AIM apresenta seu primeiro veículo no Salão do Automóvel de Xangai, o cupê EV Sport 01
AIM passa a desenvolver automóveis também e apresenta o EV Sport 01, um cupê compacto e com dois motores elétricos que entrega 490cv
A AIM é uma empresa conhecida desde 1998 que é empresa
focada em engenharia ativa no mundo do automobilismo, mas decidiu que era o
momento de apresentar seu primeiro automóvel, com o EV Sport 01. O modelo
estreou em dois eventos diferentes, sendo o Salão do Automóvel de Xangai, na
China, e o Festival de Goodwood, onde o modelo foi promovido para ficar mais
conhecido. O esportivo apareceu com linhas finais, de um produto de produção.
O esportivo aparece com um desenho simpático, até mesmo por
conta das suas proporções bem compactas. Na dianteira, ele possui faróis
ovalados com projetor em LED e com luzes diurnas (DRL) em LED. Os faróis tem um
desenho mais verticalizado e com acabamento no contorno em preto brilhante. Ele
ainda possui um para-choque dianteiro que traz o logotipo da AIM, além de uma
entrada de ar com uma grade que se funde com a carroceria, com grelha estilo
colmeia. Nas extremidades da grelha, ele possui dois faróis de neblina com
luzes em LED, enquanto o para-choque dianteiro ainda tem uma entrada de ar
inferior com grelha também em colmeia.
Além da grelha, ele possui um splitter em plástico preto. O capô possui um desenho bem aerodinâmico e baixo, deixando as extremidades com um desenho mais elevado. De perfil, o compacto possui uma carroceria com caimento de teto bem suave, enquanto ele cria um vinco que nasce a partir das extremidades da dianteira e define a linha de cintura lateral do esportivo. O para-lama dianteiro ainda possui uma câmera. As portas não tem maçanetas e são abertas por um botão, com portas que se abrem ao estilo borboleta, e a parte inferior da carroceria ainda possui uma entrada de ar próxima das saias laterais.
As saias tem um acabamento em preto brilhante, enquanto as rodas tem 20 polegadas e calçam pneus 235/35 ZR20 na frente e 275/30 ZR20 na traseira. Outro ponto de destaque do cupê é que ele tem vidros laterais, para-brisa, teto solar panorâmico e vidro traseiro que parecem formar um vidro apenas. Na traseira, a própria carroceria parece formar um pequeno aerofólio e tem um acabamento em preto brilhante com lanternas ovaladas com iluminação em LED, trazendo o logotipo da AIM ao centro deste acabamento. O para-choque traseiro ainda possui uma faixa em preto brilhante na parte inferior e se conecta com as saídas de ar verticais nas extremidades do para-choque.
A parte inferior da carroceria ainda possui um difusor de ar com cinco aletas verticais que ajudam no fluxo de ar. No interior, o esportivo possui espaço para dois ocupantes e tem um acabamento em couro Alcantara. Os dois bancos são fixados no próprio chassi e tem um painel igualmente revestido em couro, além de vir com um quadro de instrumentos com uma tela digital. As extremidades do quadro de instrumentos tem duas telas menores que passam as imagens dos retrovisores externos, que são substituídos por câmeras.
O quadro de instrumentos ainda tem um acabamento em preto que envolve o motorista, com um console central que traz as principais funcionalidades ao alcance rápido do motorista – com um acabamento prateado. O volante se assemelha bastante ao de um modelo de competição, com alguns controles do modo de condução ao centro, além de vir com aro superior e inferior achatado com costuras contrastantes. No lado do passageiro, o cupê ainda possui um pequeno mostrador próximo do para-brisa que mostra alguns dados.
Nas extremidades, há dupla saída de ar-condicionado com um acabamento prateado que lembra turbinas. De acordo com a AIM, o cupê traz uma plataforma de um carro derivado do automobilismo e traz linhas assinadas pelo ex-Chefe de Design da Nissan, Shiro Nakamura, com o estúdio de design SN Design Platform. Segundo a marca, ele possui 3,900 metros de comprimento, 2,400 metros entre os eixos, 1,900 metro de largura e 1,220 metro de altura. A carroceria possui linhas em fibra de carbono. Em termos de mecânica, o EV Sport 01 vem com dois motores elétricos instalados no eixo traseiro, sendo um responsável por cada roda.
Juntos, os dois motores desenvolvem 490cv e 75,4kgfm, o que deve ser divertido para um esportivo que pesa apenas 1.425kg. A marca confirma que o baixo peso também vem da sua estrutura de chassi multitubular em alumínio, com uma suspensão dianteira e traseira com duplo braço triangular. Para garantir mais diversão, a AIM confirmou que o conceito possui um sofisticado sistema de distribuição seletivo de torque entre as roda. Em termos de baterias, estamos falando de um conjunto de baterias de lítio de 81kWh, que oferece uma autonomia de 300km, distribuídos em quatro pacotes recarregáveislaminados. Apesar de ser um conceito, o carro parece muito próximo de um modelo de produção.
“Aprendemos com o espírito dos grandes carros desportivos do passado, ajudados pela configuração e layout RWD. Queria expressar dinamismo com elegância sofisticada através de um design simples e limpo. O EV Sport 01 tem uma linguagem de forma minimalista e evita superfícies exageradas e complicadas, reminiscentes dos grandes carros desportivos europeus e japoneses da década de 1960.”, disse Nakamura.
Fotos: AIM / divulgação
Comentários
Postar um comentário