Mercedes-Benz lança o novo GLE no Brasil, que estreia com sistema MHEV por R$ 729.900

Mercedes-Benz apresenta o novo GLE no Brasil, que estreia com design levemente revisado e ganha eletrificação com um sistema híbrido-leve de 48V (MHEV)



A Mercedes-Benz apresentou as mudanças visuais para o seu utilitário esportivo de grande porte, o GLE – só não tão grande quanto o GLS. O SUV passa a ser vendido não só com mudanças visuais, mas também mecânicas. Ele ganha um sistema híbrido-leve de 48V (MHEV), que promete diminuir o consumo de combustível, ainda mais que ele manteve a configuração de um motor turbo diesel. A lista de equipamentos também foi aprimorada com ganho de segurança e tecnologia.

Vamos falando então das mudanças visuais que a marca trouxe para o SUV. Na dianteira, o GLE se destaca por trazer uma nova grade dianteira nas versões civis, que traz uma barra horizontal com três entradas de ar de cada lado, com o logotipo ao centro. A grelha da grade dianteira também é nova, que traz várias estrelas que representam o logotipo da marca – mas sem o aro do entorno. Os faróis também recebem um novo layout, com uma faixa diurna (DRL) em LED na parte superior e quatro pontos horizontais, com pares separados por projetores. Aliás, os faróis tem dois projetores, em LED, que contribuem para que os faróis sejam Full LED High-Performance.

O para-choque dianteiro ainda recebe um novo desenho, que varia de acordo com cada versão. Ele possui uma entrada de ar inferior com estilo trapezoidal com uma grelha estilo colmeia, que tem um acabamento em preto brilhante. Nas extremidades, o GLE possui um novo desenho, com um acabamento com dois frisos horizontais. No entorno, ele possui um acabamento em preto brilhante em ‘C’, que se conecta com o outro lado da carroceria por meio de um acabamento em plástico preto que traz entradas de ar funcionais apenas nas extremidades.



De perfil, as novidades ficam por conta de novas rodas de liga leve com aro de 20 polegadas, sendo essa a única mudança do SUV. De traseira, as novidades são mais sutis e ficam por conta apenas de um novo layout das lanternas, que traz luzes horizontais na parte superior, enquanto o para-choque traseiro se destaca por trazer novas saídas de escape, com contorno cromado, dentro de um acabamento prateado na parte inferior. No interior, as novidades ficam por conta de novo volante multifuncional de três raios, ganhando barras horizontais cromadas, seja nas extremidades da telas do quadro de instrumentos e a central multimídia (de 12,3 polegadas cada uma).

A central multimídia ganhou assistente de voz "Olá Mercedes" os ocupantes podem acionar certas ações mesmo sem a palavra-chave de ativação. Isso inclui atender uma chamada telefônica, por exemplo. O “Olá Mercedes” também explica as funções do veículo ao ouvir o comando "Ajuda" e fornece assistência ao perguntar como conectar um smartphone via Bluetooth ou onde encontrar o kit de primeiros socorros, por exemplo, além de reconhecer a posição dos ocupantes. Outras funções do veículo, como a iluminação interior ou as persianas, também podem ser controladas por comando de voz.

Ele ainda manteve as quatro saídas de ar-condicionado centrais e também nas saídas das extremidades do painel, com barras horizontais. Na extremidade direita, o GLE possui a saída do passageiro. Ele ainda ganha um acabamento Manufaktur Piano Black Flowing Lines, além de ganhar novas opções de cores dos estofamentos como o Bege Catalana/Preto e Castanho Bahia/Preto foram adicionadas ao SUV. O GLE ainda possui uma faixa no painel, em LED, que invade também os painéis das portas dianteiras, sendo luzes personalizáveis em 64 cores diferentes. Outra novidade é o novo volante de base inferior achatada, de três raios e com controles multifuncionais.



