MINI Aceman será lançado no início de 2024 e virá com autonomia superior a 400km
Com lançamento de novas gerações de Cooper e Countryman, MINI foca no desenvolvimento final do Aceman, que aparece em meados de 2024 na Europa
A MINI confirmou que já desenvolveu as novas gerações de
Cooper e Countryman, previstas para serem apresentadas hoje, 1º/09, na Europa.
Enquanto os dois modelos são apresentados praticamente juntos, a marca inglesa
terá mais tempo para o desenvolvimento da sua novidade: o Aceman. O SUV
subcompacto já roda em testes com carroceria definitiva desde meados do
primeiro semestre e ficará posicionado abaixo do Countryman. A previsão de
lançamento da novidade é para o início de 2024.
O Aceman deve ser puramente elétrico e compartilhará o mesmo
lineup de versões do Cooper, E e SE, além de ser produzido pela joint-venture
Spotlight Automotive, da BMW-GWM, na China. Já é sabido que a nova geração do
Cooper será equipado com motor de 184cv na E, versão de entrada, e que terá uma
capacidade de acelerar o hatch de 0 a 100km/h em cerca de 7 segundos. O Cooper
SE terá um motor elétrico de 218cv. Ele também deve ser oferecido com duas
opções diferentes de baterias.
A primeira possui uma capacidade de 40,7kWh e vai oferecer
uma autonomia em torno dos 386km e a segunda bateria terá 54,2kWh e vai
oferecer um pouco mais, 483km de autonomia. Por ser mais pesado, muito
provavelmente o Aceman estreia com autonomia entre 350km a 450km. Os motores
devem ser suficientes para empurrar o SUV subcompacto de 4,05 metros de
comprimento, 1,99 metro de largura e 1,59 metro de altura. Nascendo como um SUV
puramente elétrico, seu design será fortemente influenciado pelo conceito
apresentado há quase um ano.
Pelo conceito, o Aceman se destaca por trazer uma dianteira com faróis menor circulares na dianteira, ganhando um desenho semicircular com luzes diurnas DRL em LED que repetem o mesmo desenho. Há ainda uma reinterpretação da grade dianteira com um desenho octogonal com contorno iluminado. A parte superior traz uma representação da Union Jack, que representa a bandeira do Reino Unido, com pontos iluminados e que traz uma continuidade desse desenho no layout dos faróis. Essa representação da antiga entrada de ar ainda traz o nome Aceman.
O para-choque ainda traz uma entrada de ar inferior retangular e, nas extremidades, o SUV traz um elemento vermelho vertical. Visto de lateral, o Aceman Concept se destaca por vir com uma relação entre os eixos menor que a do Countryman, sendo mais um SUV compacto de dimensões de marcar generalistas, enquanto o Countryman ficará na casa dos 4,50 metros. As caixas de rodas possuem um desenho mais retilíneo e com acabamento das caixas de rodas com desenho mais quadrado. Esse acabamento em plástico preto está em toda a parte inferior da carroceria.
As laterais não tem muitos vincos, tendo um mais discreto que define a linha de cintura das lanternas. Um contorno diagonal abaixo dos pilares A traz modelagem da superfície e as linhas criam um efeito cônico emocionante entre os arcos das rodas dianteiras e traseiras que dão uma expressão dinâmica à vista lateral do Aceman. Essas não são escamoteáveis mas sim embutidas na carroceria, ajudando na aerodinâmica. O desenho das janelas é tipicamente MINI, enquanto o teto parece ter um estilo flutuante, que pode ser pintado em outra cor. A parte inferior das portas tem um novo friso, com o nome ‘MINI’ escrito por extenso em tom azul.
As rodas contam com 20 polegadas e tem seis raios, com acabamento prateado e um centro triangular em preto brilhante. Por fim, ele traz um rack de teto bem generoso. De traseira, o Aceman traz lanternas verticais com a representação da bandeira do Reino Unido, com uma tampa do porta-malas com o novo logotipo da MINI e o nome Aceman em letras espaçadas. O para-choque traseiro traz linhas limpas, com um acabamento em plástico preto com um difusor e que, ao centro, traz um difusor de ar, e, nas extremidades tem um acabamento vertical em vermelho. O spoiler de teto em preto e a superfície de vidro da janela traseira são mais recuados visualmente para o fundo.
Fotos: MINI / divulgação
Comentários
Postar um comentário