Citroën revela a nova geração da C3 AirCross, que estreia oficialmente em breve aqui

Citroën enfim apresenta como será a nossa nova C3 AirCross, que estreia no mercado brasileiro ainda neste quarto trimestre; minivan será feita em Porto Real (RJ) 



A Citroën apresentou oficialmente a nova geração da C3 AirCross para a Índia e o Brasil. O modelo será lançado nos dois mercados, cada um produzindo o modelo em fábricas locais. Aqui, ela será produzida na unidade de Porto Real (RJ), de onde hoje já é produzido o novo C3. Aliás, a nova C3 AirCross marca o retorno da marca francesa para o segmento de minivans, sendo o segundo membro da linha C-Cubed (também chamado de ‘Citroën 4 All’), desenvolvida a partir da plataforma modular CMP.

Em termos de design, podemos ver muito do novo C3 no design da minivan compacta. Na dianteira, ela possui faróis divididos em dois andares, sendo a parte superior com luzes diurnas (DRL) em LED e com repetidores de setas nessa área. Há ainda faróis inferiores com os faróis principais, sem projetores, com uma iluminação convencional. Os faróis ainda se conectam com a grade dianteira, sendo uma parte superior com o logotipo da Citroën e com duas barras que se conectam ao logotipo, enquanto a parte inferior possui uma entrada de ar com cinco entradas de ar. Esses elementos são unidos por um acabamento em preto brilhante.

O para-choque dianteiro ainda possui uma entrada de ar inferior novamente com cinco entradas de ar, que parecem se conecta com a entrada de ar superior, cortada por uma área na cor da carroceria. Essa entrada de ar inferior ainda possui um acabamento prateado em ‘U’, que ainda sustenta os faróis de neblina circulares. A minivan ainda vai se destacar por trazer um capô que possui vincos mais nas extremidades, onde as linhas são mais destacadas – e há uma parte mais afundada. Toda a parte inferior da carroceria ainda possui um acabamento em plástico preto.

De perfil, a minivan possui ares mais de utilitário esportivo, mas não nega o lado mais familiar. Encorpada, a C3 AirCross possui um desenho dos vidros que lembra muito o C3, com vidros dianteiros com linhas que se conectam diretamente com o para-brisa, com um contorno com um acabamento em plástico preto. Há ainda uma pequena janela vigia lateral, que se conecta com o vidro traseiro. A maior relação entre os eixos fez a minivan ganhar uma porta traseira maior. Em termos de design, a carroceria possui vincos mais quadrados nas caixas de rodas, que contrastam com o próprio acabamento das caixas de rodas que são circulares, mas que alargam os para-lamas.



Há ainda um vinco que nasce nos faróis superiores e morre ainda no para-lama, enquanto um vinco nasce no final da porta traseira e chega até as lanternas. A parte inferior das portas tem um novo vinco, com estilo trapezoidal. Falando nas portas, ela tem maçanetas iguais às do C3, ou seja, vem com maçanetas embutidas e os retrovisores tem base na coluna das portas, com repetidores de seta. A C3 ainda pode ter uma carroceria bitom, como mostra o modelo das imagens com carroceria branco e teto preto ou a unidade bordô com teto branco. A minivan terá rodas de até 17 polegadas, nas versões mais caras.

Os pneus da unidade apresentada são o Vector 4 Season, com rodas de quatro raios com um acabamento prateado e preto brilhante. No teto, ela traz rack de teto e uma antena convencional, próxima do para-brisa. De traseira, a nova C3 AirCross possui um vidro traseiro que se conecta com as janelas vigias laterais e tem um aerofólio traseiro acima. As lanternas tem um desenho em ‘C’, com uma iluminação igualmente nesse formato, com um acabamento em preto brilhante. Entre as lanternas, ainda existe uma barra em preto brilhante que, ao centro e logo abaixo, tem o logotipo da Citroën.

