Aehra apresenta o Sedan Concept na Europa e antecipa sedã BEV de 800km de autonomia
Depois do SUV Concept, Aehra apresenta as primeiras imagens do Sedan Concept e antecipa um sedã cupê elétrico que vai oferecer 800km de autonomia
A Aehra apresentou as primeiras imagens de um utilitário esportivo
conceitual no ano passado (veja aqui), o SUV Concept. Agora, a marca apresentou
as primeiras imagens do Sedan Concept, que antecipa as linhas de um belo sedã
cupê que será apresentado dentro de alguns anos, sendo um modelo puramente
elétrico (BEV) tal qual o SUV. O Sedan Concept tem um design bem esportivo,
marcado por linhas aerodinâmicas que se alongam por todo o desenho do conceito,
com um terceiro volume bem compacto.
Em termos de design, a dianteira do sedã possui faróis
afilados e horizontais, com luzes diurnas (DRL) em LED na parte superior e dois
projetores em LED junto de um acabamento em preto brilhante, que envolve os
projetores – que confere faróis Full-LED. O para-choque dianteiro possui o nome
da marca escrito por extenso e tem um vinco horizontal que se conecta com as
entradas de ar nas extremidades do para-choque dianteiro. Neles, a Aehra
desenhou grandes entradas de ar com um estilo em guelras, enquanto a parte
inferior do para-choque possui uma entrada de ar trapezoidal.
Acima da entrada de ar inferior está um friso em preto brilhante que, nas extremidades, possui luzes diurnas no lugar dos faróis de neblina, que estão dispostos em uma faixa. A entrada de ar inferior ainda se conecta com um acabamento em preto brilhante na parte inferior do para-choque dianteiro, com um vinco cromado em toda a parte inferior da carroceria. Com grandes entradas de ar na dianteira, o capô possui duas saídas de ar nas extremidades do capô, junto com vincos que nascem nas extremidades também. O arco das caixas de rodas na dianteira cria ombros quando visto de dianteira.
De perfil, o Sedan Concept possui um design que antecipa como serão os carros elétricos do futuro, desenvolvidos a partir de plataformas modulares específicas para BEVs, com uma boa relação entre os eixos, e balanço dianteiro e traseiro compacto – tal qual a dianteira, que será curta. Isso fica muito claro com um capô dianteiro que é muito curto, enquanto o sedã possui um arco desenhado no teto. O desenho dos vidros laterais acompanha o mesmo arco, com uma linha inferior dos vidros que é ascendente e que se conectam com a janela vigia na coluna D.
O sedã também possui câmeras no lugar dos retrovisores, que estão dispostas em uma posição mais alta por conta da traseira mais alta do sedã, com um desenho vazado mais aerodinâmico. Em termos de vincos, a carroceria possui linhas que remetem a carros superesportivos, com linhas angulosas a partir do eixo dianteiro e ombros que também são criados acima do eixo traseiro, chegando até o terceiro volume do sedã. As portas não tem maçanetas e abrem por botão, enquanto a porta dianteira ainda possui saídas de ar na parte inferior – inclusive com um design anguloso das portas dianteiras que favorece essa saída de ar. As quatro portas possuem um sistema de abertura estilo tesoura, abrindo para cima. As portas traseiras se abrem para cima inversamente, com estilo suicida.
Essa saída de ar possui um vinco que segue até o para-lama traseiro, morrendo antes do eixo traseiro. A parte inferior da carroceria tem saias laterais com vinco cromado. Por fim, ele possui grandes rodas de liga leve de 24 (!) polegadas, com pneus 285/35 ZR24 da Pirelli Scorpion Zero. No teto, ele possui um enorme teto solar panorâmico, conectando com para-brisa e com o vidro traseiro. A traseira ainda possui um terceiro volume compacto, que possui lanternas horizontais e finas, com iluminação em LED. A tampa do porta-malas possui o logotipo da marca escrito por extenso e uma tampa do porta-malas com uma abertura larga.
O para-choque traseiro possui saídas de ar verticalmente inclinadas com acabamento em preto brilhante de contorno com um vinco em ‘C’, sendo que a parte superior desse vinco cria um vinco horizontal que se conecta com o outro lado da traseira. Já o vinco inferior possui um novo vinco horizontal logo abaixo da tampa do porta-malas. O para-choque traseiro possui refletores horizontais e longos, junto de um acabamento em preto brilhante com saídas de ar e um difusor de ar, com espaço para a placa ao centro. Essa área também possui aquele friso cromado, que está em toda parte inferior.
A marca não apresentou detalhes internos, mas tudo indica que ele seja muito parecido com o SUV Concept. De acordo com a Aehra, o Sedan Concept é desenvolvido a partir de uma plataforma dedicada para carros elétricos, mas sem revelar detalhes mecânicos. A Aehra destaca que o sedã será construído com uma série de materiais “ultra avançados e excepcionalmente leves”, como “os utilizados em supercarros e hipercarros, incluindo a tecnologia de fibra de carbono forjada”. Sabe-se até o momento que ele vai trazer uma bateria capaz de oferecer uma autonomia de 800km, permitindo ainda que ele seja recarregado em estações de recarga rápida de 350kW.
A bateria foi criada em conjunto com a Miba Battery Systems (há rumores de que seja uma bateria de 120kWh). Em termos de motor, é cotado que ele seja equipado com um trio de motores, com dois motores no eixo traseiro e possivelmente um motor no eixo dianteiro. A marca ítalo-americana ainda confirma que o Sedan Concept ganhará uma versão de produção em meados de 2026 e ele vai trazer preço na casa dos US$ 160.000 a US$ 200.000. Ele será vendido nos Estados Unidos e na Europa até meados de 2026, quando começa a ser produzido. Depois disso, será lançado também na China e no Oriente Médio.
Fotos: Aehra / divulgação
Comentários
Postar um comentário