RAM cogita fazer picape intermediária diferente para os EUA e uma picape média global

RAM pode acabar desenvolvendo duas novas picapes, sendo uma intermediária e uma média, que serão vendidas nos Estados Unidos em alguns anos



A RAM pode estar desenvolvimento duas novas picapes para os Estados Unidos. Depois de estar por anos no segmento full-size com as picapes 1500, 2500 e 3500, a RAM pode acabar mirando nos segmentos inferiores. Aqui no Brasil, a marca já vai ganhar bastante notoriedade com a chegada da Rampage, que é uma picape de porte intermediário e que vai concorrer com modelos como a Ford Maverick. A RAM sabe que nos EUA, a mesma Maverick não tem muitos concorrentes (apenas a Hyundai Santa Cruz).

Ao mesmo tempo, a RAM pode desenvolver uma picape média, para concorrer com modelos como Toyota Tacoma, Chevrolet Colorado e Ford Ranger, por exemplo. Para nós, essa picape seria ideal para concorrer com modelos como Toyota Hilux, Chevrolet S10 e a própria Ford Ranger, que são hoje as picapes médias mais vendidas do nosso mercado. Com a negativa (até o momento) da ida da Rampage para os Estados Unidos, a marca do carneiro pode acabar desenvolvendo uma picape intermediária específica para o mercado norte-americano. Mike Koval, CEO da RAM, confirmou essa informação em entrevista.

“Eu adoraria trazer uma pequena caminhonete para a América do Norte (mas) é mais fácil falar do que fazer, principalmente no que diz respeito à conformidade dos veículos. Numa das primeiras reuniões após a fusão (com o grupo automóvel Stellantis que inclui marcas europeias como Fiat e Alfa Romeo) disseram ‘o que é meu é seu’. Então (RAM) tem acesso a todas as diferentes... plataformas de veículos do grupo.”, destacou o executivo em entrevista ao Drive. Apesar da negativa da Rampage ser produzida nos Estados Unidos com adaptações para aquele mercado, a picape já foi avistada por terras do Tio Sam.

Por outro lado, o desenvolvimento de uma picape média parece estar mais definido. A picape média poderia ser criada a partir de uma base STLA, que permitiria que a picape ganhasse motores eletrificados, como um híbrido e uma opção puramente elétrica – algo que seria inédito nos Estados Unidos, que não tem uma picape deste porte que é elétrica. O projeto de uma ‘RAM Dakota’ é muito possível por conta de um conceito que foi apresentado em um evento interno de concessionários, no início deste ano, nos Estados Unidos. E, ao que tudo indica, a receptividade do conceito foi muito boa.



“Eu tinha 6.000 dos meus melhores amigos nas arenas e estava procurando o polegar para cima ou para baixo. E eles teriam que contar a você, mas acho que é extremamente positivo.”, disse Koval em entrevista ao Green Car Reports. O site ainda perguntou se poderia ter uma versão com extensor de autonomia, mas o executivo se esquivou de uma resposta assertiva: “É muito cedo. Ainda não está completamente definido porque era apenas um conceito.”, adiciona. Muito provavelmente a picape teria que contar com opção de motor a combustão e uma opção híbrida.

Com potencial de ser global, Koval confirmou que ela poderia ser vendida em mercados onde o público consome muita picape, como América do Sul, África, Oriente Médio e Oceania. Isso tornaria o projeto muito mais viável. “Cada vez mais, vejo o nosso negócio como um negócio global. Portanto, estou analisando todas as oportunidades, sejam picapes compactas, de tamanho médio, e onde posso vendê-las e o que elas precisam ter – tonelada métrica, tração traseira. Posso ter um ICE (combustão) e um BEV (elétrico), porque preciso de ICE na América do Sul? Sim, é possível, e tudo se resume ao STLA Frame e à flexibilidade que ele contém. Nós poderíamos fazer isso.”, diz Koval.

Tudo indica que essa picape seja desenvolvida para os próximos anos. Aqui, a Stellantis não atua no segmento de picapes médias, tendo a Fiat Titano como um produto que deve ser o primeiro a ser oferecido. No entanto, uma picape deste porte com a marca RAM, teria muito mais apelo. 



Fotos: Dodge e RAM / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chevrolet convoca recall do Equinox por falha no módulo da bomba de combustível

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Citroën lança o Basalt no Brasil, novo SUV que chega por competitivos R$ 89.990 iniciais

Lancia revela primeiro teaser do Gamma, que retorna em 2026 e será produzido em Melfi

Tesla quase adquiriu startup alemã que está criando carregadores de elétricos por indução

Fiat lança promoção no Brasil com quase toda a linha e descontos de até R$ 54.490

Toyota revela as primeiras imagens teaser do desenvolvimento da Hilux Cabine Dupla EV

Kia Tasman aparece sem nenhuma camuflagem em novo (e último) teaser no exterior

Aptera revela as primeiras imagens teaser do desenvolvimento do PI2 de pré-produção

Acura registra primeiras imagens de patente de um sedã conceitual e possivelmente elétrico