A tampa do porta-malas possui vincos que parecem dar continuidade às linhas das lanternas, enquanto a tampa do porta-malas possui um novo vinco horizontal que morre nas extremidades laterais do para-choque traseiro, onde se torna vertical. A parte inferior da tampa tem um novo vinco horizontal, que também invade o para-choque, mas tem um desenho que lembra um longo ‘U’. Por fim, o para-choque traseiro da minivan tem um acabamento em preto brilhante na parte inferior, onde fica o espaço para a placa. Mais abaixo, ela tem um acabamento prateado que traz refletores retangulares.

Internamente, a C3 AirCross é muito parecida com o C3. O painel tem muito acabamento plástico com uma faixa que percorre todo o painel e que, nas extremidades, tem as saídas de ar grandes e verticais. A única diferença ficará por conta de um quadro de instrumentos digital, que terá uma tela TFT de 7 polegadas, configurável, que é mais moderna que o quadro de instrumentos do C3, com uma pequena tela digital. O volante possui três raios, com comandos multifuncionais. A central multimídia é ampla e bem horizontal, chamada de Citroën Connect Touchscreen, com tela de 10,2 polegadas e conectividade sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.



Abaixo da tela, estão as duas saídas de ar-condicionado centrais com um estilo duplo quadrado, com um acabamento prateado, tal qual acontece com as saídas das extremidades, com a diferença que são verticais. Ao lado da tela possui um pequeno habitáculo com um porta-objetos. Há ainda os comandos os ar-condicionado logo abaixo das saídas centrais de ar. O interior ainda possui cinco conectores USB de recarga rápida, sendo dois voltados para o banco traseiro e um no console central, próximo do conector 12V. O banco traseiro com cinto de três pontos retrátil e encosto de cabeça em todas as posições inclui fixação para cadeirinhas no padrão Isofix/Latch.

O interior ainda vai trazer espaço o suficiente para trazer espaço para até sete ocupantes, mas algumas versões devem ter espaço para cinco ocupantes. Isso porque a terceira fileira de bancos é removível e podem ser reciclados, aumentando o porta-malas. Cada banco da terceira fileira tem 8kg cada, com bancos de processo de remoção sendo simples e intuitivo. A segunda fileira de bancos tem um trilho corrediço, com uma segunda fileira de bancos que tem uma divisão 60/40, que permite uma facilidade de acesso para a terceira fileira.

“Estamos muito animados com a revelação do Novo Citroën C3 Aircross, que complementa a crescente gama da marca na América do Sul. Ele foi especialmente projetado com e para os nossos consumidores, que buscam um SUV compacto sob medida para a sua família, acessível e capaz de unir força, design marcante e tecnologia, com espaço para até sete pessoas. Ele carrega todo o nosso conhecimento e respeito aos clientes da região, beneficiando-se de nossa estrutura local – um diferencial único que nos permite desenvolver produtos especiais e inovadores”, afirma Antonio Filosa, Presidente da Stellantis na América do Sul. 



“O Novo SUV Citroën C3 Aircross é o segundo dos três modelos do projeto C-Cubed, e irá trilhar o sucesso aberto com o Novo C3, que já conquistou mais de 17 mil clientes em toda a nossa região. Isso só foi possível graças à estratégia do Citroën 4All, com foco em acessibilidade na compra e uso de nossos modelos, e não seria possível sem a força da Stellantis na América do Sul. Ele é o primeiro B-SUV do mercado capaz de levar até sete pessoas, um conceito ousado que exigiu o máximo de todos para que criássemos um produto sem concessões e adequado para as condições desafiadoras dos países onde irá rodar. Com esse veículo abrimos mais um capítulo de nossa rica história, com todo o DNA e robustez da marca, e estamos ansiosos para oferecer aos nossos clientes o SUV que eles tanto procuraram”, complementa Vanessa Castanho, Vice-Presidente da Citroën para a América do Sul.

