Alpine apresenta o A290_b Concept, que antecipa a versão esportiva do futuro Renault 5
Alpine apresentou oficialmente o A290_b Concept, que estreia como prévia de futura versão esportiva do Renault 5, que será um hot hatch elétrico
A Alpine apresentou oficialmente um novo conceito que
antecipa, dessa vez, um modelo de produção. Trata-se do A290_b Concept, que
será prévia do futuro Renault 5 esportivo, que será vendido como Alpine. O
A290_b (b de beta, que faz jus ao significado de ser uma versão experimental e
anterior à versão final de algo) estreia com uma extensa mudança em relação ao
modelo apresentado como Renault, também como conceito. Previsto para ser
apresentado em meados de 2024, ele quer ser um hot hatch elétrico.
De acordo com a Alpine, o nome do modelo deve ser A290. O A
vem de Alpine, enquanto o 2 indica ser do segmento B e o 90 traz prenunciando
que se trata de um carro lifestyle. A mesma marca esportiva francesa ainda
confirmou que o hatch está 85% pronto para a versão de produção, de acordo com
informações do Designer Chefe da Alpine, Raphael Linari. Em termos de design, o
Alpine se difere do Renault por alguns elementos. Na dianteira, ele ganha um
novo layout dos faróis, que trazem um ‘X’ e um contorno em preto brilhante. O
para-choque dianteiro traz o nome Alpine escrito por extenso e tem dois faróis
de milha também com um ‘X’ iluminado.
Os faróis de milha tem um acabamento em preto brilhando como suporte. O para-choque dianteiro ainda vai contar com entradas de ar verticais nas extremidades, com um acabamento em preto brilhante que possui um vinco em ‘C’. Essa entrada de ar possui faróis de neblina substituídos por luzes diurnas (DRL) em LED que tem uma entrada de ar inferior com um acabamento em preto que parece ser de plástico reciclado. Os faróis de neblina se conecta por um friso em preto brilhante até a entrada de ar inferior. Ao centro desse espaço da entrada de ar está uma faixa vermelha e vertical.
O capô também recebe novidades como uma área em plástico preto que possui um para-brisa com uma área maior ao centro. O vinco vertical vermelho que aparece na parte inferior da frente do hatch, surge também no capô e percorre todo o teto até chegar na traseira. De perfil, o acabamento em preto do capô invade um pouco o para-lama dianteiro e se conecta com o desenho dos vidros. Ele foi apresentado com um novo para-lama, com o logotipo da Alpine, que ainda traz um vinco acima das rodas e o conceito aparece com uma carroceria de duas portas. No para-lama traseira, existe um novo vinco que se conecta com as lanternas.
Ele ainda possui um par de saídas de ar no para-lama traseira. Toda a parte inferior da carroceria vem com um acabamento em preto, que também parece ser e um material reciclado. Acima dos vidros ele tem um vinco que mescla tom azul e vermelho, que faz referência com a bandeira da França. Por fim, ele possui rodas de 20 polegadas com um novo desenho, quadrado ao centro e com quatro raios nas extremidades. Próximo das rodas ele ainda ganha um acabamento vertical que funciona como apêndice aerodinâmico na frente do eixo dianteiro e outro após a roda traseira.
A representação da bandeira francesa também está nas rodas. Por fim, ele não possui maçanetas e apareceu com retrovisores bem afilados. Os vincos acima dos vidros nas laterais chegam na traseira formando um aerofólio. Os vidros laterais ainda se conectam com o vidro traseiro por meio de um acabamento em preto brilhante. As lanternas ganham um novo layout, com uma iluminação em LED. Entre as lanternas, existe um vinco horizontal e a tampa do porta-malas ainda traz o nome Alpine e o A290_b abaixo. O para-choque traseiro também é totalmente diferente, formado por um acabamento em preto n parte inferior, que parece de plástico reciclado.
Esse acabamento possui dois círculos em vermelho e azul. Ele possui uma lanterna de neblina vertical ao centro e um difusor de ar na parte inferior em plástico preto que traz aletas verticais. Sabe a barra vermelha que nasce na dianteira e percorre todo o teto? Na traseira ele forma o brake-light, que fica atrás dos vincos, com um desenho vertical. Os 15% que devem mudar no design dito pela Alpine deve ser no interior. Isso porque ele traz um cockpit central, com um volante octogonal de base superior e inferior achetada e com controles multifuncionais.
Aliás, o interior parece vir de um outro conceito, porque tem linhas muito futuristas que não combinam com o design externo, de um conceito que não está muito distante da realidade. O painel ainda possui faixas personalizáveis em LED e os bancos parecem ser feitos de materiais reciclados também. “É muito cedo para anunciar o que está acontecendo dentro do carro, então enlouquecemos com o interior. A sensação de dirigir está no centro da nossa filosofia de produto, então pensamos: 'e se colocarmos o motorista no meio do carro?' Isso, por sua vez, levou a muitas soluções e ideias de estilo. Porque isto nunca foi feito num formato tão compacto.”, disse o Designer Chefe da Alpine, Raphael Linari.
Mecânica? Silêncio completo por parte da Alpine. Ele deve contar com um motor elétrico capaz de desenvolver 218cv de potência, mais de 70cv a mais que os 135cv das versões civis. Existe uma possível atualização que pode elevar o motor para 268cv, de acordo com informações. Desenvolvido a partir da plataforma modular CMF-B EV, o elétrico será produzido em Douai, na França.
Fotos: Alpine / divulgação
Comentários
Postar um comentário