Lexus apresenta a nova geração da LM, que estreia no Salão de Xangai com motor Hybrid
Lexus apresenta a segunda geração da LM, que foi apresentada no Salão do Automóvel de Xangai, mas será vendida em um total de 60 países nessa geração
A Lexus apresentou a segunda geração da sua única minivan em
linha, a LM. O modelo estreia uma geração totalmente nova depois da primeira
geração ter vivido apenas três anos, após o lançamento em 2020. O lançamento
precoce de uma nova geração foi apresentado no Salão do Automóvel de Xangai, na
China. E existe um motivo dessa primeira geração ter sido substituída tão
rapidamente. De acordo com informações divulgadas pela marca premium japonesa,
a segunda geração ganhará um apelo mais global.
Ela será vendida em torno de 60 mercados, chegando na Europa
e no Japão pela primeira vez. Para isso, a marca simplesmente pegou a primeira
geração e a descartou. Em termos de design, a nova geração chegada de acordo com
a nova identidade da marca, que veremos nas novas gerações e nos demais
produtos da empresa. Na dianteira, ela ganha faróis menores, com um desenho
mais retangular e com um pequeno prolongamento das luzes diurnas (DRL) em LED,
que tem um formato em ‘C’. Os faróis ainda tem três projetores em LED. As luzes
DRL ainda se conectam entre si por meio de uma barra em preto na parte
superior.
O para-choque ganha um desenho que recentemente vimos na
nova geração do RX, com uma grade dianteira que parece que vai se fundindo com
a carroceria. Ele vai criando pequenos elementos retangulares na carroceria,
que tem um desenho mais trapezoidal esticado. Nas extremidades do para-choque
dianteiro, existe um acabamento nas extremidades que é prateado e que possui os
faróis de neblina na parte superior, com um desenho mais quadrado. A minivan
ainda possui um capô compacto que tem linhas que partem dos faróis e formam
vincos, enquanto o logotipo da marca também aparece no capô.
O capô ainda existe um outro vinco que morre já na coluna C e um outro vinco que está presente no para-choque dianteiro, abaixo dos faróis e que se conectam com o acabamento prateado dos faróis de neblina. De perfil, a nova geração da LM possui um típico estilo de uma minivan de grande porte – e que deixa claro que é um Lexus, pela carroceria bastante vincada. Destaque também tem porta traseira corrediça por trilhos. Antes de falar da carroceria, vamos falar sobre a boa área envidraçada da carroceria, que é bem ampla. Ele traz um elemento em preto brilhante na coluna A, B e C, enquanto a coluna D possui um acabamento em preto brilhante que se conecta com o vidro traseiro.
Ela ainda possui um friso cromado em forma de ‘C’ na parte superior e inferior dos vidros. O modelo ainda possui uma carroceria bem vincada, a começar pelo vinco que nasce nos faróis e terminam na base dos retrovisores, que estão nas portas. O modelo ainda possui um vinco que nasce na porta dianteira e termina nas lanternas, definindo a linha de cintura da LM. Há um vinco duplo decrescente que nasce nos para-lamas e terminam nas portas traseiras. Há um friso cromado nas saias laterais. Dependendo da versão, a LM possui rodas de 17 a 19 polegadas – apesar de não parecer.
No teto, a LM tem um teto solar panorâmico e uma antena estilo barbatana de tubarão no teto. Na traseira, a minivan japonesa possui um design mais refinado e menos exagerado que a geração anterior. Ela tem um aerofólio traseiro com brake-light e um vidro mais reto e abaixo deles tem um friso cromado. As lanternas tem um desenho bem irregular. Nas extremidades, elas possuem um formato triangular e se interligam por uma faixa reta na tampa e se conecta com as lanternas das extremidades por meio de um prolongamento horizontalmente inclinado. As duas lanternas se interligam e na tampa ela possui uma faixa.
Essa faixa é iluminada e pode funcionar como luz de posição traseira, enquanto a luz de freio parece estar nas lanternas que se conectam. As luzes de ré se camuflam nessa faixa mais grossa das lentes. A tampa do porta-malas possui o logotipo Lexus escrito por extenso entre as lentes. Ela ainda possui uma senhora tampa do porta-malas, que abriga ainda o espaço para a placa e vai até quase a parte inferior da minivan. Há um vinco que corta horizontalmente a tampa entre a lanterna e o espaço da placa, que invade também o para-choque traseiro. Falando nele, ele possui apenas refletores horizontais que são sustentados por um friso cromado, logo abaixo.
No interior, a nova geração ganha um banho de loja em termos de design. O modelo conta com um acabamento em preto brilhante onde fica a saída de ar-condicionado do lado do motorista, um quadro de instrumentos com tela digital de 7 polegadas e uma central multimídia de 14 polegadas chamada de Lexus Link Pro, que possui armazenamento em nuvem, navegação GPS, assistente de voz, Apple CarPlay (sem fio) e Android Auto e pode ser atualizada Over-The-Air (OTA). A central ainda possui três botões giratórios. O painel ainda possui dois andares, sendo uma parte superior em uma faixa com saída de ar no lado direito do painel e saídas de ar centrais abaixo da central multimídia.
