Dodge revela as primeiras imagens do Charger Daytona SRT de produção, em teaser
Dodge apresenta as primeiras imagens teaser da nova geração do Charger, que vai se transformar em um cupê eletrificado e estreia ainda neste mês nos EUA
A Dodge apresentou as primeiras imagens teaser do
desenvolvimento de uma nova geração do Charger, que será baseado no Charger
Daytona SRT Banshee Concept, apresentado em 2022. A nova geração será a
primeira geração eletrificada do Charger – e o primeiro esportivo eletrificado
também. É cotado que ele estreie com motores elétricos inicialmente, mas a
marca trabalha em versões a combustão que devem ser eletrificadas com um
sistema híbrido (MHEV ou HEV). Nas imagens reveladas, a Dodge não revela muitas
informações.
A marca se limita ao dizer apenas: “Não são permitidas
câmeras ou dispositivos de gravação. Modelo de pré-produção mostrado.
Disponível no final de 2024”, disse ao revelar junto das imagens. Isso prova
que a Dodge segue trabalhando no carro mesmo após a sua revelação, que acontece
ainda neste mês de março nos Estados Unidos. Nas imagens, ele aparece em uma
fábrica, uma vez que é possível ver uma Chrysler Pacifica ao fundo, o que nos
dá a entender que as imagens foram registradas na fábrica de Windsor, no
Canadá, onde ele será produzido.
Em termos de design, se percebe que ele é muito parecido com
o conceito – mas tem sim suas mudanças. Ele vai trazer faróis retangulares com
luzes diurnas (DRL) em LED com desenho inferior nas lentes em ‘L’, se conectando
entre si por meio da grade dianteira. Ele também possui o logotipo da Dodge
iluminado ao centro e com uma frente vazada que dá uma entrada de ar e com
saídas de ar no capô. O para-choque dianteiro ainda possui uma entrada de ar
inferior trapezoidal e entradas de ar nas extremidades, verticais. De perfil,
as novidades vão ficar por conta dos retrovisores com base nas portas e com repetidores
de setas, além de maçanetas embutidas e rodas de liga leve de desenho mais
convencional.
Ele também tem um bocal de recarga das baterias no para-lama traseiro. Na traseira, as mudanças ficam por conta de um pequeno aerofólio na tampa do porta-malas, mas as lanternas são diferentes. Elas continuam horizontais e invadem a tampa do porta-malas e se conectam entre si. O para-choque traseiro também tem novidades como espaço para a placa traseira, refletores horizontais e um acabamento em ‘L’ nas extremidades. Ao mesmo tempo que surgiu as primeiras imagens do modelo de produção, surgiu informações sobre a sua mecânica.
Além do motor elétrico, que fará dele o primeiro carro elétrico da Dodge, existirá versões movidas com motor a combustão. O motor em questão será o novo Hurricane de seis cilindros em linha, que vai substituir todos os motores da linha HEMI. Enquanto o elétrico deve desenvolver cerca de 670cv a 680cv, os motores a combustão vão entregar entre 408cv a quase 600cv. O motor a combustão será o mesmo do Jeep Wagoneer, o 3.0 Hurricane Biturbo de seis cilindros em linha, com opção de tração RWD (traseira) ou AWD (integral).
Ao serem apresentados em 2022, os motores ganharam duas opções: o 3.0 Standard que desenvolve 426cv de potência com torque de 64,7kgfm e o High Output desenvolve 517cv e 69,1kgfm, sendo ambos acoplados a uma caixa de câmbio automático de 8 marchas, chamada de TorqueFlite. Opcionalmente, ele pode ser associado a uma tração integral Quadra-Trac II, de tração 4x4, com caixa de transferência de duas velocidades no caso do Jeep Wagoneer e Grand Wagoneer. O motor é criado com bloco de alumínio fundido, com cárter de óleo em liga de alumínio e estrutural.
Os dois turbos possuem baixa inércia e alto fluxo, sendo que cada um dos turbos são alimentados por três cilindros. O combustível é enviado por injeção direta de combustível de alta pressão e com um sistema mais simples na Standard Output e duas bombas para o High Output. Ambos possuem o sistema Start-Stop. A Stellantis ainda confirmou que os novos conjuntos entregam 90% da força aos 2.350rpm. Além disso, os motores já nascem com a preparação para motor elétrico, formando um conjunto híbrido. O Hurricane Twin-Turbo I-6 é a principal motor de combustão interna do futuro na América do Norte para veículos que usam as plataformas STLA Large e STLA Frame.
Com motor elétrico, é esperado que ele seja vendido com algumas opções. O primeiro vai oferecer cerca de 402cv, com tração traseira e arquitetura elétrica de 400V, uma segunda opção de tração integral com 670cv com mesma arquitetura de 400V e uma versão de 892cv com tração integral e arquitetura elétrica de 800V. Ano passado, a Dodge já tinha confirmado que poderia lançar pacotes opcionais que aumentam a potência, chamados de SRT Banshee. Este faria o Charger de 402cv subir para 495cv no Stage 1 e 535cv no Stage 2.
Fotos: Dodge / divulgação
Comentários
Postar um comentário