Porsche apresenta o 718 Spyder RS na Europa, que estreia com um motor Boxer de 500cv
Porsche apresenta o 718 Spyder RS na Europa, que estreia com um motor capaz de desenvolver 500cv e chega com mudanças do Cayman GT4 RS
A Porsche apresentou uma nova versão do 718 Spyder, a RS,
que estreia no mercado europeu com elementos que vimos recentemente no 718
Cayman GT4. O nome RS em Porsche claramente significa que estamos diante de um
esportivo mais leve e com maior capacidade de desempenho. No lugar da
calibração do motor 4.0 de seis cilindros com 421cv de potência e torque de
42,8kgfm do GT4. No lugar dele, o RS traz 500cv e 45,8kgfm, com até
9.000rpm.
Assim, ele é 79cv mais potente e 3kgfm mais forte, sendo a
nova versão topo do 718 Cayman, além de ter um motor que atinge 9.000rpm. Ele
possui apenas o câmbio automatizado PDK de dupla embreagem de 7 marchas. Ele
acelera de 0 a 100km/h em 3,4 segundos, chega aos 200km/h em 10,9 segundos e possui
a velocidade máxima de 308km/h. Assim como todo RS, ele é equipado
exclusivamente com o câmbio automatizado de dupla embreagem PDK. Atrás do
volante, ele traz paddle-shifts que podem trocar as marchas manualmente. Mais
leve, o RS tem 1.410kg, 40kg a menos que o GT4.
Além disso, ele consegue ser, inclusive, 5kg mais leve que o
próprio Cayman GT4 RS. Para ser mais leve, ele possui um capô dianteiro feito
em fibra de carbono com uma ampla saída de ar que ajuda na refrigeração, ao
mesmo tempo que o para-choque dianteiro ganha novidades como um splitter na
parte inferior que se conecta com as extremidades, onde ele tem apêndices
aerodinâmicos, com um desenho vertical que ajuda no fluxo de ar. As saídas de
ar do capô tem um acabamento chamado de NACA. Nas laterais, ele tem entradas de
ar atrás dos encostos de cabeça.
De traseira, as mudanças ficam por conta apenas de um aerofólio na própria carroceria. Ele é chamado pela Porsche de ‘rabo de pato’. Ele ganha um sistema de escapamento esportivo em aço inoxidável, que é o padrão. O esportivo ainda possui o logotipo RS e o nome Spyder em vermelho. Todas as novidades do design do carro contam com um equilíbrio aerodinâmico com a máxima estabilidade de condução em altas velocidades. O Spyder ainda ganha uma capota leve que é operada manualmente. O design e compacto, composto por duas partes, sendo uma capota e um defletor.
Eles são removíveis e podem ser armazenados juntos ou individualmente no veículo. Ele tem uma funcionalidade chamada de Bimini, que protege o motorista e o passageiro da luz solar intensa. Ele protege os ocupantes da luz solar intensa. Neste caso, o habitáculo permanece amplamente aberto para os lados e atrás dos passageiros. Há também uma cobertura completa que proporciona uma proteção contra chuva quando os vidros laterais são levantados. O teto, com todas peças mecânicas, tem um peso de 18,3kg (8kg só de capota), sendo 7,6kg a menos que o 718 Spyder e 16,5kg a menos que o 718 Boxster.
Por dentro, a Porsche confirma alguns detalhes como o volante esportivo com o logotipo RS, revestido com acabamento em Race-Tex e apresenta uma barra amarela e vertical com a posição das ‘12 horas’ no aro superior do volante. O interior ainda possui acabamento em fibra de carbono, como a estrutura dos bancos. Os bancos também trazem novidades como novos estofados e um suporte lateral melhor, bem como bancos em couro preto e ao centro em Race-Tex perfurado com uma cor contrastante com fundo preto. Ele pode ter um interior com acabamento de costura contrastante em Cinza Ártico ou Vermelho Carmim.
Os encostos dos bancos trazem o logotipo Spyder RS bordado, enquanto o painel e os painéis das portas são em couro. Externamente, a Porsche confirma que ele será vendido nas cores Vanadium Grey Metallic, bem como as cores especiais Arctic Grey, Shark Blue e Ruby Star Neo. Voltando para o assunto mecânica, a Porsche confirma que o Spyder RS se destaca por ser equipado com Porsche Active Suspension Management (PASM), com ajuste esportivo e foi reduzido em 30 milímetros. Ele também traz o Porsche Torque Vectoring (PTV) com diferencial mecânico de deslizamento limitado, com rolamentos de suspensão que tem ajustes esféricos e rodas de alumínio forjado de 20 polegadas.
O comportamento do chassi é caracterizado por trazer uma direção precisa. Ele ainda tem uma altura em relação ao solo, cambagem, convergência e barra estabilizadora podem ser ajustados manualmente. Há um ganho em taxas de amortecimento que foram reduzidas para alcançar uma configuração mais relaxada e com características de carro rebaixado. Opcionalmente, ele pode ser equipado com o Weissach Package, que traz rodas de magnésio forjado que são ainda mais leves, ponteiras de escape com emite um som mais esportivo e são de titânio.
Por dentro, o pacote opcional pode trazer painel revestido com Race-Tex. Disponível exclusivamente para compradores do Porsche 718 Spyder RS está um cronógrafo feito à mão da Porsche Design Timepieces, com um relógio premium da operação interna de relojoaria da Porsche em Solothurn, Suíça. A caixa do relógio combinada com o design do 718 Spyder GT4 RS, leve por ter sido feita de titânio. O mostrador do relógio é de carbono e a pulseira é feita de couro, o mesmo aplicado no veículo. O esportivo é uma das novidades que marcam os 75 anos da Porsche Sports Cars em Stuttgart-Zuffenhausen.
“O 718 Spyder RS eleva o prazer de dirigir a um novo nível para carros conversíveis. A combinação do nosso inconfundível motor GT3, a transmissão de baixa relação, dimensões compactas, baixo peso, suspensão de corrida otimizada para estrada e abertura máxima oferecem uma experiência de condução extremamente atraente e sem filtros.”, afirma Andreas Preuninger, Chefe da linha GT Cars.
Fotos: Porsche / divulgação
Comentários
Postar um comentário