Maserati apresenta o GranTurismo One-Off Ouroboros Concept no Milan Design Week
Maserati apresenta oficialmente o GranTurismo One-Off Ouroboros Concept durante o Milan Design Week, como um GranTurismo com um design mais retro
A Maserati apresentou no Milan Design Week, um GranTurismo
com um design mais retro. Trata-se do GranTurismo One-Off Ouroboros Concept.
Desenvolvido em parceria com a marca japonesa Fragment, o modelo foi desenhado
por Hiroshi Fujiwara, designer, que criou o cupê GranTurismo, com o
contemporâneo conjunto elétrico Folgore, totalmente elétrico, com linhas mais
clássicas. O nome Ouroboros do modelo representa um símbolo gnóstico que
expressa a unidade de todas as coisas que nunca desaparecem, mas mudam
perpetuamente de forma num ciclo eterno de destruição e recriação.
Em termos de design, a marca italiana do tridente revisitou
o seu passado com um produto do presente. Para isso, o GranTurismo ganhou uma
grade dianteira que veio do A6GCS Berlinetta Pininfarina e as aberturas
laterais, no para-lama dianteiro, que veio do 3500 GT. Voltando para a
dianteira, o conceito recebeu faróis circulares com inspiração nas linhas do Maserati
Tipo 151. Aparentemente, deu uma cara de Spyker ao conceito, muito por conta do
conjunto da dianteira. Nas laterais, o conceito trouxe novas rodas forjadas que
são inspiradas nas pioneiras rodas de liga de magnésio introduzidas pelo Bora
na década de 1970.
Indo para a traseira, o esportivo conceitual ganhou novas linhas também. O destaque fica por conta das novas lanternas, que prestam uma homenagem ao Shamal das décadas de 1980 a 1990, com linhas mais quadradas na iluminação e interligadas entre si por meio de um acabamento escurecido. O para-choque traseiro não ganhou um novo desenho, mas trouxe um acabamento na cor da carroceria para o acabamento em preto brilhante que tinha. Imagens do interior não foram reveladas e muito provavelmente nada mudou em relação ao cupê elétrico.
“O GranTurismo Ouroboros foi concebido como uma ligação visual e cultural entre as várias eras do design da Maserati e a atual geração do GranTurismo. Trabalhamos com a equipe da Maserati para conectar o auge da tecnologia e do desempenho que eles têm hoje com os ícones de estilo que geraram e alimentaram o mito ao longo das décadas”, disse Hiroshi Fujiwara, o Designer e Mentor da Fragment. Como ele é baseado no GranTurismo Folgore, o conceito usa um par de motores elétricos. Juntos, eles desenvolvem 761cv e torque de 137,7kgfm.
Desenvolvido com uma arquitetura elétrica de 800V, os três motores elétricos de ímã permanente desenvolvem 408cv cada e tem uma bateria de 92,5kWh em forma de ‘T’. A força do motor elétrico é enviado para as quatro rodas com vetorização de torque. Com esse motor elétrico, ele acelera de 0 a 100km/h em 2,7 segundos e chega aos 200km/h em 8,8 segundos. Ele possui a velocidade máxima de 320km/h. Pesando 2.260kg, o Folgore é mais pesado que as versões a combustão, que pesa, no mínimo, 1.795kg. A Maserati ainda tratou de desenvolver o GranTurismo Folgore com uma distribuição de peso de 50/50.
Isso só foi possível graças ao posicionamento das baterias. Os V6 possuem distribuição 52/48, por conta do V6 na dianteira. De acordo com a marca do tridente, o GranTurismo elétrico pode ser recarregado em uma estação de recarga rápida de até 270kW, que permite que ele recupere 100km de autonomia em apenas 5 minutos. Vale destacar que o GranTurismo Ouroboros Concept é uma unidade one-off conceitual e não será produzida. Seu intuito criativo foi apenas para mostrar, em um veículo, a história da marca do passado com o presente.
Fotos: Maserati / divulgação
Comentários
Postar um comentário