A minivan ainda possui um acabamento em madeira no painel, que corta todo o painel nos dois andares. O console central ainda tem a alavanca de câmbio bem compacta e o freio de estacionamento eletrônico. Ao lado direito, ela possui ainda dois porta-copos. O volante tem três raios, com controles multifuncionais e com acabamento em couro. Aliás, falando em acabamento em couro, a LM possui uma série de materiais em couro ou materiais macios ao toque. Ainda no interior, a nipônica vai oferecer várias disposições de bancos, de 4 (2+2), 6 (2+2+2) ou 7 ocupantes (2+2+3).
Os ocupantes do banco traseiro ainda tem à disposição uma grande tela de 48 polegadas. Os ocupantes do banco traseiro ainda vão ter à disposição geladeira, compartimentos de armazenamento diferenciados e até apoios de braços e pufes aquecidos. O modelo ainda possui um sistema de aquecimento ou resfriamento dos bancos que detecta, por infravermelho, a temperatura do passageiro no rosto, tórax, coxas e pernas, com um controle HVAC que garante que o corpo esteja na temperatura ideal. Entre os bancos, o modelo ainda possui dois controles táteis com uma série de funções para cada banco.
Por fim, a Lexus confirma que o painel possui um sistema de iluminação em 64 tons em LED, configuráveis. Ela tem ajuste elétrico para os bancos e uma mesa retrátil forrada em couro que é guardada no descansa braços central traseiro. O interior também tem bancos em couro semi-anilina e estofamento Ultrasuede, um par de tetos solares fixos, clima de zona dupla e guarda-sóis elétricos nos vidros. Ela possui também um sistema de som Mark Levinson 3D Surround Sound de 21 alto-falantes (para o modelo de sete lugares) ou um sistema surround Mark Levinson 3D de 23 alto-falantes (para o modelo de quatro lugares).
Existe um monitor de 14 polegadas com tela multimídia traseira de 14 polegadas que pode ser operado de forma independente do que se situa na consola dianteira. O interior vem com a opção de tons específicos chamados de Cura, Relaxamento, Estímulo, Foco e Emoção. Desenvolvida a partir da plataforma modular TNGA-K, a nova geração da LM possui 5,125 metros de comprimento, 3,000 metros entre os eixos, 1,940 metro de largura e 1,890 metro de altura. A LM tem 0,33Cx de coeficiente aerodinâmico e um peso que varia de 2.295kg a 2.355kg.
Mecanicamente, a nova geração é equipada com um motor 2.5 Hybrid (a 350h), formado pelo motor 2.5 16v a gasolina de 190cv e 24,3kgfm junto de um motor elétrico dianteiro de 180cv e 27,5kgfm de torque e um motor elétrico traseiro de 54cv e 12,3kgfm, acoplado a um câmbio automático E-CVT, que simula 10 marchas. A minivan ainda possui uma bateria de íons de lítio de 25,9kWh. Com esse conjunto, ela entrega uma força combinada de 250cv, 33,4kgfm e acelera de 0 a 100km/h em 8,7 segundos e máxima de 190km/h e o motor elétrico tem máxima de 124km/h.
Ela ainda será vendida com opção de motor 2.4 Turbo (em outros mercados) a gasolina que desenvolve 279cv e 43,7kgfm, acoplado a um câmbio automático de 8 marchas, com tração dianteira ou integral. Ela será vendida com modos de condução Normal, Eco, Sport, e Custom. De acordo com a marca japonesa, a nova geração da LM consegue ser 50% a mais de rigidez torcional da carroceria. Isso se deu principalmente por conta da instalação de novos suportes do radiador e do piso traseiro, criando uma estrutura mais oscilante. Os pilares da carroceria também permitiram isso.
A Lexus desenvolveu a nova geração com um inovador sistema chamado de AVS Suspension with Frequency-Sensitive Piston Valve, uma suspensão de válvula variável que é adaptativa e que possui um pistão sensível à frequência no amortecedor, o que contribui para a minivan ter um rodar mais suave e com vibrações reduzidas. A minivan ainda foi criada pensando no conforto dos bancos também. Para isso, a marca estudou o movimento dos ocupantes a fim de entender como os passageiros se comportam em uma viagem. Os bancos foram criados para segurar mais o corpo, especialmente nos bancos dianteiros.
Bem equipada, ela possui o pacote Lexus Safety System+, o pacote ADAS que possui uma série de equipamentos como Sistema de Segurança de Pré-Colisão, incluindo Direção Assistida de Emergência e o Controle de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (Cruise Control), bem como o Assistente de Condução Proativo, Sistema de Monitorização do Condutor e aciona o sistema eCall. As portas, incluindo as portas corrediças traseiras, estão equipadas com o sistema de abertura eletrônico e-Latch da Lexus com Assistência de Saída Segura para avisar acerca da aproximação de veículos a partir da traseira, por forma a evitar uma abertura inadvertida passível de provocar um acidente.
Fotos: Lexus / divulgação
Comentários
Postar um comentário