BYD surpreende com lançamento do Seal, que chega no Brasil por R$ 296.800 e tem 531cv

BYD aposta em um sedã mais acessível no Brasil depois do Han, com o Seal; puramente elétrico, sedã desembarca em nosso mercado com preço competitivo



A BYD quando começou operar no Brasil há alguns anos, ainda como uma empresa que atendida apenas vendas diretas, chegou a vender um sedã chamado e5, que foi usado por corporações como a Polícia Militar. Ao chegar como uma marca que atende também o consumidor comum, o que começou a acontecer no final de 2022, a empresa trouxe, após o Tan, o sedã Han, um sedã de grande porte. Agora, a marca apresentou seu novo sedã puramente elétrico, o Seal.

Apresentado recentemente na China, o Seal chega como um sedã que concorre, na China, com o Tesla Model 3. Mais acessível que o Han, o Seal é moderno e aposta numa boa relação custo/benefício para fazer sucesso em nosso mercado. Além de um design muito interessante, o Seal chega como um produto atual que pode ajudar a impulsionar ainda mais as vendas da BYD em nosso mercado. Apostando na filosofia de design chamada de Ocean Aesthetics, o Seal é mais um produto que possui a aposta em um design marinho. Isso já acontece com outros produtos da chinesa, como é o caso do próprio Dolphin.

“O BYD Seal é um modelo avançado, com soluções inovadoras e à frente de seu tempo, um carro que representa segurança, tecnologia, desempenho e conforto”, afirma Tyler Li, Presidente da BYD no Brasil. Olhando para o Seal, vemos um sedã com uma proposta de design que se destaca por vir com faróis em ‘C’, sendo a parte superior com dois projetores em LED e o prolongamento inferior contar com luzes diurnas (DRL) em LED. O sedã ainda possui um acabamento em preto brilhante nos faróis, que conecta a parte principal com o prolongamento.



Esse acabamento ainda possui, nas extremidades, três pequenas entradas de ar verticais, que contribuem para a aerodinâmica do sedã. O para-choque ainda traz o nome BYD ao centro e nas extremidades ele troca os faróis de neblina por quatro fitas em LED que formam um ‘C’, inseridas dentro de um acabamento em preto brilhante e que se conecta também com entradas de ar que tem duas barras principais e várias pequenas barras horizontais que ‘entram’ para dentro da entrada de ar. Vincos são formados por esse acabamento e existe um vinco mais acima que se conectam com o prolongamento dos faróis.

Ele ainda possui o espaço para a placa e mais abaixo possui uma entrada de ar trapezoidal com duas barras horizontais e duas barras centrais, verticais. Voltando ao assunto de vincos, o sedã ainda possui dois vincos que nascem no para-choque dianteiro e moldam o capô. Esses vincos nascem nas laterais do nome BYD e se alargam durante o capô. A partir dos faróis nascem mais vincos que se conectam com as extremidades da peça e com a coluna A. Visto de perfil, a BYD desenhou o Seal com um desenho aerodinâmico. Destaque fica por conta de um acabamento estilo bumerangue no para-lama dianteiro, em preto brilhante, que lembram barbatanas – que é onde está escrito BYD Design.

A frente, aerodinâmica, possui linhas que nascem a partir do para-lama dianteiro e ajudam a definir o desenho dos vidros. Um novo vinco nasce a partir da porta traseira e chega até as lanternas. Do acabamento em plástico preto em formato de bumerangue no para-lama dianteiro nasce um outro vinco crescente e decresce na porta traseira que define a porção intermediária do sedã. Por fim, ele possui um vinco na parte inferior das portas. Do para-choque dianteiro, ele possui um acabamento em preto brilhante que está presente também nas saias laterais – onde esse acabamento termina. 



O desenho dos vidros acompanha muito o desenho da própria carroceria, que no caso do Seal é um sedã cupê – em favor da aerodinâmica. A coluna A bem inclinada e o caimento do teto suave são provas disso. Todo o contorno dos vidros tem um acabamento cromado e na janela vigia ele possui um acabamento em preto brilhante que lembra brânquias – alguma referência marinha, talvez? – enquanto o sedã ainda possui maçanetas retráteis (pop-up). Os retrovisores tem base na coluna das portas, com repetidores de setas integrados, e as rodas são de 19 polegadas, calçadas com pneus 235/45 R19, com cinco raios.

No teto, a marca possui um teto solar panorâmico. De traseira, a BYD fez um bom trabalho com um desenho mais esportivo. Ele possui um vidro traseiro inclinado e um terceiro volume mais compacto, por conta do caimento do teto. Ele possui lanternas em estilo de gota, invadindo a tampa do porta-malas e se conectam entre si por meio de uma barra em LED. Acima das lanternas, na tampa do porta-malas, ele possui o nome Build Your Dreams. A tampa também possui um desenho mais limpo, sem muitos vincos e com a identificação do sedã. O para-choque traseiro possui saídas de ar nas extremidades, com vincos em ‘C’, que invadem um pouco a tampa do porta-malas.

