Toyota apresenta a nova geração da Tacoma nos EUA, que antecipa como será nossa Hilux
Toyota apresenta como fica a nova geração da Tacoma, uma picape média que vai antecipar muito da nova geração da Hilux; picape estreia nos Estados Unidos
A Toyota apresentou oficialmente como fica a nova geração da
Tacoma nos Estados Unidos. A picape média chega em sua quarta geração,
substituindo o modelo anterior que foi lançado em 2015. Ganhando inspiração na
nova geração da Tundra, a Tacoma estreia uma série de melhorias e antecipam
muito do que veremos dentro de alguns anos com a nossa nova Hilux. Isso porque
a picape média global, Hilux, vai se aproximar bastante da Tacoma e elas vão
viver em mercados diferentes.
Enquanto a Hilux é global, a Tacoma foi pensada para o
consumidor norte-americano. Em termos de design, a nova geração da Tacoma traz
a filosofia de design chamada de Badass Adventure Machine. Na dianteira, ela se
destaca por trazer faróis bem compactos, finos e que não são compridos. Eles
tem projetores em LED e luzes diurnas (DRL) na parte inferior. A parte inferior
dos faróis ainda possuem as luzes de setas. Os faróis se conectam com um
acabamento em plástico preto vertical logo abaixo da picape, enquanto ela conta
com uma grade dianteira comprida e fina, que tem uma barra que sustenta o
logotipo da marca.
O para-choque dianteiro possui um desenho de linhas bem
rebuscadas por vincos. A parte inferior possui um acabamento prateado que
possui dois faróis de neblina horizontais com luzes em LED, trazendo um pequeno
‘peito de aço’ na parte inferior. Todo esse acabamento possui vincos nas
extremidades como bordas, enquanto as extremidades do para-choque dianteiro
possuem linhas que vem dos faróis e da grade dianteira. Por fim, o para-choque
possui pequenas entradas de ar no acabamento das caixas de rodas. Já no capô, a
picape média possui uma pequena entrada de ar e tem linhas bem vincadas. No
entorno dessa entrada de ar, a Tacoma possui dois vincos mais marcantes.
Nas extremidades, a picape ainda possui dois ombros altos, com vincos que vão em direção ao para-brisa. De perfil, a picape possui linhas evolutivas também. Ela tem um porte maior e um desenho dos vidros que são bem convencionais. Em termos de desenho, a nova geração da picape possui linhas mais marcantes graças aos para-lamas dianteiro e traseiro, marcado principalmente por conta das caixas de rodas com desenho mais quadrado e que possuem um acabamento na cor da carroceria que ajudam a alargar a carroceria da picape. Acima das caixas de rodas há vincos horizontais e que seguem o desenho das caixas de rodas. Ainda falando de vincos, a nova geração possui um vinco inferior que nasce na porta dianteira e termina após a porta traseira.
Na porta dianteira, ela ainda ostenta o nome Tacoma. As maçanetas são convencionais e a picape possui retrovisores com base na coluna das portas, tendo repetidores de setas. As laterais da caçamba ainda trazem o bocal do combustível e tem o logotipo com adesivos, que variam de acordo com algumas versões. As rodas, por fim, variam de 17 a 18 polegadas, podendo vir com pneus de 33 polegadas na versão TRD Off-Road. No teto, a picape ainda possui antena estilo barbatana de tubarão. De traseira, a Tacoma possui um discreto aerofólio acima do vidro traseiro, com um brake-light integrado.
O vidro traseiro possui uma pequena janela ao centro, enquanto a picape ainda possui lanternas verticais e mais finas, com iluminação em LED. As lanternas parecem colchetes e tem um acabamento em preto brilhante nas laterais das lanternas e a partir delas nasce um vinco verticalmente inclinado para as laterais da picape. A partir deste vinco está o para-choque traseiro da picape, que ainda possui um acabamento em plástico preto na parte superior do para-choque. A tampa da caçamba traz o nome Tacoma na própria tampa e a maçaneta da caçamba possui acabamento em plástico preto.
Falando em caçamba, a Toyota desenvolveu a nova geração da picape com as opções AccessCab (cabine simples) CrewCab e XtraCab, essa última com uma caçamba estendida. A caçamba possui um aumento de 7% em termos de volume, além de trazer tomadas de 12V e 120V. A tampa da caçamba também traz melhorias com a chegada de uma tampa de alumínio, mais leve, que possui uma função elétrica de abertura e fechamento com proteção contra emperramento. Os condutores que levarem objetos na caçamba, vão poder amarrar os objetos por meios de pontos de fixação também no teto, próprio à antena.
