Hyundai apresenta a reestilização do Sonata, que parece ser outro carro com as mudanças
Hyundai apresenta o novo Sonata, que muda da água para o vinho com reestilização de meia-vida; sedã se inspira no Azera na evolução da filosofia Sensuous Sportiness
A Hyundai apresentou oficialmente a reestilização de
meia-vida da oitava geração do Sonata, que ganha mudanças drásticas e nem lembra
o sedã que foi apresentado em 2019 no exterior. Agora, quatro anos depois da
apresentação dessa oitava geração, a Hyundai deixa o Sonata com um design mais
esportivo e com clara inspiração em sedãs recém apresentados pela marca, como
novo Azera e novo Accent. O novo Elantra ainda seguiu um design similar, mas é
mais diferente.
Na dianteira, o novo Sonata passa a ser vendido com faróis
divididos em dois, sendo uma parte superior que traz uma barra com iluminação
diurna (DRL) em LED, que nas extremidades possui um acabamento em plástico
preto na parte inferior. Os faróis principais ficam mais abaixo e tem um
desenho mais retangular, conectado com um acabamento em preto brilhante que
possui uma entrada de ar no para-choque, nas extremidades. Ao centro, ele
possui uma ampla grade dianteira que tem entradas de ar estilo em colmeia na
parte inferior. A parte superior possui uma barra horizontal e três pequenas
barras verticais.
A grade é dividida por meio de uma barra com um acabamento
em preto brilhante que sustenta a placa dianteira. Praticamente toda a grade
dianteira possui um acabamento em preto brilhante. A parte extrema e superior
da grade se conecta com os faróis principais. O sedã ainda possui um acabamento
prateado em ‘L’, dividindo a grade dianteira com o acabamento em preto
brilhante da entrada de ar dos extremos. Esse acabamento prateado também é
visto e ‘U’, na parte inferior da grade dianteira. Mais abaixo, o para-choque
tem um acabamento em plástico preto com uma pequena entrada de ar de barras
verticais.
O sedã ainda ganha um novo capô, com dois vincos centrais que partem do logotipo da Hyundai, que está no capô. Há ainda mais dois vincos nas extremidades do capô, que ajudam a delimitar o corte do capô. De perfil, o Sonata é o mais próximo do modelo pré-reestilização, ganhando apenas novas rodas de liga leve que variam de acordo com cada versão, de 19 polegadas. Há ainda um acabamento em preto brilhante no para-lama dianteiro e se conecta com os frisos laterais. Na traseira, outro ponto criticado pelos consumidores ao apresentar a oitava geração, trouxe melhorias. Agora, o Sonata também traz aquele ‘H’ em LED e com lanternas que continuam se interligando.
Nas extremidades, ele manteve o mesmo formato, mas ganhou um novo layout. A parte superior ainda se une com o aerofólio em plástico preto na tampa do porta-malas (que possui pequenas aletas que ajudam na aerodinâmica) e a parte inferior, que tinha uma pequena faixa em LED, agora tem uma barra grossa. Essa barra tem um acabamento em preto brilhante, trazendo a iluminação em LED ligando as duas lanternas e que abaixo da barra tem o logotipo da Hyundai, ao centro. O sedã ainda ganha mais iluminação nas tampa do porta-malas, visto que agora as luzes de seta de direção invadem a tampa em seis pequenas barras horizontais.
Com um novo desenho, a tampa do porta-malas ainda traz o nome Sonata abaixo dessa barra. O para-choque traseiro também tem um novo desenho. Nas extremidades laterais da peça, ele possui uma haste verticalmente inclinada em preto brilhante, que se conecta com um vinco lateral presente em todo design inferior das laterais. O para-choque ainda possui um acabamento em preto brilhante onde está o espaço para a placa. As extremidades inferiores tem um acabamento prateado que destacam os refletores horizontais. Ao centro e na área inferior, ele possui pequenas aletas verticais no difusor de ar.
Além da atualização da filosofia de design Sensuous Sportiness, o interior do sedã grande da marca passa a trazer um painel inteiramente novo em relação ao antigo Sonata. Ele traz duas telas lado a lado, cada uma de 12,3 polegadas, para o quadro de instrumentos e a central multimídia. No lado esquerdo, ele possui uma pequena área com um botão para controle da iluminação. Mais horizontal, o painel recebe um design de dois andares. A parte superior tem um acabamento em preto e a parte central tem um degrau e um acabamento que imita madeira nas versões civis. Abaixo desse acabamento está uma nova faixa que corta praticamente todo o painel e camufla as saídas de ar-condicionado, com as quatro tradicionais saídas (duas centrais e cada uma nas extremidades).
