europa. O modelo foi confirmado para ser produzido apenas em Anhui, na China, mas não será vendido no próprio país que o produz. Pelo menos, não como um modelo da marca espanhola. De acordo com as primeiras informações, a Volkswagen AG (VAG) confirmou que o Tavascan não será vendido pela Cupra na China e nem adotará o nome Tavascan.

É até possível que ele ganhe novidades em termos de visuais para se enquadrar em uma nova marca do grupo. A informação foi confirmada para o Automobilwoche, que destacou que o Tavascan servirá como o primeiro produto de uma nova marca, com foco em consumidores mais jovens. Se for pensar em possibilidades dentro do próprio grupo alemão, a marca Jetta poderia ser uma opção. Mas, como o jornal destaca que é um produto destinado para uma nova marca, fica a dúvida. Além do Tavascan, essa marca terá novos produtos, para brigar com novas marcas de BYD e Nio.

A VAG ainda confirmou que não vai vender a Cupra na China por conta que seria necessária a “criação de uma marca completamente nova” – como se a criação dessa nova marca jovem também não fosse uma marca nova. Vale destacar que todas as novas apostas da VAG na China não foram bem-sucedidas. A Sehol foi introduzida como uma maneira de levar a Seat para o gigante asiático com um novo nome, usando carros da JAC com um design que lembrasse os carros da espanhola. Depois criou a Jetta, marca que baixo custo que também não deu muito certo até o momento.

Ainda não se tem informações sobre essa nova marca, mas o Cupra Tavascan foi apresentado somente com motor elétrico. Ele possui a plataforma modular MEB, o Tavascan possui 4,644 metros de comprimento, 2,766 metros entre os eixos, 1,861 metro de largura e 1,597 metro de altura. Mecanicamente, o Tavascan possui motor no eixo traseiro que desenvolve 286cv e 56,1kgfm. A versão Pro tem uma bateria de 82kWh (77kWh úteis) que possui uma autonomia de 550km no ciclo WLTP, podendo ser carregada por estações de carga rápida (DC) de 135kW, que recupera de 10% a 80% em menos de 30 minutos. Em sete minutos, ele recupera 100km.

Ele também possui uma versão mais esportiva, chamada de VZ, a versão mais forte tem 340cv e 69,2kgfm. Com esse conjunto, ele acelera de 0 a 100km/h em 5,6 segundos e chega aos 50km/h em apenas 2,4 segundos. Com a bateria de 77kWh, o SUV tem uma autonomia um pouco menor, de 520km. Na apresentação do Tavascan no ano passado, a Cupra confirmou que pretende produzir 50.000 unidades ao ano na China, todas para exportação. 



Fotos: Cupra / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte I

Lynk & Co revela imagens teaser de um novo SUV, chamado previamente de 'L946', na China

Eletrificados, abril de 2023: vendas crescem 53% e atingem melhor abril da história

Tank registra imagens de patente do 500 com novo motor híbrido plug-in chamado Hi4-Z

Mercedes-Benz prepara nova geração do Classe S com volante yoke e sistema steer-by-wire

BYD revela teaser do Han L na China e antecipa sedã que deve ter porte do nosso Han

Toyota apresenta o novo Corolla Cross na Tailândia, com mudanças visuais de meia-vida

Volkswagen convoca recall de Polo, Virtus, Nivus e T-Cross com falha em apoio de cabeça

Alfa Romeo revela teaser que pode antecipar a nova geração do Stelvio, que estreia em 2025

Subaru já trabalha na chegada do Forester Hybrid e antecipa teaser do motor HEV