O para-choque ainda possui um acabamento em preto brilhante na parte inferior, onde ele possui refletores e luzes de ré conectadas em posição horizontal. Ele também possui espaço para a placa dentro de uma espécie de difusor de ar, que engloba também refletores e luzes de ré. Nesse difusor de ar, o sedã possui seis aletas verticais que ajudam na aerodinâmica. Internamente, a BYD também soube desenhar o Seal com linhas inspiradas em animais marinhos, que estão espalhados como ‘easter-eggs’. Ele possui um quadro de instrumentos com tela digital de 10,25 polegadas e um volante com o logotipo BYD em preto brilhante ao centro.



Ele também possui um volante em empunhaduras na parte superior do aro, base achatada e controles multifuncionais. O lugar onde estão os controles multifuncionais parecem formar uma cauda de animais marinhos. O painel ainda possui saídas de ar-condicionado nas extremidades que parecem barbatanas. As quatro saídas de ar-condicionado se conectam por meio de uma barra que percorre o painel. As saídas centrais ficam separadas por conta da tela da central multimídia, que no caso do sedã é de 15,6 polegadas. Assim como os demais produtos da marca, a tela da central é giratória e pode ficar na vertical.

A tela da central possui conectividade com internet 4G e possui atualizações Over-The-Air (OTA), controle por voz precisa e inteligente. Além disso, temos conectividade com Android Auto e Apple CarPlay. O console central possui espaço para dois celulares carregarem por indução e mais atrás ele possui o câmbio automático com uma alavanca bem compacta e com alguns controles no entorno, em um acabamento em preto brilhante. Nesse entorno, estão alguns controles como controles de volume, modos de condução, pisca-alerta e freio de estacionamento eletrônico. Há alguns atalhos do sistema de ar-condicionado também.

O console ainda possui dois porta-copos e o sedã conta com sistema de áudio Dynaudio com 12 alto-falantes que oferece som de qualidade premium. Desenvolvido a partir da plataforma modular e-platform3.0, o Seal se torna o primeiro carro da marca no Brasil a vir com a tecnologia Cell-to-Body (CTB), que permite que a bateria seja realmente parte da estrutura do carro, aumentando a rigidez da carroceria e segurança. Essa tecnologia também ocupa menos espaço no assoalho. Ele possui 4,800 metros de comprimento, 2,920 metros entre os eixos, 1,875 metro de largura e 1,460 metro de altura.



O porta-malas possui capacidade de 400 litros, peso de 2.185kg e uma altura em relação ao solo de 12,0 centímetros. Ele ainda oferece um coeficiente aerodinâmico de apenas 0,219Cx. Mecanicamente, ele é equipado com dois motores elétricos, sendo cada um responsável por um eixo. Na dianteira, ele possui um motor de 218cv e 23,4kgfm e um motor traseiro de 313cv e 36,7kgfm que juntos entregam 531cv e 60,1kgfm, com tração integral. Com esse conjunto, ele acelera de 0 a 100km/h em 3,8 segundos e com velocidade máxima de 180km/h. O sedã também suspensão dianteira McPherson do tipo double wishbone e traseira five link – também conhecida como multilink.

Ele ainda oferece discos ventilados e perfurados na dianteira e discos ventilados na traseira. Ele é equipado com uma bateria Blade de ferro de lítio fosfato (LFP), com capacidade de 82,56kWh. Essa bateria recupera de 30% a 80% em menos de 30 minutos, quando plugado em uma estação de recarga rápida (DC) de 150kW (recuperando 300km) e oferece uma autonomia de 372km no ciclo do InMetro ou 520km no ciclo WLTP. Ele será equipado com freios regenerativos inteligentes também. De acordo com a BYD, o Seal possui três modos de condução: Normal, Eco e Sport. 

Em nosso mercado, o sedã será o primeiro carro da marca a ser vendido com garantia de cinco anos e revisões gratuitas até os 100.000km, sendo cada uma das revisões a cada 20.000km. A garantia é de oito anos ou 200.000km rodados para os motores elétrico e controller. A bateria Blade conta também com garantia de oito anos sem limite de quilometragem. Em nosso país, a BYD venderá o Seal em seis cores: Azul Glacial, Cinza Atlantis, Branco Bright, Preto Cosmos, Verde Courtyard e Cinza Acetinado. O interior vai contar com duas opções de tons: Thaumas Black e Thahiti Blue.



