Toyota Camry sai de linha do Japão depois de 43 anos e mais de 1,3 milhão de unidades

Em seu mercado local, Toyota Camry sai de linha depois de 43 anos, mas continua em todos os demais mercados; baixas vendas motivaram fim de linha



A Toyota confirmou que o Camry não faz mais parte do lineup da nipônica em seu próprio país. Depois de 43 anos e mais de 1,3 milhão de unidades vendidas em seu país sede, o Camry vinha sofrendo com baixas vendas e fechou o ano de 2022 com cerca de 6.000 unidades vendidas – um volume baixo para um carro como o Camry. De acordo com informações do site japonês Nikkei Asia, confirmou que a rede de concessionárias já foi notificado pelo fim do sedã.

Apesar do fim de linha do Camry no Japão, isso em nada impede a continuidade do sedã em outros mercados, inclusive com a chegada de novas gerações. O reflexo das baixas vendas no mercado japonês é um contraste com o desempenho bom do sedã em outros países. Hoje, a Toyota vende seu sedã grande em mais de 100 mercados, com o maior deles sendo os Estados Unidos. Por lá, ele foi o automóvel mais vendido entre 2001 a 2016, se tirar as picapes do páreo. A atual geração do Camry também caminha para o fim de linha.

O atual foi apresentado em 2017 e foi reestilizado em 2020, ou seja, uma mudança de geração deve acontecer até, no máximo, 2025. Além da produção nos EUA, o Camry continua a ser produzido também na China, onde o sedã também tem um bom desempenho. Globalmente, a Toyota vendeu 600.000 unidades do Camry em 2022, ou seja, é um volume e tanto de vendas para um sedã abalado pelos utilitários esportivos. Aliás, foram eles que podem ter abalado as vendas do Camry no Japão nos últimos anos, segundo o jornal. A última mudança visual do Camry, em 2020, trouxe pequenas novidades.

Na época, a Toyota trouxe uma nova grade dianteira, que fica mais fina, e um friso cromado na entrada de ar inferior, que emoldura as extremidades da entrada de ar e conta com uma pequena dobra na parte superior, em relação ao centro da dianteira e que parece um “C” estilizado. A própria entrada de ar inferior conta com um novo formato, apesar de não parecer, com o centro estando maior. Na traseira, não há mudanças. As rodas podem ser 17 ou 18 polegadas, além de ganhar novas opções de cor para a carroceria.

No interior, as mudanças ficam por conta da nova central multimídia do tipo flutuante, que pode ser de 7 ou 9 polegadas (que traz conectividade com Android Auto e Apple CarPlay), além de um painel de instrumentos com tela digital de 7 polegadas e um grande Head-up Display com 10 polegadas.



Fotos: Toyota / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

RAM lança promoção de Black Friday no mercado brasileiro com Rampage, 2500 e 3500

Volkswagen lança promoção no Brasil com descontos que alcançam até R$ 30.000

Kia revela teaser de uma novidade para a Índia como um misto de SUV com monovolume

Toyota revela as primeiras imagens teaser do desenvolvimento da Hilux Cabine Dupla EV

Acura registra primeiras imagens de patente de um sedã conceitual e possivelmente elétrico

Honda antecipa teaser da nova geração do Amaze, que estreia mês que vem na Índia

Wuling revela imagens teaser da Zhiguang EV, um misto de multivan com keicar na China

Suzuki revela os primeiros teaser da nova geração do Dzire na Índia, que ficará maior

Mercedes-Benz lança promoção no Brasil com bônus de até R$ 66.500 no usado neste mês