Toyota Yaris comemora marca de 10 milhões de unidades vendidas globalmente na Europa

Toyota comemora a marca de 10 milhões de unidades globalmente do Yaris; marca foi comemorada na Europa, hatch é feito desde 1998 e comemora aniversário de 25 anos 



A Toyota está comemorando a marca de 10.000.000 de unidades do Yaris vendidas globalmente em 25 anos. Com essa marca, o Yaris se une a modelos como Corolla, Camry, RAV4, Hilux e Land Cruiser, que já alcançaram a mesma marca. Apresentado em 1998 ao mundo, o hatch compacto atingiu a marca na Europa, que é um dos maiores mercados do modelo. Só em 2022, por exemplo, foram 185.781 unidades do Yaris, 156.086 unidades do Yaris Cross e 5.392 unidades do GR Yaris.

A produção do Yaris começou em janeiro de 1999, depois de alguns meses dele ser apresentado no Salão do Automóvel de Paris, na França. Aliás, hoje ele é produzido na França, em Valenciennes. Sua produção, no entanto, começou em Takaoka em Aichi, Japão. Na França, ele começou a ser produzido em 2001. No entanto, ele é feito hoje em vários países como Japão, Brasil, China, Taiwan, Indonésia, Malásia, Paquistão, Tailândia, França e República Checa. Em todos esses países, o Yaris não é o mesmo, claro. Dos 10 milhões, 5.155.506 unidades foram vendidas na Europa, demonstrando sua força no Velho Continente.

A marca de 10 milhões de vendas acumuladas considera apenas as placas de identificação Yaris, Vitz, Yaris Cross e GR Yaris, que foram usadas em outros mercados, principalmente como Vitz. Do modelo global, a segunda geração apareceu em 2005. A terceira geração apareceu em 2012, sendo a primeira geração a oferecer uma opção de motor híbrido. A quarta geração do hatch apareceu em 2020, que continuou a oferecer um motor híbrido. Mas lembra que foi citado que o Yaris é diferente em algumas partes do globo? Pois bem, ele ainda tem uma geração emergente.

Lançada em 2013 no Sudeste Asiático, o modelo deu vida a uma geração específica que foi reestilizada em 2017 (que deu vida ao nosso Yaris, lançado aqui em 2018) e ganhou mudanças visuais novamente em 2020 e em 2023. Em 2022, a Toyota apresentou uma segunda geração, que estreou primeiro com a carroceria sedã. Além disso, em 2021 surgiu um inédito Yaris Cross e neste ano nasce o Yaris Cross emergente, que vai conviver com cada um dos Yaris – global e emergente. Antes disso, ele conta com opção de carroceria sedã desde a segunda geração, conhecido como Vios ou Yaris Sedan.



Fotos: Toyota / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte I

Mercedes-Benz apresenta o novo EQA, que traz mudanças sutis em design e equipamentos

Volkswagen registra imagens de patente de nova geração do Passat, exclusivo da China

Acura revela as primeiras imagens teaser do RSX, que retornará como um SUV cupê elétrico

Primeira Quinzena, maio de 2023: Fiat Strada lidera, mas VW Polo e Chevrolet Onix avançam

Volkswagen Tera ganhou os primeiros teaser revelando nomes citados internautas

Porsche quer manter o Macan de 1ª geração em linha por mais tempo, mas não na Europa

GWM reajusta os preços do Haval H6, H6 GT e Ora 03 no mercado em até R$ 9.000

Nissan reajusta os preços com Versa e Sentra, mais caros, e Frontier, que fica mais barata

BYD revela novas imagens teaser e as primeiras oficiais do Tang L na China, antes da estreia