Toyota e Exxon se unem em parceria para fazer combustível sintético 75% menos emissor

Exxon e Toyota confirmam parceria para desenvolver combustíveis que sejam 75% menos emissões de CO2 e que vão aproveitar infraestrutura de reabastecimento



A ExxonMobil, mais conhecida como Exxon, e a Toyota confirmaram uma parceria de desenvolvimento de um combustível que deve ser sintético que será 75% menos emissor de CO2 na atmosfera. A parceria foi clara ao ditar que vai apostar em “explorar misturas de combustíveis inovadoras com potencial para reduzir as emissões de gases de efeito estufa provenientes do transporte”. Isso deve fazer com que os veículos a combustão atuais possam se beneficiar de uma pegada mais próxima da neutralidade das emissões de carbono.

Ao Automotive News, o Vice-Presidente de Estratégia e Planejamento da Exxon, Andrew Madden, confirmou que a empresa estaria fazendo progressos com a aposta de um combustível menos agressor. “Ter uma solução para combustíveis líquidos que possamos usar na frota existente, tê-la no tipo de construção de política onde permitimos que o mercado inove, é a forma mais barata de descarbonizar o transporte”, disse Madden. Já a Toyota confirma que o novo combustível poderia ser usado por carros atuais e mais antigos.

Apesar de menos emissor, não significa que estamos diante de um combustível que não emite nada como um carro elétrico (BEV) ou movido a células de hidrogênio (FCEV). Mas, ao mesmo tempo, seria uma medida interessante de ser tomada para diminuir todo e qualquer carbono extra, até porque estamos falando de uma redução de significativos 75%. “Não importa qual seja o ritmo da transição para a eletrificação, haverá um bilhão, se não centenas de milhões de veículos nas estradas por um longo tempo”, disse Tom Stricker, Vice-Presidente de Sustentabilidade da Toyota.

“Os combustíveis com baixo teor de carbono são muito importantes para alcançar rapidamente essas reduções de gases com efeito de estufa”, adicionou Stricker. No início deste ano, o agora ex-CEO da Toyota, Akio Toyoda, disse que a eletrificação total "vai demorar mais do que a mídia gostaria que acreditássemos", acrescentando que sua estratégia ainda é oferecer um plano "mais amplo possível. Essa é a nossa estratégia e estamos aderindo a ela”. A marca ainda tem em mente que sua eletrificação será ampla e em todos sentidos – não só em BEVs. 



Fotos: Toyota / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte I

Lynk & Co revela imagens teaser de um novo SUV, chamado previamente de 'L946', na China

Eletrificados, abril de 2023: vendas crescem 53% e atingem melhor abril da história

Tank registra imagens de patente do 500 com novo motor híbrido plug-in chamado Hi4-Z

Mercedes-Benz prepara nova geração do Classe S com volante yoke e sistema steer-by-wire

BYD revela teaser do Han L na China e antecipa sedã que deve ter porte do nosso Han

Toyota apresenta o novo Corolla Cross na Tailândia, com mudanças visuais de meia-vida

Volkswagen convoca recall de Polo, Virtus, Nivus e T-Cross com falha em apoio de cabeça

Alfa Romeo revela teaser que pode antecipar a nova geração do Stelvio, que estreia em 2025

Subaru já trabalha na chegada do Forester Hybrid e antecipa teaser do motor HEV