Hyundai Ioniq 5 deve ser um dos lançamentos que a CAOA vai trazer pra cá em 2024
Hyundai deve trazer o Ioniq 5 no mercado brasileiro em 2024, que representa a nova geração de elétricos da marca no Brasil; modelo tem versões de até 302cv
A CAOA vem trabalhando em trazer tudo o que há de mais
moderno da Hyundai ao nosso mercado. Os planos do grupo estrearam com grande
atraso por conta do processo que a Hyundai Motor Brasil moveu contra o grupo
para ter direito de trazer os importados ao nosso mercado. Agora, com as pazes
seladas, Hyundai e CAOA vão compartilhar concessionárias e trazer novos
produtos. Um deles será o Ioniq 5, sendo um dos rumores desde 2022 (veja aqui).
Durante evento em São Paulo, o site InsideEVs ouviu algumas
novidades que fazem parte do plano estratégico de modelos que vão chegar em nosso mercado e o Ioniq 5 será um deles, possivelmente
para entrar no lugar do Ioniq, que hoje é um hatch médio híbrido (HEV). O
lançamento do Ioniq 5 acontece em algum momento de 2024 e não tem previsão de
qual opção mecânica desembarca em nosso mercado. Atualmente, o Ioniq 5 tem
versões de 170cv a 302cv. Apresentado em 2021, o elétrico faz parte de uma nova
geração de elétricos da coreana, criados a partir da base E-GMP.
Essa plataforma possui uma arquitetura elétrica de 800V, que
permite uma recarga muito mais rápida que carros com arquitetura elétrica de
400V, como é o caso do Kona EV, por exemplo. Apesar do jeitão de hatch médio, o
Ioniq 5 é bem grande. Ele possui 4,640 metros de comprimento e entre os eixos
de 3,000 metros, 1,890 metro de largura e 1,600 metro de altura. O porta-malas
pode ser de 531 litros de capacidade, mas pode chegar aos 1.600 litros com os
bancos traseiros rebatidos. Seu design também é um show à parte, com linhas bem
futuristas.
Ioniq 5 é muito parecido com o conceito que o antecedeu no mercado, apresentado há alguns anos. Ele traz um capô com estilo concha e um visual dianteiro com destaque para os faróis em Matrix LED com dois projetores que apresentam o estilo técnico muito sofisticado e que chama a atenção. Segundo a Ioniq, o nome desse sistema será Pixels Paramétricos. Os faróis se conectam por meio de um acabamento em preto brilhante, com o logotipo da Hyundai no capô. As linhas retilíneas também podem ser vistas no para-choque dianteiro e na parte inferior da peça ele tem um acabamento prateado que percorre toda a parte inferior do carro, visto em caixas de toda, laterais e dianteira.
Nas extremidades do para-choque dianteiro ele conta com pequenas entradas de ar horizontais. Nas laterais, o Ioniq 5 possui um design de linhas retas e esportivas, com destaque para uma caída na tampa traseira, com grandes portas e sem molduras e com maçanetas das portas retráteis, que ajuda na aerodinâmica. Na traseira ele possui lanternas com o mesmo sistema dos faróis, que possui uma iluminação firme, sólida e perfeitamente nítida, além de criar uma assinatura luminosa reconhecível. As lanternas ainda podem se adaptar de acordo com luminosidade em função de circunstâncias do tráfego e das intempéries meteorológicas.
A traseira possui ainda uma tampa no para-lama traseiro que possui o bocal de recarga das baterias, ao lado das lanternas. No interior, o elétrico possui um ótimo espaço interno. Os bancos dianteiros e o apoio de braço central podem recuar para os bancos traseiros ou o banco deslizante da segunda fileira que pode aumentar a capacidade de bagagem, oferecendo uma grande modularidade. O painel ainda tem uma grande tela para o quadro de instrumentos, de 12 polegadas, assim como uma outra tela de 12 polegadas para a central multimídia. No motor, a Hyundai oferece motor elétrico traseiro que desenvolve 170cv e 35,7kgfm e bateria de 58kWh, que acelera de 0 a 100km/h em 8,5 segundos.
Esse mesmo motor com tração integral desenvolve 218cv, torque de 61,7kgfm e bateria de 58kWh, acelerando de 0 a 100km/h em 6,1 segundos. Com bateria de 72,6kWh e tração traseira, o Ioniq 5 possui motor de 235cv e 35,7kgfm de torque. Ele acelera até os 100km/h em 7,4 segundos e com tração integral ele desenvolve 302cv e 61,7kgfm, com 5,2 segundos até os 100km/h. A bateria de 58kWh possui autonomia de 470km e a bateria de 72,6kWh tem autonomia de 480km. A velocidade máxima é de 185km/h. Aqui, preços devem ficar entre R$ 200.000 a R$ 300.000.
Fotos: Hyundai / divulgação
Comentários
Postar um comentário