De acordo com a Stellantis, a minivan contou com a presença de engenheiros que enfrentaram o calor escaldante do nordeste brasileiro e o frio extremo do Círculo Polar Ártico para que o mais ousado SUV do segmento superasse as inúmeras condições climáticas da região. “O Novo SUV Citroën C3 AirCross nasce com a força da Stellantis na América do Sul. Ele é uma peça essencial para o crescimento do grupo e da Citroën na região, e estamos ansiosos para apresentar todos os detalhes dele em seu lançamento. Não temos dúvidas que ele será mais um produto de sucesso da Stellantis”, conclui Antonio Filosa.

Ao todo, o desenvolvimento da minivan teve uma equipe com mais de 350 pessoas participou do desenvolvimento do Novo SUV Citroën C3 AirCross na região, usando os diversos laboratórios e campos de prova que a Stellantis dispõe na América do Sul e também em outros continentes. Desenvolvida a partir da plataforma modular CMP, a minivan terá 4,320 metros de comprimento, 2,670 metros entre os eixos, 1,800 metro de largura e uma altura que ainda não foi divulgada. Há ainda uma altura em relação ao solo de 20,0 centímetros e um porta-malas de 489 a 511 litros de capacidade com duas fileiras de bancos (dependendo dos trilhos da segunda fileira de bancos).



Com a terceira fileira de bancos, praticamente dê adeus ao porta-malas. Há ainda um ângulo de entrada de 23º e um ângulo de saída com mais de 30º. Mecanicamente, na Índia, ela será vendida com motor 1.2 PureTech THP que desenvolve 110cv e 19,3kgfm com câmbio manual de 6 marchas ou 21,4kgfm com câmbio automático de 6 marchas. Com esse conjunto, a minivan tem um consumo de ótimos 18,5km/l. Aqui, é esperado que as versões mais simples sejam equipadas com motor 1.6 16v EC5 Flex, que rende 120/113cv de potência com torque de 15,6/15,4kgfm, acoplado sempre ao câmbio manual de 5 marchas ou automático de 6 marchas.

O segundo é o 1.0 12v T200 Firefly Turbo Flex desenvolve 130/125cv de potência (etanol/gasolina), com torque de 20,4kgfm com ambos os combustíveis, aliado a um câmbio automático CVT que simula 7 marchas. Esse motor deve ser inédito na Citroën. Aqui, a minivan deve ser vendida nas versões Live, Feel e Feel Pack com motor 1.6 EC5 e a Shine será vendida exclusivamente com o motor T200. De série, ela deve ser vendida com airbags duplos, controle de estabilidade, assistência de partida em rampa, freios ABS com EBD, monitoramento de pressão dos pneus e sensores de estacionamento traseiro.

A lista ainda possui nas versões mais caras com teto solar, central multimídia de 10,2 polegadas, carregamento sem fio, bancos ventilados e 6 airbags. De acordo com a Citroën, ela será produzida em Porto Real (RJ) e em Thiruvallur, na Índia.






Fotos: Citroën / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mitsubishi revela teaser da reestilização do Outlander, que estreia neste semestre

Volkswagen registra o batismo Udara, que pode ser usado pela futura picape nacional

Geely e Geometry revelam as primeiras imagens teaser do Xingyuan, novo compacto elétrico

Fiat antecipa Giga Panda (ou Multipla) e a nova geração do Fastback para a Europa, em teaser

Dodge revela teaser da nova geração do Attitude no México, elevado a sedã médio

Nissan revela primeiro teaser da nova geração do Patrol, que estreia no dia 4 de setembro

Cadillac XT5 de segunda geração é antecipado em primeiras imagens de patente na China

Chevrolet lança no Brasil o novo Blazer EV, que volta ao país 100% elétrico e entregando 347cv

Ford revela teaser da Ranger Black no Brasil, que retorna em breve com base na XLS

Mercedes-Benz lança novas versões de EQE, EQE SUV e EQS SUV com preços mais competitivos