Seal 3.8S EV

De série, ele será vendido com trava elétrica da portinhola de recarga, maçanetas embutidas nas portas, abertura elétrica do porta-malas, roda de liga de alumínio de duas cores de 19 polegadas, proteção inferior powertrain + proteção da bateria, faróis de Full LED, grade dianteira com iluminação de posição, luzes diurnas (DRL), iluminação da placa de matrícula traseira, lanterna traseira de LED, luz de direção dinâmica traseira, luz de freio (brake light) de LED, cor única da luz da porta de carregamento, iluminação do porta-malas, espelho retrovisor externo com desembaçador e espelho retrovisor com alerta de ponto cego. A lista cresce com carregamento de smartphone sem fio, apoio de braço central traseiro (com porta-copos duplo) e apoio de braço central dianteiro, banco do motorista com ajuste elétrico de 8 posições, aquecimento do banco do motorista, ventilação, memória e apoio de lombar com ajuste elétrico em 4 posições, encosto de cabeça integrado, banco de motorista boas vindas com banco do passageiro dianteiro com ajuste elétrico de 6 posições e suporte de lombar com ajuste elétrico de 4 posições, ventilador, aquecedor, aquecimento e ventilação do banco do passageiro dianteiro, ajuste manual do encosto de cabeça do banco traseiro, ISOFIX de fixação de cadeira infantil, comandos no volante e botão de acionamento do Bluetooth. Grande, a lista também possui abertura elétrica do porta-malas, botão de alternância do modo de áudio, espelho retrovisor fotocrômico, tomada 12V, para-sóis do motorista e do passageiro dianteiro com espelhos e iluminação, duas entradas USB dianteiras (1 Tipo A e 1 Tipo C) e duas entradas USB traseiras (1 Tipo A e 1 Tipo C), ICS (Intelligent Cockpit System) com tela flutuante de 15,6 polegadas e rotação elétrica, rádio FM & AM, sistema de navegação GPS, conectividade com Apple CarPlay e Android Auto, zona dupla de comando de voz, atualização remota (OTA), serviço de armazenamento em nuvem BYD, conexão de rede 4G, 12 Alto-falantes com sistema Dynaudio, sistema de purificação de ar, controle de temperatura Dual Zone, saída de ar traseira, ar-condicionado com filtro PM2.5 de alta eficiência com purificação de ar do gerador de íons negativos + purificação de ar de esterilização e ajuste automático de ar-condicionado (pela tela do ICS). Por fim, a lista de segurança inclui chave presencial, ligação remota do ar-condicionado, Keyless (abertura/fechamento das portas e do porta-malas) pela chave e cartão, sistema de estacionamento eletrônico (EPB), sistema Auto Hold (AVH), para-sóis do motorista e do passageiro dianteiro com espelhos e iluminação, feedback do sistema regenerativo, airbags dianteiros motorista e passageiro, dois airbags dianteiros, dois airbags laterais dos bancos dianteiros e dois airbags de cortina, lembrete de afivelamento em todas as posições, imagens panorâmicas HD, detecção de ponto cego (BSD), Assistente de Frenagem Hidráulico (HBA), Sistema de Controle de Tração (TCS), Controle Dinâmico do Veículo (VDC), Distribuidor Eletrônico de Frenagem (EBD), Assistente de Partida em Rampa (HHC), Frenagem Confortável (CST), aviso de porta aberta (DOW), sistema de navegação inteligente (ICC), alerta inteligente de limite de velocidade (ISLI), controle inteligente de limite de velocidade (ISLC), sistema de aviso preditivo de colisão (PCW), aviso de colisão frontal, aviso de colisão traseira (RCW), alerta de colisão lateral frontal (FCTA) com dois radares dianteiros e mais quatro traseiros reverso, Sistema Direto de Monitoramento da Pressão dos Pneus (TPMS), trava eletrônica de segurança para crianças, chave presencial, frenagem de impacto lateral dianteiro (FCTB), freio a disco dianteiro ventilado e perfurado, freio a disco ventilado traseiro, sistema de frenagem inteligente, manopla de transmissão eletrônica, Freio de Estacionamento Eletrônico (EPB), Auto Hold (AVH), suspensão dianteira Double Wishbone e suspensão traseira multilink, amortecedor de frequência variável, sistema de direção assistida elétrica (DP-EPS), ajuste manual da coluna de direção ajustável em 4 direções e coluna de direção dobrável com absorção de impacto.



Preço

  • BYD Seal 3.8S EV – R$ 296.800






Fotos: BYD / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GWM confirma live com promoção neste final de semana com Haval H6 e H6 GT e o Ora 03

Jetour apresenta na China uma nova reestilização do X70 Pro e o híbrido X70 C-DM

BYD revela o primeiro teaser da sua minivan, que estreia com tecnologia DM-i 5.0

Stellantis registra patente de sistema que imita vibração do motor a combustão em elétricos

Volvo revela primeiro teaser da reestilização do XC90, que dará sobrevida ao SUV híbrido

RAM reedita série especial Rodeo Edition da 2500 com 77 unidades no Brasil por R$ 469.990

Nissan revela novo teaser da nova geração do Patrol ao lado da clássica primeira geração

Volkswagen comemora marca de 25 milhões de unidades produzidas no Brasil desde 1959

Audi revela primeiro teaser da nova geração do Q5, que estreia em breve na Europa

Hyundai confirma Palisade e Ioniq 5 em 2024 no Brasil e vai trazer mais novidades em 2025