Por dentro, a picape ganha um desenho muito mais moderno, marcado por conta de telas. O quadro de instrumentos pode ser analógico-digital ou puramente digital. As versões de entrada tem quadro de instrumentos com tela digital de 7 polegadas e as versões mais caras virão com tela de 12,3 polegadas. O volante também é mais moderno, com quatro raios, comandos multifuncionais e com detalhes prateados nos aros. Outro destaque é a central multimídia chamada de Toyota Audio Multimedia, que pode ter 8 ou 14 polegadas. Ambas possuem conectividade com Apple CarPlay sem fio e tem entradas USB-C.
A Toyota também aplicou novidades com um Head-Up Display (HUD). O painel ainda possui linhas mais modernas. O painel possui linhas mais retas, com saídas de ar-condicionado horizontais, sejam nas extremidades como ao centro, abaixo da central multimídia. Ao lado esquerdo da tela da central, a Toyota adicionou o botão Start/Stop, que ficou um tanto quanto escondido. A picape ainda pode trazer um painel que pode ser personalizável, como o modelo das imagens que possui uma faixa em azul, no mesmo tom da carroceria. No lado direito, ela pode trazer o logotipo Tacoma ou o nome Toyota.
Abaixo das saídas de ar-condicionado centrais, a Toyota adicionou os comandos do sistema de ar-condicionado, que é digital. O console central possui a alavanca de câmbio, freio de estacionamento eletrônico e entradas USB. O console ainda possui um seletor com os modos de tração e dois porta-copos. No topo do painel, existe um pequeno compartimento que pode guardar smartphones, que ficam pegando sol direto – o que não é recomendável. Com isso, o porta-objetos poderia ser usado para outras funcionalidades. A marca também desenvolveu a picape com banco traseiro rebatível e encosto de cabeça que pode ser reclinado também.
Pelo interior, a Toyota desenvolveu alças em borracha. A mesma ainda possui “bolso lateral escondido no painel do lado do motorista” e há um QR Code que pode levar o motorista e passageiro a “projetar e imprimir em 3D seus próprios (manuais de) acessórios, como lanterna, multiferramenta ou kit de ferramentas”. A picape possui bancos dianteiros aquecidos e ventilados, espelho retrovisor digital e teto solar, além de um sistema de som JBL de 10 alto-falantes com um alto-falante portátil. Esse alto-falante portátil pode ser submerso em até 914 milímetros de água.
Desenvolvida a partir de uma base TNGA-F, a picape passa a contar com opção de motores eletrificados pela primeira vez. Ela pode ser vendida com um motor 2.4 Turbo a gasolina que desenvolve 231cv e 33,5kgfm, vindo com uma transmissão automática de 8 marchas. Outra opção é que a picape passa a ser vendida com motor i-Force com o 2.4 Turbo que desenvolve 274cv e 42,8kgfm com câmbio manual de 6 marchas ou 282cv e 43,7kgfm com câmbio automático de 8 marchas. O grande destaque fica por conta do motor híbrido i-Force Max, que alia o motor 2.4 Turbo junto de uma bateria de níquel-hidrato metálico de 1,87kWh e um motor elétrico que está associado junto com a transmissão automática de 8 marchas.
Com esse conjunto híbrido, temos uma Tacoma que desenvolve 331cv e 64,2kgfm, que mata o velho motor 3.5 V6. Esse motor híbrido está disponível em todas as versões TRD e Trailhunter. Em termos de tração, cada opção mecânica pode ser vendida com tração traseira de diferencial de deslizamento limitado ou tração 4x4 com uma caixa de transferência de duas velocidades controlada eletronicamente, controle de tração ativo e o diferencial de deslizamento limitado. Com a base TNGA-F, a Tacoma passa a ser vendida com uma estrutura totalmente nova com resistência nas soldas a laser, travessas reforçadas e uma travessa frontal totalmente nova para a caixa de direção.
As versões SR, SR5 XtraCab e TRD PreRunner adicionam molas traseiras tradicionais e as demais versões tem suspensão multilink que traz mais conforto ao rodar. A japonesa também destaca que a nova geração possui uma suspensão “ajustada especificamente para cada nível”. A TRD Sport tem amortecedores com ajuste esportivo e a TRD Off-Road possui “amortecedores de reservatório remoto monotubo Bilstein para maior deslocamento das rodas e maior dissipação de calor”. A Limited possui sistema de Suspensão Variável Adaptativa.
Todas as versões possuem freios a disco, direção elétrica e a opção de vir com desconectar o estabilizador dianteiro. Usado para o off-road, o sistema permite que o estabilizador dianteiro possa ser desligado ao apertar um botão, aumentando a articulação da carroceria em 10% frente à geração antiga. A picape ganha em capacidades, como a de reboque com 2.948kg nas versões a combustão e 2.722kg com as versões híbridas. A caçamba tem capacidade de 775kg de carga. Em termos de equipamentos, ela possui Downhill Assist Control, um Monitor Multi-Terrain, o Multi-Terrain Select que funciona com 4WD-High e 4WD-Low e a função CRAWL Control também foi melhorada e é “significativamente mais silenciosa”.
