Jetour apresenta o T-3 Concept para o Salão de Xangai, que antecipa um novo jipão da marca
Jetour apresenta oficialmente o T-3 Concept no Salão do Automóvel de Xangai, na China; utilitário conceitual antecipa uma versão de produção para breve
A Jetour apresentou oficialmente as primeiras imagens de um
jipe conceitual que deve dar vida a um modelo maior que o Traveller. O conceito
aparece com um design bastante off-road e que é bem parecido com o TX Concept,
que antecipou o Traveller. A novidade foi uma das apresentações do Salão do
Automóvel de Xangai, na China. O conceito é desenvolvido sobre uma plataforma
modular inédita que permite que ele possa ser equipado com três opções de
motores eletrificados.
Antes de falarmos sobre sua mecânica, a Jetour apresentou um
modelo com um design bem resolvido, com linhas retas e maduras – que lembram
muito o Traveller, apresentado há pouco tempo. Curiosamente, o Traveller era
conhecido como ‘Projeto T-1’, ou seja, faz sentido o T-3 Concept ser um modelo
maior. Visualmente, o conceito possui uma dianteira com faróis compactos com três
barras horizontais em LEDs, além de uma outra barra em LED horizontal nas
extremidades, que é interrompida pelas barras centrais. Conectado aos faróis
mais quadrados, a Jetour adicionou uma grade dianteira que traz o nome da marca
escrito por extenso.
Além de estar por extenso, a grade possui as letras
iluminadas. A dianteira ainda possui duas pequenas entradas de ar abaixo da
grade dianteira. Partindo ao para-choque dianteiro, o conceito se destaca por
contar com um acabamento em plástico preto. Nas extremidades, ele possui faróis
de neblina em LED em duas pequenas barras. A parte central ainda possui uma
área central com uma barra que sustenta a placa dianteira, enquanto as
extremidades tem dois espaços quadrados. O mesmo ainda possui dois ganchos de
reboque com um acabamento vermelho. O capô ainda possui um desenho mais alto e
com linhas bem robustas.
De perfil, o conceito ainda possui linhas bem retas em sua grande maioria. O destaque fica por conta do para-lama dianteiro e traseiro com caixas de rodas com desenho bem quadrado e parrudo, com acabamento em plástico preto. Esse mesmo acabamento plástico está em toda a parte inferior da carroceria. Nas saias laterais, a marca desenhou estribos em duas áreas, uma para cada porta. O design tem uma carroceria com um desenho bem quadrado, com uma coluna A mais reta e os vidros laterais igualmente com um desenho mais retilíneo. Os para-lamas dianteiro e traseiro tem ressaltos que reforçam a robustez.
Em termos de vincos, o conceito possui vincos que nascem nos faróis dianteiros, sobem no para-lama dianteiro, passam pelas portas e definem as linhas inferiores dos vidros. Na coluna C, o modelo possui um acabamento em preto brilhante que sobe para o teto, enquanto ele tem uma caixa lateral que pode levar ferramentas. Na coluna A ele possui o mesmo acabamento em preto brilhante, onde fica o retrovisor lateral. As portas tem um desenho sem muitas linhas, com portas que se abrem de maneira suicida por meio de botões. Por fim, ele ainda possui rodas de 22 polegadas com pneus off-road.
No teto, o T-3 ainda possui um bagageiro fechado que possui uma barra em LED de iluminação, além de trazer duas luzes nas extremidades do teto, também como iluminação. De traseira, se percebe como o conceito possui um desenho bem quadrado. Destaque fica pelas lanternas verticais com iluminação em LED que, ao centro, possui duas barras horizontais para luzes de seta e ré. A tampa de porta-malas com desenho quadrado com uma ampla área envidraçada e uma barra horizontal que sustenta o suporte do estepe, que fica pendurado na traseira.
No lado esquerdo da tampa está a maçaneta do porta-malas, o que indica que a tampa abre para o lado direito. O para-choque traseiro traz a mesma aparência do dianteiro. Ele possui um acabamento em plástico preto e com dois ganchos de reboque nas extremidades, também com um acabamento vermelho. Ao centro ele tem o espaço para a placa e dois retangulares nas laterais. Acima do espaço da placa, existe uma lanterna de neblina horizontal e uma parte inferior com difusor de ar. Internamente, o conceito se destaca por vir com volante mais ovalado de três raios com controles multifuncionais com acabamento em preto brilhante com o logotipo ao centro.
Há ainda comandos multifuncionais com comandos touchscreen e um quadro de instrumentos com uma tela digital que parece ser de 8 polegadas, além de uma central multimídia flutuante ao centro. O painel tem linhas mais horizontais e algumas linhas verticais, com saídas verticais nas extremidades. Abaixo da central, há alguns comandos físicos por botão e um console central elevado que possui um espaço para recarga por indução para smartphones e uma área dedicada ao câmbio automático e alguns controles por botões. O painel ainda possui uma faixa azul que é interrompida apenas pela área central.
De acordo com a Jetour, ele é desenvolvido a partir de uma plataforma modular Kunlun que permite que ele seja desenvolvido com três opções de motores eletrificados. Entre as opções estão o motor puramente elétrico (BEV), o híbrido plug-in (PHEV) e o elétrico com extensor de autonomia (EREV). O modelo elétrico tem quatro motores elétricos, cada um de 340cv e 40,8kgfm, ou seja, a potência combinada dos quatro motores permitirá que ele tenha 1.360cv e 163,2kgfm de potência máxima. Com esse conjunto, ele acelera de 0 a 100km/h em 3 segundos.
Detalhes da bateria não foram revelados, mas ele terá uma capacidade de funcionamento de -35º a 60ºC sem problemas. Com o modelo EREV, o T-3 Concept terá uma autonomia de 1.400km. Detalhes do modelo híbrido plug-in ainda são desconhecidos, mas sabe-se que o motor em questão será um 2.0 Turbo Diesel que terá eficiência energética de 44,5%. O conceito se destaca por contar com 5,300 metros de comprimento, 3,000 metros entre os eixos, 2,000 metros de largura e 1,900 metro de altura. O modelo ainda se destaca por contar com espaço para quatro ou seis ocupantes, com duas ou três fileiras de bancos.
Fotos: Jetour / divulgação
Comentários
Postar um comentário