Hyundai e CAOA confirmam investimento no pós-venda para atender eletrificados
Hyundai vai treinar funcionários para a chegada de novos carros eletrificados junto com a CAOA no mercado brasileiro; hoje, Kona e Ioniq são vitrines do processo
A Hyundai confirmou que vai treinar seus funcionários para
aprender a lidar com seus automóveis eletrificados no Brasil. Juntamente com a
CAOA, a Hyundai trouxe ao país os seus primeiros eletrificados no ano passado,
com o Kona Hybrid (HEV)/Electric (BEV) e o Ioniq Hybrid (HEV). Para a chegada
deles, Hyundai e CAOA firmaram uma parceria de investimento no treinamento da
equipe de funcionários na rede de concessionárias para saber lidar com veículos
híbridos e elétricos.
A CAOA já confirmou que vai implantar um box de serviços
para qualificar os funcionários para saber atender a demanda de veículos eletrificados,
com a primeira concessionária de São Paulo (SP) apta para atender essa nova
demanda. "Estamos trabalhando no intuito de ofertar a capacidade técnica e
operacional em todas as áreas de influência, onde os veículos serão
comercializados", disse o diretor executivo de Pós-Venda da Caoa, Rogério
Gonzaga, em entrevista para Jorge Moraes, do UOL Carros. Ao mesmo tempo, já se sabe que outras
regiões vão receber novos investimentos, começando, claro, pelas capitais.
"Mas já podemos adiantar que neste primeiro momento, devemos focar as capitais e grandes centros regionais, no entanto, acreditamos que a tendência é de que em breve, todas as operações tenham infraestrutura e mão de obra, visando propiciar conveniência aos nossos clientes", adiciona Gonzaga. Em cada box existirá dois funcionários atuando, por segurança, em conjunto com uma liderança participativa. A CAOA também confirma que os boxes de atendimento terão todos os planos de manutenção periódica dos eletrificados, com inspeção em componentes mecânicos e elétricos.
"Caso seja necessário, também poderemos realizar o balanceamento de carga da bateria, entre outros serviços", acrescentou o executivo. O Centro de Distribuição de Peças para atender a rede será em Franco da Rocha (SP), mas a CAOA não revelou investimentos para atender o pós-venda da Hyundai. Ano passado, o Kona foi lançado como alternativa eletrificada ao Creta. O SUV compacto é vendido com motores Kona HEV são vendidos com motor híbrido (HEV) 1.6 16v a gasolina que desenvolve 105cv de potência e 15,0kgfm, acoplado a um elétrico que desenvolve 44cv e 17,3kgfm.
Juntos, ambos entregam 141cv de potência e torque de 27,0kgfm. A bateria de íon-lítio possui 1,56kWh e a potência é enviada para as rodas dianteiras pela caixa de dupla embreagem DCT e 6 velocidades. No caso do Kona EV, o modelo traz um motor elétrico entrega 136cv de potência com torque de 40,2kgfm e acelera de 0 a 100km/h em 9,9 segundos e velocidade máxima de 155km/h. Ele vem com uma bateria de 39,2kWh oferece uma autonomia de 305km (252km, segundo o InMetro). Para recarga da bateria, ele traz um carregador trifásico de 10,5kW que recarrega o modelo em 4h20 na bateria de 39,2kWh.
O Kona possui 4,205 metros de comprimento, 2,600 metros entre os eixos, 1,800 metro de largura e 1,565 metro de altura. O porta-malas é de 374 litros no HEV e de 332 litros de capacidade no EV. No caso do Ioniq, o hatch tem o mesmo motor do Kona HEV e possui 4,470 metros de comprimento, 2,700 metros entre os eixos, 1,820 metro de largura e 1,465 metro de altura. O Ioniq possui 443 litros de porta-malas, 45 litros de tanque de combustível e 1.422kg de peso. Neste ano, é cotado que a Hyundai via CAOA lance novos eletrificados, como o elétrico Ioniq 5, por exemplo.
Fotos: Hyundai / divulgação
Comentários
Postar um comentário