Liux Geko é apresentado como hatch elétrico e subcompacto, produzido com peças sustentáveis
Liux apresenta o hatch subcompacto elétrico Geko, que estreia como nova opção elétrica de baixo custo para consumidores europeus; BEV tem motor de 20cv
A Liux apresentou oficialmente na Europa, mais
especificamente na Espanha, o Geko. O pequeno elétrico aparece como o segundo
carro elétrico da marca depois do SUV batizado de Animal. Com porte de modelos
como Smart ForTwo, o Liux Geko é desenvolvido a partir de um material
biocomposto sustentável utilizado tanto na estrutura monobloco como na
carroceria do carro. Apostando na sustentabilidade, ele ainda possui materiais
como fibras de linho e resina de base biológica.
Com isso, o carro terá sempre a mesma carroceria, já que ele
não pode ser pintado. Há peças que ainda são criadas a partir da impressão 3D,
que também ajudam a reduzir as emissões de poluentes na hora da produção. Em
termos de design, temos um Geko com linhas bem simpáticas. Na dianteira ele
possui faróis compactos com dois projetores em LED, envolto de luzes diurnas
(DRL) em LED e uma barra horizontal abaixo dos faróis. Os faróis ainda se
conectam entre si por meio de uma barra em LED. O para-choque dianteiro ainda
possui faróis de neblina logo abaixo dos faróis.
A parte inferior do para-choque dianteiro é a única que tem linhas, já que se trata de uma peça muito lisa. A entrada trapezoidal do Geko traz a entrada de ar do carro e nas extremidades ele ainda possui entradas de ar verticais, com vincos que nascem a partir dele. Bem compacto, o carro possui linhas que partem a partir dessas entradas de ar das extremidades para as laterais, onde possui um vinco lateral que chega até as portas laterais. Ele ainda possui um capô tão compacto que é quase inexistente. Isso porque o para-brisa aparece logo em seguinte, com um desenho mais aerodinâmico.
Ele ainda possui retrovisores com desenho muito aerodinâmico e existe uma ampla área envidraçada, com vidro vigia na parte da frente e após os vidros laterais. A porta ainda também é bem generosa e possui um acabamento em preto brilhante que camufla a maçaneta. A parte inferior da carroceria também possui um acabamento em plástico preto. O teto também é pintado em preto, enquanto as rodas tem um desenho de cinco raios com um acabamento em preto brilhante e prateado. De traseira, existe um Geko com lanternas na parte superior com dois quadrados em LED.
As lanternas também tem um acabamento em preto brilhante e existe uma barra em LED que liga as duas lanternas. O vidro traseiro é relativamente compacto e possui um aerofólio que possui brake-light. A tampa do porta-malas traz o nome Liux escrito por extenso e no lado direito possui o nome Geko. Por fim, o para-choque traseiro ainda possui o espaço para a placa e um acabamento na parte inferior da carroceria. Esse acabamento inferior é em plástico preto, onde existe um falso difusor de ar e nas extremidades possuem falsas saídas de ar, com linhas que se conectam com o desenho da tampa do porta-malas.
A Liux confirma que o elétrico possui 2,700 metros de comprimento e 1,500 metro de largura. Classificado como um quadriciclo, o hatch é equipado com um motor elétrico de 20cv que move as rodas traseiras. Pesando 550kg, ele traz energia a partir de uma bateria de 13kWh que oferece uma autonomia de 150km. A bateria também é produzida já pronta para ter uma série de componentes preparados para a reciclagem ao fim do ciclo de vida útil das baterias. O Geko tem previsão de ser apresentado em meados de 2024 em sua versão de produção, quando mais detalhes devem ser revelados. Previsão de preços não foram reveladas pela marca espanhola.
Foto: Liux / divulgação
Comentários
Postar um comentário