Tank apresenta o 400 no Salão de Xangai e Chengdu, com um inédito motor híbrido Hi4-T
Tank apresenta o seu novo utilitário esportivo na China, o 400, que estreia com proposta parruda e ficará entre o 300 e o 500; SUV traz um inédito motor Hi4-T
A Tank apresentou oficialmente um terceiro utilitário
esportivo no mercado chinês, o 400. O modelo foi apresentado como um modelo de
porte grande, quase tão grande quanto o 500, que possui 5,070 metros de
comprimento. O modelo, no entanto, é uma aposta muito voltada ao off-road,
talvez o que é mais voltado de todos os veículos da marca. Alto, com design
parrudo e linhas retilíneas. O 400 ainda é o responsável por trazer um inédito
sistema de motor híbrido, chamado pela marca de Hi4-T.
Antes de falar sobre sua mecânica, vamos nos atentar
primeiro ao design do 400. O SUV estreia com um design bem parrudo, como
mencionado. Na dianteira, ele possui faróis com um desenho em ‘T’, com
prolongamentos nas extremidades internas e extremas dos faróis, com iluminação
diurna (DRL) e um projetor em LED. Os faróis são conectados com a grade
dianteira, que tem duas barras prateadas que sustentam o logotipo da marca,
enquanto o restante do acabamento da marca é em preto brilhante. O para-choque
dianteiro tem muitas linhas retas, com destaque a uma barra horizontal.
Essa barra é a responsável por sustentar a placa dianteira e que nas extremidades tem faróis de neblina. Há entradas de ar acima e abaixo dessa barra, em pequenas entradas de ar horizontais. Na parte inferior, ele possui entradas de ar com barras verticais, com um acabamento em plástico preto. Nas extremidades do para-choque dianteiro, ele possui áreas mais altas, com acabamento na cor da carroceria. No capô, o 400 possui desenho alto e mais reto, com vincos nas extremidades e um desenho mais baixo que favorece a aerodinâmica.
No perfil, o Tank 400 continua com linhas bem off-road. O modelo possui caixas de rodas bem altas e com estilo bem quadrado, com caixas de rodas com um acabamento grosso na cor da carroceria, mas com um design que ajuda a alargar a carroceria e oferecer maior segurança ao modelo. Os para-lamas dianteiros e traseiros ainda são alargados, como fica visível quando visto de perfil. O acabamento do para-lama dianteiro ainda tem uma sequência com um vinco na parte inferior das portas, além de ter um outro vinco na posição intermediária nas portas. O desenho das portas tem janelas mais quadradas e uma janela vigia mais compacta.
O modelo ainda tem maçanetas convencionais e retrovisores mais quadrados, com um acabamento em preto brilhante. A parte superior das portas ainda tem um vinco em preto brilhante que chega até o aerofólio na traseira. Por fim, as laterais ainda possuem rodas de 18 polegadas, calçadas com pneus Kumho de 265/65 R18. O aro ainda tem seis raios. O 400 ainda possui um rack de teto em plástico preto e um teto solar panorâmico. De traseira, o Tank 400 possui um aerofólio traseiro em preto brilhante, que vem com brake-light na parte superior, e um vidro traseiro mais compacto.
A tampa do porta-malas ainda é bem obstruída por um estepe pendurado, que possui uma proteção horizontal e central, que traz o nome da marca escrito por extenso. O modelo ainda tem uma maçaneta da tampa do porta-malas no lado esquerdo e a tampa abre para o lado direito. As lanternas são grandes e verticais, com um desenho de linhas retas e com uma iluminação em LED. O para-choque traseiro, assim como o dianteiro, é alto e oferece bom ângulo de saída. O modelo tem um acabamento prateado na parte inferior, tendo refletores horizontais nas extremidades e o espaço da placa fica mais deslocado para o lado esquerdo.
