Mitsubishi lança a nova geração do Colt, que retorna como irmão gêmeo do Renault Clio

Fora de linha há 11 anos, Mitsubishi Colt retorna como rebadge do Renault Clio e com opção de motores híbridos; hatch compacto deve ser vendido na Europa 



A Mitsubishi recentemente apresentou a nova geração do ASX como uma quase cópia (autorizada) do Renault Captur. Agora, o Colt também retorna como uma quase cópia de um outro Renault, o Clio – que recentemente ganhou uma reestilização. Vendido em nosso mercado na década de 1990, o Colt retorna como um hatch compacto depois de ter saído de linha em gerações mais novas, sendo o seu fim marcado em 2012. Na época, ele parecia um pequeno Lancer.

Agora a nova geração estreia com poucas alterações em relação ao Clio e se torna bem notável que estamos falando de um Clio que aprendeu a falar japonês, mesmo que a força. A medida do rebadge, é muito comum no mercado e talvez seja uma forma da Mitsubishi voltar a segmentos onde já esteve e acumular o lucro destes modelos para criar uma nova geração diferente dos irmãos. Em sua nova geração, o Colt se destaca por conta da grade dianteira diferente, que ostenta o logotipo da Mitsubishi e que nas extremidades possuem um friso cromado em ‘C’, com uma grade com acabamento em preto brilhante.

Ele possui faróis afilados e com uma iluminação diurna (DRL) em duas barras horizontais. Nas extremidades, o Colt possui um acabamento em preto brilhante, vertical, que possui luzes diurnas em dois ‘L’ invertidos, junto de uma pequena entrada de ar vertical. O para-choque dianteiro ainda possui uma entrada de ar trapezoidal na parte inferior do para-choque. No capô, as linhas da nova geração do Colt fazem com que o hatch ganhe um design mais esportivo, com vincos bem definidos que partem da grade dianteira, tanto ao centro como nas extremidades. De perfil, o hatch também não nega as linhas que não conversam com a linguagem da Mit.



Ele possui vidros laterais de linha inferior ascendente e com um acabamento cromado no entorno dos vidros. Ele tem um vinco que nasce no para-lama dianteiro e termina na porta dianteira e um vinco na parte inferior das portas, que conversam com um friso cromado e em preto brilhante na parte inferior das portas. As caixas de rodas possui vincos que reforçam a sensação de largura dos para-lamas. Os retrovisores tem base nas portas, podendo ter a capa em preto brilhante, além de maçanetas convencionais nas portas dianteiras. As maçanetas da porta traseira são escondidas na coluna C.

Por fim, as rodas do Colt são de 16 até 17 polegadas, nesse caso com pneus 225/55 R17, de cinco raios, que estarão nas versões topo de linha do hatch. No teto, ele possui uma antena estilo barbatana de tubarão. De traseira, a nova geração do hatch possui um aerofólio traseiro que possui brake-light com um acabamento em preto brilhante e as lanternas são horizontais, invadindo a tampa do porta-malas e com uma iluminação em LED. A tampa do porta-malas tem um vinco que nasce na parte inferior das lanternas e percorre horizontalmente a tampa, com uma parte mais alta desse vinco ao centro.

A tampa ainda, orgulhosamente, apresenta o logotipo Mitsubishi cromado e escrito por extenso, enquanto tem o logotipo Colt no lado esquerdo e HEV no lado direito, indicando que estamos diante de um híbrido. O para-choque traseiro tem um amplo espaço para a placa e nas extremidades ele tem falsas saías de ar com um acabamento em preto brilhante, com vincos em ‘C’. A parte inferior do para-choque traseiro tem um acabamento prateado e os refletores são compactos e horizontais, nas extremidades laterais e inferior do para-choque. Por dentro, o hatch tem um quadro de instrumentos com tela digital de 7 ou 10 polegadas, dependendo da versão.



O volante tem três raios, controles multifuncionais e um acabamento prateado. O painel ainda possui saídas de ar-condicionado horizontais em todo o painel, com as duas saídas de ar das extremidades e as duas saídas de ar centrais, que ficam no entorno da central multimídia. Essa, por sinal, possui uma tela de 9,3 ou 10 polegadas, que tem conectividade com Android Auto e Apple CarPlay. Abaixo dela, existem alguns controles físicos e mais abaixo fica o espaço para os comandos do sistema de ar-condicionado digital, com três mostradores. O console central possui entradas USB e a alavanca de câmbio fica um pouco mais alta que o resto do console.