Abaixo das saídas centrais, o Sonata ganha controle do sistema de ar-condicionado e alguns outros controles por meio de botões físicos. O volante possui um novo desenho, de três raios e de controles multifuncionais. Ele ainda possui as duas hastes na coluna de direção e o câmbio fica em uma nova haste na coluna de direção, mais inferior (é possível ver a alavanca atrás do volante), chamada de Shift-by-Wire. Com o console central sem o câmbio, a Hyundai adicionou espaços para recarga por indução para smartphones, o freio de estacionamento elétrico e dois porta-copos. Os painéis das portas não mudaram muito, ganhando apenas alguns detalhes. A Hyundai também confirma que ele traz um novo Head-Up Display (HUD).
Ainda internamente, a Hyundai confirma que o Sonata traz melhorias em termos de isolamento acústico “para uma melhor experiência do passageiro com combinações de cores interiores de bom gosto para realçar a sensação de esportividade e caráter premium simultaneamente”. No caso da versão N-Line, a Hyundai adiciona um design diferente principalmente na dianteira do sedã. Ele passa a ser vendido com um novo para-choque, que ganha uma grade dianteira maior e com uma nova grelha que mescla entradas de ar octogonais e retangulares.
A grade ainda possui o logotipo N-Line no lado esquerdo, sendo que a parte superior da grade traz um acabamento em preto brilhante que se conecta com os faróis principais e o acabamento de entrada de ar das extremidades. As laterais da grade ainda tem um acabamento prateado em ‘L’. O para-choque dianteiro ainda ganha um novo acabamento em preto brilhante e retangular nos extremos inferiores. De perfil, o N-Line ganha rodas de desenho mais esportivo de 19 polegadas. O teto é pintado em preto e a traseira ganha um acabamento todo preto que une a barra superior e inferior das lanternas.
O para-choque ganha quatro saídas de escape e um acabamento prateado que fica mais em evidência. Por fim, ele ganha uma nova opção de cor: o Aero Matte Silver. Internamente, o N-Line adiciona um controle que muda alguns modos do sedã como o Active Sound Design, Launch Control, N Powershift e Rev Matching. Mecanicamente, nada muda para o Sonata. Ele continua a ser vendido com motores 2.5 16v a gasolina que desenvolve 190cv de potência, com torque de 24,6kgfm, acoplado a um câmbio automático de 8 marchas e a opção de tração dianteira ou AWD. Além dessa opção, ela deve ser oferecida com o motor 2.5 Turbo que desenvolve 290cv de potência com torque de 42,9kgfm, com câmbio automático de dupla embreagem de 8 marchas.
Uma das novidades é que essa mecânica 2.5 Turbo de 290cv pode ser equipado com uma tração integral AWD. Ele ainda é equipado com um motor 2.0 Hybrid (HEV) formado pelo motor 2.0 16v a gasolina que desenvolve 152cv de potência e 19,7kgfm de torque junto de um motor elétrico de 51cv. Juntos, eles desenvolvem 195cv de potência combinada e promete um consumo de 21,2km/l na cidade e 22,9km/l na estrada, tendo 22,1km/l de consumo combinado. O híbrido ainda ganha melhorias como paddle-shift e um modo de frenagem regenerativa para aumentar ainda mais a eficiência de combustível.
De série, as novidades ficam por conta de um sistema de som Bose Premium aprimorado com 12 alto-falantes CenterPoint. O Sonata 2024 ainda ganha atualizações de software Over-The-Air (OTA) e vem com uma nova Digital Key 2 que pode ser conectada a smartphones e smartwatches com sistemas operacionais iOS e Android. Em termos de segurança, destaque para assistente de colisão frontal, assistente de colisão em pontos cegos, controle de cruzeiro inteligente com Stop & Go e assistência para direção em rodovias e Remote Smart Parking Assist atualizado. A Hyundai trouxe um sistema atualizado da proteção contra colisões laterais e “o melhor desempenho de frenagem e distância de frenagem da categoria”.
Fotos: Hyundai / divulgação
Comentários
Postar um comentário