A parte inferior possui um acabamento em plástico preto. No interior, o Tank 400 se destaca pelas linhas modernas, como o quadro de instrumentos com tela digital de 12,3 polegadas e um volante multifuncional de três raios, com detalhes prateados. O painel ainda possui linhas horizontais, mas o grande destaque é a central multimídia com tela horizontal de 16,2 polegadas. O painel tem uma faixa horizontal que camufla a dupla saída de ar-condicionado central e nas extremidades ele tem duas saídas de ar circulares e com um acabamento que é prateado e com desenho que lembra uma turbina.
Há um friso prateado que formam os entornos das saídas de ar das extremidades e no centro possuem alguns controles por botões. O console central ainda tem espaço para dois smartphones carregarem por indução e uma alavanca de câmbio com freio de estacionamento eletrônico. O modelo ainda tem, ao lado, dois porta-copos. Mais atrás, ele possui seletor com modos de condução. O console central ainda possui porta-objetos e dupla saída de ar-condicionado para os ocupantes do banco traseiro. Os painéis das portas ainda tem um friso prateado, alto-falantes circulares e as maçanetas internas das portas.
A Tank confirma que o 400 vem equipado com um retrovisor interno substituído por uma câmera. Desenvolvido a partir de uma base em chassi com longarinas, assim como o 500, o 400 estreia com 4,985 metros de comprimento, 2,850 metros entre os eixos, 1,960 metro de largura e 1,905 metro de altura. A marca da GWM destaca ainda que ele possui um ângulo de ataque de 33º e de saída de 30º. A altura em relação ao solo é de 22,4 centímetros e ele pode passar por trechos alagados de até 80,0 centímetros. Ele ainda possui um porta-malas de 566 litros, que pode ser expandido para 1.803 litros. Mecanicamente, ele estreia com um motor híbrido plug-in (PHEV), chamado pela marca de Hi4-T.
O motor é uma evolução do sistema Dedicated Hybrid Transmission (DHT) e agora o novo sistema é chamado de Hybrid Intelligent 4-Traction (Hi4-T). Esse sistema alia o motor 2.0 Turbo de ciclo Miller que desenvolve 252cv e 38,7kgfm junto de dois motores elétricos, um motor para cada eixo. Os motores podem atuar de maneira independente do motor a combustão ou em conjunto. O sistema Hi4-T usa uma série de sensores que determina, em milésimos de segundos, o melhor modo de atuação do sistema híbrido. Em velocidades de cruzeiro, o motor 2.0 Turbo atua e em momentos de força máxima, atua junto aos motores elétricos que juntos entregam 163cv
O conjunto ainda é acoplado a um câmbio automático de 9 marchas (chamado pela marca de 9HAT), enquanto a potência combinada dos três motores é de 408cv e 76,5kgfm. Com esse conjunto, ele acelera de 0 a 100km/h em 6,9 segundos, enquanto vem com uma bateria ternária (NMC) de 37,1kWh, capaz de oferecer uma autonomia de 105km no ciclo WLTP. Com motor híbrido, a autonomia é de 800km. Em termos de tração, o conjunto híbrido plug-in possui um sistema 4WD. Ele atua com diferentes modos de direção, como tração nas duas rodas (2H), tração nas quatro rodas (AWD), tração nas quatro rodas de alta velocidade (4H) e tração nas quatro rodas de baixa velocidade (4L). O Hi4-T ainda tem bloqueio de diferencial.
Na China, ele ainda poderá ser vendido com uma versão puramente a combustão, com o motor 2.0 Turbo a gasolina que desenvolve 252cv e 38,7kgfm, com câmbio automático de 9 marchas. Nesse caso, o modelo será vendido junto de um sistema híbrido-leve de 48V (MHEV). De série, ele deve ser vendido com sistema de ar-condicionado de três zonas e 10 alto-falantes, luzes Full LED, vidros frontais de dupla camada, teto solar, bancos em couro sintético, 10 alto-falantes e bancos dianteiros aquecidos. A versão mais cara tem bancos em couro Nappa, vidros dianteiros e traseiros de camada dupla, volante aquecido, Head-Up Display (HUD), banco do motorista ventilado e com massagem. Na China, a novidade será vendida com preço inicial de 279.800 yuans e chega aos 298.800 yuans.
Fotos: Tank / divulgação
Comentários
Postar um comentário