Entre os bancos, o Colt possui a alavanca de freio de estacionamento eletrônico e alguns porta-objetos. A Mitsubishi ainda confirma que ele será equipado com um carregador de indução para smartphones. Os bancos podem ser de tecido nas versões mais simples até um estofamento em couro. Desenvolvido a partir de uma plataforma modular CMF-B, o novo Colt possui 4,053 metros de comprimento, 2,583 metros entre os eixos, 1,798 metro de largura e 1,440 metro de altura. O porta-malas tem capacidade de 391 litros de capacidade e as versões híbridas tem 301 litros de capacidade por conta da bateria que é instalada abaixo do porta-malas.

Em sua sétima geração, o Colt será vendido com motor 1.0 12v SCe a gasolina que desenvolve 67cv e 9,6kgfm, acoplado a um câmbio manual de 5 marchas. Ele também possui o motor 1.0 12v TCe a gasolina que desenvolve 91cv de potência e 16,4kgfm de torque, com câmbio manual de 6 marchas. O híbrido traz o motor 1.6 SCe de quatro cilindros que se unem a dois motores elétricos. Com isso, o motor entrega 143cv de potência. Cada motor elétrico possui uma função diferente. Um deles serve como motor de partida de alta voltagem enquanto o outro motor move as rodas.



De acordo com a marca, eles contam com câmbio inspirado em carros de Fórmula 1 e permitem rodar apenas com o motor elétrico. A caixa de câmbio automático CVT permite uma partida 100% elétrica e reduz significativamente as lacunas na aceleração durante as trocas de marchas, o que melhora o conforto e o desempenho ao dirigir enquanto acelera. O motor híbrido é o mesmo 1.6 SCe de 94cv e 15,1kgfm junto de dois motores elétricos que desenvolvem 73cv (49cv na dianteira e 24cv na traseira) que, juntos, entregam os 143cv, com uma bateria de 1,2kWh.

Ele possui três modos de condução: My Sense, Sport e Eco, que alteram a resposta do motor e da direção, e iluminação ambiente. De série, ele será equipado com equipamentos como Smartphone-link Display Audio (SDA), sistema de som premium Bose 1 que permite uma experiência de áudio envolvente durante a condução e um pacote ADAS, que vai garantir a segurança do hatch. Este vai trazer controle de cruzeiro adaptativo com Stop & Go (ACC), alerta de saída de faixa (LDP), sensor de assistência ao estacionamento, sistema de mitigação de colisão direta (FCM) e aviso de saída de faixa (LDW).

A lista cresce com farol alto automático (AHB), sistema de reconhecimento de sinais de trânsito (TSR), aviso de ponto cego (BSW), câmera 360º e alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA). De acordo com a Mitsubishi, o Colt possui mais de 1,2 milhão de unidades vendidas apenas na Europa nestes anos em que ele foi vendido no Velho Continente, onde foi vendido entre 1978 a 2014. O compacto foi apresentado ao mundo pela primeira vez em 1962, no Japão. Na Europa, ele será vendido nas versões Kyoto, Invite e Launch Edition, com preços que vão de 18.490 a 22.600 euros. Ele será produzido na unidade de Bursa, na Turquia, ao lado do Clio.







Fotos: Mitsubishi / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Volvo reajusta os preços de EX30, XC40, C40, XC60 e XC90 no país em até R$ 16 mil

Kia Cerato vai receber motor Turbo no Brasil em 2023, com a chegada da reestilização

Peugeot lança promoção no Brasil com 208, 2008, Partner Rapid e Boxer no Brasil

Nissan lança promoção no mercado brasileiro neste mês e outra promoção preventiva

Hyundai reajusta novamente os preços de HB20 e HB20S no Brasil em até R$ 800

Avatr revela imagens teaser de seu novo sedã, o 06, que será lançado em breve na China

Maxus revela as primeiras imagens oficiais em novo teaser da picape média Terron 9

GWM lança promoção no Brasil com Ora 03, Haval H6 e H6 GT com bônus e financiamento

BYD reedita parte das promoções de novembro em dezembro com quase toda linha

Mitsubishi lança última promoção do ano com Eclipse Cross, L200 Triton e Pajero Sport