O volante possui duas barras horizontais de cada lado, com acabamento em preto brilhante. O sistema de som passa a ser o sistema de som premium Burmester Surround Sound agora apresenta a configuração de som pessoal, bem como a experiência de áudio imersivo Dolby Atmos. Um total de 13 alto-falantes, 13 canais de amplificador separados e uma potência do sistema de 590W são outras características do sistema de som surround Burmester. O Apple CarPlay e o Android Auto agora estão disponíveis sem fio. Duas portas USB que entregam 100W de potência estão disponíveis no descanso de braço traseiro como opções de carregamento.

Na mecânica, a Mercedes-Benz confirmou que o GLE se destaca por trazer um sistema de 48V desenvolve 20cv e 20,4kgfm e auxilia a reduzir o esforço do motor nos primeiros três metros na saída com a função EQ Boost. Vindo apenas na versão 450d, ele vem com motor 3.0 Turbo Diesel de seis cilindros em linha que desenvolve 367cv e 76,5kgfm, aliado ao sistema MHEV. O câmbio é um automático de 9 marchas (o 9G-TRONIC) e com tração 4MATIC, integral AWD. Esse conjunto acelera de 0 a 100km/h em 5,6 segundos e com máxima de 250km/h, limitado eletronicamente.

Em termos de consumo, o GLE passa a ter um consumo de 9km/l na cidade e 11,5km/l na estrada. De acordo com a Mercedes-Benz, o novo GLE possui 4,924 metros de comprimento, 2,995 metros entre os eixos, 2,010 metros de largura e 1,797 metro de altura. O SUV também traz espaço para sete ocupantes, em uma disposição de bancos em 2+3+2. O porta-malas possui capacidade de 120 litros com sete lugares, 630 litros com cinco lugares e 2.055 litros com as duas últimas fileiras rebatidas. O tanque de combustível é de 85 litros e o utilitário esportivo pesa 2.405kg.



De acordo com a Mercedes-Benz, o novo GLE possui uma suspensão independente de braços sobrepostos na dianteira e o mesmo acontece na traseira, com molas pneumáticas. Os freios são a disco ventilado na dianteira e na traseira. A Mercedes comenta que o SUV possui uma capacidade de carga útil de 780kg e de reboque de 750kg (sem freio) ou de 2.700kg (com freio). Em termos de ângulos, tem 25º de ataque, 25º de saída e 17º de ângulo central.  

De série, as novidades ficam por conta do novo Trailer Route Planner, que determina rotas adequadas para dirigir com um reboque previamente definido com base em informações sobre seu peso, altura, largura e muito mais. Há ainda o Trailer Maneuvering Assist, que ajuda a estacionar o SUV com reboque e que agora traz um sistema baseado em câmera e regula automaticamente a direção. A central multimídia MBUX de 12,3 polegadas passa a vir com Android Auto e Apple CarPlay sem fio disponíveis, enquanto o assistente de voz da Mercedes é mais eficaz do que nunca e permanecerá assim graças às atualizações sem fio.

Aqui, ele será vendido nas cores sólidas Preto ou Branco Polar, além das metálicas Prata Hi-Tech, Verde Esmeralda, Preto Obsidian, Cinza Selenite e Azul Sodalite. Há também as cores Manufaktura, que inclui o Vermelho Hyacinth, Branco Diamante Brilhante e o Cinza Alpine. No interior, o GLE pode ser vendido com os tons Preto/Marrom Bahia, Preto/Bege Catalana, Preto/Bege Macchiato ou apenas Preto. Aqui, ele é vendido com garantia de dois anos. O GLE vem importado de Sindelfingen, em Tuscaloosa, nos Estados Unidos. 



