Toyota atualiza o Yaris europeu com melhorias em termos de equipamentos e mecânica híbrida
Toyota apresenta atualizações para o Yaris, que estreia com nova central multimídia e uma nova opção de motor híbrido, chamado de Hybrid 130
A Toyota apresentou novidades para a quarta geração do Yaris
na Europa. Apresentado em 2020, o hatch compacto passa a ser vendido com
novidades internas e com melhorias em termos mecânicos, como a chegada de uma
nova opção híbrida – chamada de Hybrid 130. Ele chega para fazer companhia para
o Hybrid 115, que já é oferecido hoje na Europa. Além disso, ele traz melhorias
no seu interior como a chegada de uma central multimídia maior, com tela
flutuante, enquanto o quadro de instrumentos é 100% digital.
Começando com as mudanças de design, externamente as
novidades ficam por conta apenas de novas rodas de liga leve de 17 polegadas e
por conta da nova opção de cor da carroceria, com o Neptune Blue das imagens.
Por dentro, a Toyota oferece um quadro de instrumentos com tela de 7 polegadas
e um mostrador analógico ou o quadro de instrumentos puramente digital com tela
de 12,3 polegadas. Outra novidade fica por conta da tela da central multimídia,
que passa a ter 9,0 ou 10,5 polegadas, dependendo da versão. Em ambas as
opções, a Toyota oferece conectividade com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
e com reconhecimento de voz, com o comando ‘Hey Toyota’.
Em termos de mecânica, o Yaris Hybrid 130 vai se destacar por aliar o mesmo motor 1.5 16v VVT-i a gasolina, mas junto de uma transmissão automática junto de um motor elétrico mais potente, maior e com software melhorado. Hoje, o 1.5 Hybrid desenvolve 116cv de potência, equipado com o câmbio automático e-CVT Direct Shift. O motor 1.5 12v a gasolina desenvolve 91cv de potência com o motor a combustão e 12,2kgfm de torque, junto de um elétrico de 80cv e 14,4kgfm, que juntos entregam os 116cv e 14,4kgfm. Com o Hybrid 130, o modelo ganha esse motor elétrico mais potente que faz o conjunto entregar 130cv e 18,8kgfm de torque.
O motor mais forte fará com que o hatch compacto acelere de 0 a 100km/h em 9,2 segundos e tenha uma melhor resposta em retomadas como a de 80km/h para 120km/h em 7,5 segundos – tendo consumo de 26,3km/l. Em termos de equipamentos, a Toyota apresentou novidades como o pacote Toyota T-Mate, que recebe sistema de detecção de colisão, que foi atualizado para detectar motocicletas, além de outros carros, pedestres e ciclistas. Outra inclusão é o Acceleration Suppression At Low Speed, que impede que o motorista de acelerar repentinamente ao detectar um veículo à frente.
O modelo ainda ganha novidades como o Emergency Driving Stop System, que funciona quando o Lane Trace Assist estiver ativado. Com isso, em caso do motorista cochile ao volante, o sistema emite um aviso interno. Caso não tenha nenhuma ação por parte do motorista, ele autonomamente encosta, ativa o pisca-alerta e destrava as portas. O pacote também adiciona mais novidades como o Proactive Driving Assist, que promete desacelerar o carro caso o motorista solte o acelerador e detectar que há um carro na curva na estrada à frente. A assistência ajuda a força enviada para as rodas, garantindo segurança.
Outro ponto é que os equipamentos do Toyota Safety Sense vai poder ser atualizado com atualizações emitidas e que vão ser atualizadas por meio do software Over-The-Air (OTA). Por fim, outra novidade ficará com a chave inteligente digital, que vai permitir que o compacto possa trancar ou destrancar as portas por meio de um aplicativo de smartphone da Toyota. Esse serviço deve ser oferecido por meio de uma assinatura anual do serviço. O Yaris será vendido nas versões High, GR-Sport e Premiere Edition.
Fotos: Toyota / divulgação
Comentários
Postar um comentário