Brasil alcança o recorde de autonomia com o Chevrolet Bolt EUV, que rodou 901,8km

Chevrolet quebra recorde de alcance com o Bolt EUV, que alcança 901,8km com apenas uma carga, em desafio proposto pela marca no lançamento do SUV



No lançamento do Bolt EUV no Brasil, a Chevrolet estabeleceu um novo recorde oficial de autonomia com o SUV compacto, que percorreu 901,8km com apenas uma carga de bateria. O desafio foi proposto para alcançar a maior eficiência energética com o elétrico, que durou 28h30 e foi realizado no Campo de Provas da General Motors em Indaiatuba (SP), marcando a estreia do Bolt EUV. Ao todo, 70 pessoas entre jornalistas, influenciadores, clientes, concessionários, parceiros e colaboradores da GM se revezaram.

Ao todo, foram três unidades do Bolt EUV que participaram da ação, promovida em um circuito de 4,3km que simula uma reta plana infinita, com objetivo de descobrir qual distância seria possível rodar com a bateria de 66kWh. Declaradamente, a autonomia é de 456km no ciclo WLTP, 397km no EPA e 377km no InMetro, aferido pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Durante o desafio proposto pela Chevrolet, o Instituto Mauá foi o responsável pela auditoria do desafio. Além da bateria do EUV, ele possui um sistema capaz de regenerar a frenagem e desacelerações, que aumentam sua autonomia.

Para alcançar tal feito de rodar 901,8km, os motoristas tiveram que utilizar técnicas que otimizam o menor consumo de energia da bateria do carro, rodando com uma velocidade média de 35km/h no circuito e com paradas apenas para a troca de motoristas. Foi levado em conta as condições de condução, da pista e de temperatura. Os motoristas participantes foram aconselhados a evitar acelerações e frenagens bruscas e a não utilizarem recursos como o sistema de aquecimento dos bancos e volante ou o ar-condicionado. Assim, qualquer elemento poderia influenciar em qual das três unidades teria o maior alcance.



“A linha Bolt da Chevrolet simboliza uma grande conquista tecnológica em direção ao futuro 100% elétrico da GM e também é uma referência global em razão do seu pioneirismo, sendo o primeiro EV de produção em larga escala do mundo a oferecer elevada autonomia a preço mais acessível. E o impressionante desempenho do Bolt EUV neste desafio de autonomia máxima reforça a superioridade do produto em sua categoria”, lembra Leandro Couto, Diretor do Campo de Provas da GM. Em termos mecânicos, o Bolt EUV é equipado com um motor elétrico que desenvolve 203cv de potência com torque de 36,7kgfm.

Com esse conjunto, ele acelera de 0 a 100km/h em 7,7 segundos e é equipado com uma bateria de 66kWh, de íons de lítio. Essa bateria garante uma autonomia de 456km no WLTP, 397km no EPA e 377km no InMetro. Ele possui um sistema de recarga de 11kW, um novo cabo de energia de dupla voltagem de 7,4kW que recupera 40km por hora ou 10 horas para carga completa. Por fim ele possui um sistema de recarga rápido de 50kW, que recupera 144km em 30 minutos. Junto ao EUV, será fornecido o cabo para carregamento em tomada residencial de 110V/220V – 20A.

De acordo com a Chevrolet, o EUV possui 4,306 metros de comprimento, 2,675 metros entre os eixos, 1,770 metro de largura e 1,616 metro de altura. O porta-malas possui capacidade de 462 litros, que aumentam para 1.611 litros com os bancos traseiros rebatidos. Aqui, todas as unidades do Bolt EUV são da versão Premier, com preço de R$ 279.990. Ele será vendido em um lote único, quando será substituído por elétricos de nova geração da Chevrolet, com a chegada de Equinox EV e Blazer EV. 



Fotos: Chevrolet / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Foton lança Aumark por R$77.900!

Honda apresenta o e:N GT Concept no Salão de Xangai, que ganha evoluções como conceito

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Volkswagen Arteon sai de linha em 2024, por conta do ID. Aero; Shooting Brake continua

Jaguar pode parar de desenvolver carros esportivos para pagar sua eletrificação

Curiosidades: Conhece o "botão do mal" da Fiat, o OverBoost? Sabe como ele funciona?

Nova geração do Toyota Corolla surge em meados de 2025, como uma geração evolutiva

Curiosidades: Você sabe o que é uma direção subesterçante?

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1995!

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09