GLE 450d

De série, ele será equipado com Pacote de Assistência à Condução (ADAS) que possui assistente de distância ativa Distronic, assistente de direção ativa, assistente ativo de frenagem, assistente ativo de manutenção de faixa, assistente ativo de ponto cego, proteção de pedestres, suporte para manobras evasivas e assistente de sinalização de trânsito. O Pacote de Estacionamento Parktronic traz câmera de 360° que ajuda o condutor a manobrar em vagas de estacionamento paralelas ou perpendiculares. Outra novidade é a função ‘capô transparente’, que ajuda na condução off-road. Quando essa for ativada, a tela do console central mostra uma visão virtual sob a parte dianteira do veículo – ajudando a tornar isso visivelmente mais fácil em terrenos íngremes. Essa visão é obtida por meio das imagens geradas pela câmera 360°. O ‘capô transparente’ permite ao condutor reconhecer melhor obstáculos, como grandes pedras ou buracos profundos em seu caminho. Esta função também oferece vantagens ao conduzir sobre rampas ou elevações. O GLE traz sistema 4MATIC de tração nas quatro rodas e uma relação de marcha projetada para tração permitem uma alta capacidade de reboque de até 3,5 toneladas. O engate de reboque totalmente elétrico é particularmente conveniente: através de um botão na tampa traseira ou em um painel no visor central, o ponto de engate juntamente com a tomada para a eletrônica do trailer é girado para fora e automaticamente fixado na posição de operação. Após o uso, ele se retrai para sua posição de repouso atrás do para-choque igualmente sem esforço. Uma característica especial também é fornecida para aqueles que não usam o engate para rebocar um trailer, mas para transportar bicicletas, por exemplo: o engate do trailer tem dois parafusos extras para transportar com segurança um suporte de bicicletas. Sua capacidade de carga é de 100kg, possibilitando que bicicletas elétricas também sejam carregadas nesse ponto. Graças aos sensores de ambiente, os sistemas de estacionamento oferecem ainda melhor suporte ao manobrar. Integrados no MBUX, eles podem ser operados de forma mais intuitiva e rápida. Agora, o Assistente de Direção Ativo permanece ativado no modo de reboque. O sistema ajuda o motorista a permanecer na faixa automaticamente, mesmo ao fazer curvas leves. Outro aspecto muito importante é a grande oferta de equipamentos de série em todas as versões, precisamente posicionada mirando os desejos frequentemente expressos pelos clientes, como teto solar panorâmico elétrico, pacote Keyless-Go, ar-condicionado de quatro zonas Thermotronic, Head-Up Display (HUD) de realidade aumentada e a função de Navegação com Realidade Aumentada fazem parte da lista de equipamentos de série em todas as versões. Com capacidade de sete ocupantes, ele possui uma terceira fila de assentos com acionamento elétrico em couro, elétricos (inclui lombar) e memória. Acabamento interno em alumínio, iluminação ambiente de 64 cores, alarme antifurto e proteção Urban Guard, carregamento sem fio para aparelhos celulares, central multimídia MBUX com tela de 12,3 polegadas com conectividade com smartphones sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, Widescreen Cockpit, sistema de som premium da Burmester Surround Sound System (13 alto-falantes e 590W de potência), sistema de navegação GPS, quadro de instrumentos com tela de 12,3 polegadas e faróis Full LED com faróis altos adaptativos. 



Preço

  • Mercedes-Benz GLE 450d 3.0 Turbo Diesel 9G-Tronic MHEV 4MATIC – R$ 729.900 





Fotos: Mercedes-Benz / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hyundai reajusta novamente os preços de HB20 e HB20S no Brasil em até R$ 800

Os 100 veículos mais vendidos do Brasil em abril de 2023: Land Rover Defender surge em 76º

Kia Cerato vai receber motor Turbo no Brasil em 2023, com a chegada da reestilização

Mercado, abril de 2023: vendas avançam 11%, Seres estreia e McLaren quebra recorde

BYD reedita parte das promoções de novembro em dezembro com quase toda linha

Volkswagen trabalha em uma versão híbrida plug-in, o eHybrid, para a Caddy na Europa

Fiat alcança 22% de mercado em abril e vê a Strada líder pelo 17º mês consecutivo

Maxus revela as primeiras imagens oficiais em novo teaser da picape média Terron 9

Renault reajusta os preços do Kwid e hatch começa em R$ 76.090 na versão Zen

Jeep mantêm liderança entre os SUVs em abril com destaque a Compass e Commander