Fábrica da Ford de Taubaté (SP) é vendida para a São José Desenvolvimento Imobiliário
Ford confirma venda da fábrica de Taubaté (SP) para a São José Desenvolvimento Imobiliário e vai se transformar em fábrica de lata e materiais de aço
Nem parece, mas já fez três anos que a Ford tomou a decisão
de deixar de produzir no Brasil e manter apenas a fábrica de General Pacheco,
na Argentina, como a sua única unidade fabril na América do Sul. Com isso,
fechou as fábricas de São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP), Camaçari (BA) e
Horizonte (CE) – essa última da Troller, que também foi extinta junto a
produção nacional. A venda começou com a unidade de São Bernardo do Campo.
Vendida em 2020 por R$ 550 milhões, a área do antigo
complexo fabril da marca foi vendida para a São José Desenvolvimento
Imobiliário e a FRAM Capital. A São José Desenvolvimento Imobiliário também se
tornou também o novo dono da fábrica que tinha em Taubaté. A Ford confirmou que
assinou um compromisso de vendas com a empresa e deu início ao processo de
diligência conjunta entre as empresas. A concretização do negócio depende
também da aprovação do CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica.
Assim como a unidade de São Bernardo do Campo, Taubaté não vai mais produzir nada
automotivo.
De acordo com a revista Autoesporte, o espaço de 830 mil metros quadrados vai ser ocupado pelo Grupo Vicunha e Companha Siderúrgica Nacional (CSN), em parceria com a São José Desenvolvimento Imobiliário. A ideia é que o espaço passe a produzir latas, revestimentos de caixas e outros materiais de aço. A siderurgia vai adquirir 50% da unidade e outros 50% serão as São José Desenvolvimento Imobiliário. "A visita ao terreno que deve abrigar o centro de distribuição já foi feita e toda tratativa está bem avançada. O processo já está no CADE e acredito não haja nenhum problema para um breve início das atividades", disse o Secretário de Desenvolvimento Inovação e Turismo da Prefeitura de Taubaté, Alexandre Ferri.
O processo de compra da unidade de Taubaté tramitava desde 2022 e foi encerrado ainda em 2023, sendo a segunda unidade fabril a ser vendida depois da decisão de encerrar a produção nacional. Com a unidade de Camaçari caminhando para cair no colo da BYD, a unidade baiana deve ser a única a produzir automóveis. Horizonte segue à venda e não tem informações sobre interessados até o momento. Em 2018, a fábrica de Taubaté completou 50 anos com a Ford, depois de ter sido inaugurada em 1968. Nos últimos anos antes de fechar, o complexo era responsável pela produção do motor 1.5 12v Ti-VCT Flex usado em Ka, Ka Sedan e EcoSport.
A unidade também era a responsável pela produção da transmissão manual MX65, de 5 marchas. Para a produção local do motor 1.5 da linha Ka e EcoSport, a Ford tinha adotado conceitos de indústria 4.0 a fim de garantir o alto nível de eficiência e qualidade da operação. A linha de produção contava com 30 robôs e uso da tecnologia de rastreamento QR Code na linha de motores, além de 19 robôs e solda a laser na unidade de transmissões. A Ford confirmou que a unidade já foi responsável pela produção de motores para o Mustang nos Estados Unidos e para o Focus na Europa.
Além disso, produziu componentes para uma série de produtos produzidos na América do Sul como Maverick, F-1000, Escort, Fiesta, Ka, Focus e EcoSport. No aniversário de 50 anos, a unidade já tinha somado uma produção total de cerca de 8 milhões de motores e 7 milhões de transmissões.
Fotos: Ford / divulgação
Comentários
Postar um comentário