Ainda de série, a Toyota confirma que vai equipar a picape com o pacote Toyota Safety Sense 3.0, que traz pacote ADAS com Cruise Control Dinâmico com Radar de Velocidade Total que possui Controle de Cruzeiro Adaptativo, Assistente de Rastreamento de Faixa (Centralização de Faixa) e um Sistema de Pré-Colisão com Detecção de Pedestres. A lista adiciona faróis altos automáticos, assistência a sinais de trânsito, assistência proativa à direção e Straight Path Assist, que permite que a picape e o trailer possam ser facilmente revertidos em linha reta. Uma das novidades dessa nova geração é a chegada da versão TRD e da Trailhunter.
A TRD possui detalhes exclusivos como caixas de rodas com um acabamento em preto brilhante, enquanto o teto é pintado em preto, assim como a capa dos retrovisores. A Tacoma ainda ganha uma nova grade dianteira que traz o nome Toyota escrito por extenso e com faróis de milha abaixo do nome Toyota, que funcionam como iluminação auxiliar. A dianteira ainda possui um acabamento em preto brilhante no capô e nas laterais do capô traz o nome TRD. A parte inferior do para-choque dianteiro ainda possui uma placa protetora dianteira de alumínio.
De perfil, as novidades ficam por conta de pneus de 33 polegadas Goodyear Territory R/T e aro de 18 polegadas. Na traseira, a parte superior da tampa da caçamba tem uma proteção extra e o para-choque traseiro é em preto brilhante. A tampa da caçamba traz a inscrição TRD Pro. Mecanicamente, as novidades ficam por conta da suspensão com braços de controle superiores em alumínio vermelho “otimizam a geometria dianteira e reduzem o peso não suspenso”. Há também amortecedores Quick Switch 3 de byPass interno de 2,5 polegadas da Fox, com três níveis de ajustes.
Em termos de altura, a picape possui 5,1 centímetros a mais de altura na dianteira e 3,8 centímetros a mais na traseira. Internamente, a TRD possui acabamento em fibra de carbono, bancos IsoDynamic Performance que proporcionam um “passeio suave e inspirador de confiança”, projetados a fim de absorver empurrões em caso de off-road com “o objetivo deste recurso com patente pendente é estabilizar o campo de visão do motorista para melhorar o foco, o conforto e reduzir a fadiga em trilhas acidentadas”. Os bancos dianteiros possuem uma estrutura atrás em preto brilhante, enquanto os bancos possuem um estofado em couro vermelho.
Há detalhes com o logotipo TRD espalhados pelo painel e painéis das portas, que ajudam a definir que a versão é a com foco mais aventureiro. Já a versão Trailhunter foi desenvolvida junto com a empresa ARB, ela será oferecida especificamente na carroceria CrewCab e CrewCab XtraCab. Ela ganha a mesma grade da versão TRD e com faróis de milha auxiliar, que pode ser nas cores branca ou amarela. O mesmo acontece com as luzes DRL. A parte inferior do para-choque dianteiro possui uma placa protetora. De perfil, a picape possui acabamento das caixas de rodas com um acabamento em plástico preto, mesmo acabamento que é visto na parte inferior da carroceria e maçanetas.
No teto, a picape possui um rack de teto aventureiro e um santoantônio da MOLLE, que são removíveis. Há ainda rodas de 18 polegadas com Goodyear Territory R/T de 33 polegadas. Na traseira, a Trailhunter ainda possui para-choque de aço ARB e um novo sistema de escape. Por dentro, a picape possui um acabamento em couro ou SoftTex, com costuras e debrus contrastantes. Há aquecimento e ventilação dos bancos na dianteira, assim como a TRD. O volante tem acabamento em couro perfurado, acabamento em granito e o sistema de som JBL.
A suspensão da Trailhunter é a Old Man Meu, que oferece “níveis ideais de controle off-road e capacidade de transporte de carga”. Por fim, a picape ainda conta com alumínio forjado na cor bronze, sistema de desconexão do estabilizador dianteiro e “amortecedores monotubo forjados de 2,5 polegadas sensíveis à posição com reservatórios remotos externos traseiros estilo piggyback”. Ela será vendida nas versões SR, SR5, TRD PreRunner, TRD Sport, TRD Pro, TRD Off-Road, Limited e Trailhunter.
Fotos: Toyota / divulgação
Comentários
Postar um comentário