Depois do Macan, Porsche revela primeiras imagens teaser do novo Taycan reestilizado
Porsche já trabalha na reestilização do Taycan e revela as primeiras imagens teaser do desenvolvimento do sedã e da shooting brake renovados
Lançado em 2019, a Porsche já trabalha nas primeiras
mudanças da dupla Taycan e Taycan Cross/Sport Turismo, que serão lançados
oficialmente na Europa na primavera do hemisfério norte (nosso outono). As
mudanças devem ser sutis porque se trata de uma reestilização de meia-vida desta
geração do sedã e da shooting brake. E a marca alemã apresentou os primeiros
testes que mostram a dupla em desenvolvimento e em testes intensivos para
testar novos componentes já em fase final do desenvolvimento.
A marca confirmou que o sedã e a shooting brake percorrem um
total de 3,6 milhões de quilômetros entre todas as unidades de protótipos, em
campos de provas, pistas de corrida e vias públicas em todo o mundo. Ambos
ainda foram testados sobre uma variação de -41ºC no Círculo Polar Ártico
finlandês aos 53ºC do Vale da Morte, na Califórnia. Durante as primeiras
simulações computacionais e extensas validações em bancos de testes, o Taycan
atualizado passa por estágios finais de testes reais em circuitos e vias
públicas. As imagens que ilustram o post são de unidades em testes, nas mais
variadas condições.
“Mais rápido, mais alto, mais longe – melhorámos o novo
Taycan em praticamente todas as disciplinas em comparação com o seu antecessor.
E como as mudanças são tão extensas, o cansativo programa de testes é quase
comparável ao de um novo modelo.”, afirma o vice-presidente da Model Line,
Kevin Giek. Desde seu lançamento, as duas opções de carroceria ganhar
atualizações, mas a atualização deve ir bem além. Dos cerca de 3,6 milhões de
quilômetros em testes, cerca de 300.000km foram completados em condições de países
frios e 200.000km em países quentes.
Na Finlândia, cerca de 350km a norte do Círculo Polar Ártico, o elétrico demonstrou a sua dinâmica de condução na neve e no gelo, mas também convenceu com melhores tempo de recarga das baterias – vale lembrar que elétricos em condições frias demoram mais a carregar e sofrem um pouco com a bateria fria, o que diminui a autonomia. Em termos de desempenho, sob condições de congelamento, o novo Taycan mostrou que pode enfrentar até mesmo as condições mais desafiadoras em lagos congelados e neve profunda. Em temperaturas quentes, no Vale da Morte, por exemplo, foram realizados testes de resistência em condições extremamente quentes.
Nesse caso, a Porsche testou exaustivamente o sistema de carregamento da bateria e a confiabilidade do sistema de gerenciamento térmico sob temperaturas extremas. “Na Porsche, os carros elétricos devem passar pelo mesmo programa de testes rigoroso que os nossos carros esportivos com motor de combustão. Juntamente com o desempenho excepcional, um requisito fundamental é a usabilidade diária intransigente em todas as condições climáticas. No seu lançamento no mercado, dentro de alguns meses, o Taycan substancialmente atualizado terá completado extensos testes mundiais em um total de 17 países, em temperaturas que variam de -41 a +53 graus Celsius.”, afirma Florian Stahl, Chefe de Testes do Taycan.
Visualmente, as novidades devem ser sutis, mas a alemã também prepara uma versão ainda mais insana do sedã. É esperado que o sedã e a shooting brake venham com novo layout interno dos faróis (que virão com tecnologia LED Matrix, tendo quatro luzes diurnas menores em LED, e os faróis principais podem iluminar 600 metros), além de mudanças no para-choque dianteiro. Este deve perder o equipamento em plástico preto na dianteira, que é conectado aos faróis, enquanto ele também ganhará uma nova entrada de ar inferior, que seguirá com o estilo trapezoidal. Na traseira, as mudanças perceptíveis até o momento são os novos para-choques traseiros, com saídas de ar nas extremidades.
As lanternas também devem ter um novo layout. No interior, as mudanças ficam por conta de quadro de instrumentos digital com tela curva de 12,8 polegadas, além de uma nova central multimídia com tela de 10,9 polegadas. Uma terceira tela deve aparecer no painel, de 8,4 polegadas. Certamente o Taycan ainda vai trazer mais novidades com mais itens de série, de tecnologia, segurança e conectividade. A Porsche deve manter as mecânicas atuais do sedã, muito provavelmente com ganhos na bateria com uma autonomia maior, assim como maior capacidade de recarga. Mecanicamente, não se descarta a chegada de uma versão mais potente, com mais de 1.000cv de potência, chamada de Turbo GT. A conferir.
Vídeo-Teaser
Fotos: Porsche / divulgação
Comentários
Postar um comentário